Biografia De Lana Del Rey

Nascida em New York, em 21 de junho de 1986, a cantora, modelo e compositora Lana Del Rey, cujo nome de batismo é Elizabeth Woolridge Grant, é mais um fruto da fama através de vídeos postados na internet. O nome artístico da cantora não é um simples acaso e sim uma combinação de outros dois nomes, o da atriz Lana Turner e do carro Ford Del Rey.

O vídeo que fez com que Lana Del Rey se tornasse conhecido foi postado no VEVO e se chama “Vídeo Games”. Depois ela postou mais um, o “Born to Die”, e não demorou muito para que ambas músicas virassem sucesso em vários países, sendo vendidas através da iTunes Store.

Biografia De Lana Del Rey

Biografia De Lana Del Rey

Além do vídeo na internet, Lana Del Rey, antes de entrar em estúdio já tinha feito uma experiência com o lançamento de um EP intitulado “Kill Kill”. Mas, essa produção foi assinada com o nome de Lizzy Grant.

Foi só em janeiro de 2012 que Lana Del Rey entrou em estúdio para gravar o seu primeiro CD. O álbum saiu pela gravadora Interscope Records e Stranger Records. O nome do trabalho é “Born to Die”. Com CD tinha somente 7 músicas, duas delas eram promocionais.

No último bimestre do ano, o CD foi relançado com um outro título “Born to Die – The Paradise Edition”. Somada as vendas dos dois trabalhos, a cantora vendeu mais de 2,9 milhões de cópias. O álbum entrou na classifica como o quarto mais vendido daquele ano.

Imagem de Amostra do You Tube

As Comparações Não Faltam

Lana Del Rey recebeu críticas positivas a respeito da sua música, entra elas, uma comparação com a filha de Frank Sinatra, Nancy Sinatra, mas ela já declarou outros nomes como suas referências musicais.

Todas as canções que Lana Del Rey gravou até agora são coescritas por ela.

O sucesso como cantora rendeu para ela uma oportunidade como modelo, ela foi contratada pela “Next Model Management”, além de ter sido garota propaganda das marcas Jaguar de automóveis e  a loja de roupas sueca H&M.

Em 2012, graças as nomeações que recebeu pelo CD “Born to Die”, ela ficou entre os 50 melhores álbuns daquele ano na classificação divulgada por várias revistas e jornais. E no mesmo ano ela tornou-se uma das celebridades mais procuradas no Google. Chegando a somar 722.000.000 buscas, passando na frente de nomes consolidados como Adele, Rihanna e Lady Gaga.

Um Pouco Mais Sobre o Início Da Carreira De Lana Del Rey

Lana Del Rey passou toda infância na cidade Lake Placid e só partiu para New York, em 1986, quando entrou para a Universidade de Fordham. A cantora, que até então não pensava na carreira artística, escolheu a Metafísica, um dos ramos da Filosofia para se dedicar.

Lana Del Rey não era completamente alheia a vida artística, ela sabia tocar guitarra, tinha aprendido com o tio. E quando iniciou a faculdade, descobriu que poderia fazer shows pela cidade, e fez em vários clubes, como por exemplo no Sparkle Jump Rose Queen ou The Phenomena, entre outros.

Porém, não foi nos Estados Unidos que Lana Del Rey surgiu, até então, ela usa o nome de Lizz Grant, mas resolveu mudar-se para Londres. Na cidade, ela passou a procurar as gravadoras e não faltou porta na cara. A cantora recebeu somente “não”.

Lana Del Rey também revelou que a sua ideia inicial era fazer parte de uma banda, mas o seu representante achou melhor que ela fizesse carreira solo.

Um Pouco Mais Sobre o Início Da Carreira De Lana Del Rey

Um Pouco Mais Sobre o Início Da Carreira De Lana Del Rey

Apesar de nunca ter admitido que tenha se inspirado na cantora Nancy Sinatra, ela admite que se faz um pouco de personagem “Nancy Sinatra gangster”, por causa dos cabelos longos, os lábios são muito marcados com batom e ela faz um estilo de Hollywood da época dos anos 60.

O produtor de Lana Del Rey é David Kahne, que assinou álbuns de Regina Spektor, Kelly Clarkson e Paul McCarteney. Ela considera a cantora uma excelente compositora e que tem uma grande voz.

Uma curiosidade sobre o nome artístico que a cantora adotou, é que se passaram 5 anos para que ela  o encontrasse e isso foi feito com a ajuda de um grupo de advogados e de seus representantes.

Um outro álbum gravado pela cantora foi “Lana Del Ray A.K.A Lizzy Grant” cujo produtor era David Kahne. As cópias foram vendidas rapidamente, mas depois foram retiradas das lojas porque a pequena produtora perdeu os direitos de vendê-las.

No ano de 2010, ao lado de Ray Davies, Klaus Voormann e Juliette Lewis, a cantora Lana Del Rey gravou uma sessão do MTV Unplugged em Berlim. O show foi transmitido ao vivo pela televisão e foi ainda produzido um CD e DVD, que chegou as lojas no final de 2010.

Imagem de Amostra do You Tube

Uma das características da artista é colocar nos seus vídeos uma atmosfera nostálgica, usando temas e personalidades americanas, como Frank Sinatra ou a ilha Coney Island, entre outros.

Se para uns a cantora exagera um pouco no “personagem”, para outros isso tem um significado positivo, de dedicação, disse por exemplo, o editor sênior da revista “In Touch Weekly”, Noah Levy. Ele afirmou que não se pode considerar a artista “toda falsa” e sim “alguém preocupado com a arte”.

Falando em estilo, já tínhamos comentado que ela não diz ter buscado inspiração em Nancy Sinatra, apesar de ser comparada com a artista, mas sitou outros nomes, veja quais são: Kurt Cobain, Leonard Cohen, Allen Ginsberg, Elvis Presley, Nina Simone, Bob Dylan, Leonard Cohen, Britney Spears, Nina Simone, Nirvana, Green Day, The Beach Boys e Antony and the Johnsons.

Lana Del Rey também busca inspiração em filmes para os seus vídeos e suas composições, os seus preferidos são: The Godfather I e II e Beleza Americana. Na poesia ela encontra inspiração em Ginsberg Alan e Walt Whitman. Outra fonte para a cantora é o livro “Lolita” de Vladimir Nabokov. Lana Del Rey já usou uma das frases do livro em uma das suas canções “Light of my life, fire of my loins”.

A artista é tão fã dos escritores que tem uma tatuagem como os nomes “Nabokov Whitman”. E com certeza, deve ter muito fã por aí com o nome e Lana Del Rey tatuado, afinal de contas ela tem fãs no mundo todo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>