Casos De Plágio Na Música Internacional

Plágio de música é o uso ou imitação próxima da obra de outro autor. Pode acontecer plágio em dois contextos, com uma ideia musical (isto é, melodia ou motivo) ou amostragem (retirando a porção de gravação de som e reutilizando em faixas diferentes). Qualquer arte musical segue as regras de escala musical limitada por possibilidade de usar pequeno número de notas.

De acordo com a lei de direitos autorais, na ausência de confissão, músicos que acusam outros de roubarem o trabalho tem que provar a “semelhança”. Mesmo quando o pedaço da música está no domínio público e, portanto, não protegidos por direitos autorais, ainda pode ser plágio se existir copiar sem atribuição.

Tradição Popular: Plágio Na Música

A questão do plágio em música popular possui problemáticas. O notável produtor de blues, Robert Palmer, diz que “é costume, na música blues, para um cantor emprestar versos de fontes contemporâneas, tanto orais e gravadas, adicionando sua própria melodia e / ou arranjo, e chamando de música de sua própria”.

1963: The Beach Boys X Chuck Berry

Em março de 1963, The Beach Boys lançou “SURFINEUA”. Quando o single foi lançado em 1963, o registro de listados Brian Wilson como compositor único, embora a música tivesse sido publicada pela Música Arc, de Chuck Berry. Versões posteriores, começando com o melhor dos Beach Boys em 1966, tiveram Berry listado como o compositor. Com a pressão da editora Berry, Murry Wilson, concedeu direitos de autor, incluindo letras de Brian Wilson, à música Arc.

1963: The Beach Boys X Chuck Berry

1963: The Beach Boys X Chuck Berry

John Lennon X Big Sete Music Corp

Uso de John Lennon da linha de Chuck Berry na gravação 1969 de “Come Together” levou ao processo de editor de Berry, Big Sete Music Corp, Em 1973, um acordo foi alcançado pelo qual Lennon concordou em gravar três grandes canções no próximo álbum. Sete Big Music Corp novamente processou Lennon por quebra de contrato, quando no álbum de 1974, continha breve trecho da música “YAYA”, com o tribunal decidindo a favor da concessão à empresa dos EUA $ 6.795. Outro integrante dos Beatles, George Harrison, foi processado com sucesso em um terno prolongado que começou em 1971 por plagiar “Chiffons, She Is So Fine” (1963) para a melodia de “My Sweet Lord” (1970).

John Lennon X Big Sete Music Corp

John Lennon X Big Sete Music Corp

Johnny Cash: Plágio

No ano de 1971, Johnny Cash pagou ao compositor Gordon Jenkins um acordo fora dos tribunais de EUA de US$75 mil por plagiar liberalmente a canção Jenkins, de 1953, do “Crescent City Blues”, por Cash single gravado em 1955.

Plágios Da Música: Led Zeppelin

No Led Zeppelin II (1969), partes da canção “Bring It On Home” foram copiadas de Boy Williamson’s, gravação de 1963, escrita por Willie Dixon. Dentro do mesmo álbum, outra incluiu adaptação de Wolf Howlin’s em “Killing Floor”. Em 1972, o braço editorial da Chess Records trouxe processo contra o Led Zeppelin por violação de direitos autorais sobre “Bring It On Home”. O caso foi resolvido fora do tribunal por uma quantia não revelada.

A Canção do Led Zeppelin “Whole Lotta Love”, traz parte da letra que contida derivada da música de Willie Dixon, em 1962, “You Need Love”. Mais tarde, prensagens de Led Zeppelin II trouxeram o crédito a Dixon como roteirista. Led Zeppelin também pagou acordo à editora de Ritchie Valens na música “Oh! My Head”.

Canção do Led Zeppelin “Dazed and Confused” foi derivada de canção escrita em 1967 por Holmes Jake. A que canção foi gravada de mesma maneira quando Jimmy Page ainda estava no The Yardbirds. Em junho de 2010, Holmes entrou com um processo contra o guitarrista de violação de direitos autorais em um Tribunal Distrital dos Estados Unidos, alegando cópia consciente do seu trabalho. O caso foi encerrado em janeiro de 2012, com canção concedida para Jimmy Page com inspiração em Jake Holmes.

Lewis Vs. Parker: Ghostbusters!

No Outono de 1984 e ao longo de 1985, Huey Lewis processou Ray Parker Jr. , por plágio , alegando que Parker roubou a melodia da canção do “Caça-Fantasmas” (o tema do filme de mesmo nome), da música de Lewis, escrita em 1983 “I WANT A NEW DROUG”. Lewis desistiu do processo depois que as duas partes resolveram fora dos tribunais em 1995. Lewis tinha sido abordado para compor o tema principal para o “Ghostbusters”, mas tinha declinado devido a seu trabalho na trilha sonora no “De Volta para o Futuro”. Foi noticiado em 2001 que Lewis teria violado um acordo de não mencionar o fato original.

David Blayney X Zz Top

David Blayney, que estava com a banda por 15 anos, escreveu a maior parte do material sobre o ZZ Top no álbum “Eliminator”. Apesar dos desmentidos contínuos da banda, instalou-se uma batalha legal de cinco anos com Hudson que começou no ano de 1986, pagando-lhe 600.000 dólares depois que provou ter realizado os direitos autorais da música “Thug”, que apareceu no “Eliminator”.

Rolling Stones Na Lista

Em 2000, um Tribunal de Apelações dos EUA decidiu contra os Rolling Stones, determinando que duas músicas gravadas pelo grupo, “Love in Vain” e “Stop Breaking Down” não eram de domínio público.

Acquaviva X Madonna

Em 2005, Bela Salvatore Acquaviva ganhou julgamento contra Madonna, alegando que seu hit de 1998 “FROZEN” havia sido retirado de sua canção feita no início de 1980, “Ma Vie Fout Le Camp”. O juiz recusou a atribuição danos, mas fez ordenar a retirada de todos os discos restantes para venda e barrou a música na TV e rádio belga.

Satriani X Coldplay

Em 04 de dezembro de 2008 o guitarrista Joe Satriani entrou com uma violação de direitos autorais em Los Angeles contra o Coldplay , dizendo que a canção “Viva La Vida inclui substanciais porções originais da canção de Satriani “IF I Could Fly”, de seu álbum de 2004 , Is There Love in Space”? Em 14 de setembro de 2009, o caso foi julgado improcedente pelo Tribunal Distrital Central da Califórnia, com ambas as partes concordando com acordo fora dos tribunais.

Outros Casos De Plágios Conhecidos No Mundo Da Música

No início de 2007, Timbaland teve acusação de ter plagiado vários elementos (ambos os motivos e amostras) na canção no álbum de 2006 solto por Nelly Furtado sem dar crédito ou compensação. Ação movida por Tommy Dunbar e James Gangwer alegou que Avril Lavigne roubou sua canção “I Wanna Be Your Boyfriend” e retrabalhou em seu best-seller “Friend”. O caso foi resolvido por uma quantia não revelada em janeiro de 2008.

Em 1993, o Mortal processou Nirvana alegando que o riff de guitarra da canção “Come as You Are” foi copiada da canção “Eighties”. O processo foi abandonado após a morte repentina vocalista Kurt Cobain.

Artigo escrito por Renato Duarte Plantier

http://www.youtube.com/watch?v=hny1FGaEUPk
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *