Principais Cantores Do Paraguai

O Paraguai é um dos países vizinhos do Brasil, mas ás vezes é curioso como não sabemos quase nada da cultura desse país. Por isso vamos falar um pouco sobre os principais cantores do Paraguai. Se você sempre teve curiosidade para saber quem são os artistas de destaque do país que faz fronteira com o Brasil embarque nesse artigo.

O gosto dos paraguaios é bastante diversificado e além de artistas nacionais de grande destaque o país também gosta de músicas brasileiras, argentinas e de outros países. O Paraguai tem um povo muito alegre que valoriza bastante a música e talvez alguns desses cantores sejam seus conhecidos.

Principais Cantores Do Paraguai

Principais Cantores Do Paraguai

Os Principais Cantores Do Paraguai

Luis Alberto Del Paraná

O cantor e guitarrista paraguaio Luis Alberto del Paraná nasceu em 1926 e faleceu em 1974. O grande sucesso desse artista se deu nas décadas de 50, 60 e 70 em que ele percorreu o mundo com o seu grupo conhecido como Los Paraguayos.

Luis Alberto Del Paraná

Luis Alberto Del Paraná

Um dos motivos para que Luis Alberto del Paraná tenha entrado para a história do nosso país vizinho é que ele ajudou a divulgar a música da sua terra. Para se ter uma ideia até hoje ele é o músico do Paraguai que mais vendeu álbuns.

Desde muito cedo Luis Alberto del Paraná tinha muito claro que estava destinado a ser um músico. Com 18 anos de idade ele já se apresentava num teatro no Paraguai ao lado de outros artistas e chamava a atenção. O sucesso levou Luis Alberto para muitos países do mundo, ele era bastante popular na América Central e também no México.

Junto com Digno García e Barboza Agustin o cantor fundou a banda “Los Paraguayos Threesome” e recebeu do Governo do Paraguai 3.200 dólares (para cada membro da banda) para difundir a música do país pelo mundo. O Governo chamou essa iniciativa de “missão oficial Cultural”.

Confira algumas músicas do cantor em http://letras.mus.br/luis-alberto-del-parana/.

Fábio

O cantor Juan Senon Rolón nasceu em 09 de fevereiro de 1946 e se tornou conhecido como Fábio. Um cantor do Paraguai que se naturalizou brasileiro e escolheu nosso país para morar. A carreira de Fábio começou aos 16 anos, no ano de 1966, na participação no programa Alegria dos bairros da Rede Record.

Nessa época o seu nome artístico era ‘Juanito’, o nome Fábio foi uma sugestão de Carlos Imperial no ano seguinte. Fábio conheceu Tim Maia nessa mesma época e este último apresentou ao cantor paraguaio a soul music. O cantor que estava acostumado com as canções do seu país e o estilo do iê-iê-iê ficou bastante impressionado com um estilo de Tim Maia.

A primeira música que Fábio lançou foi “Lindo Sonho Delirante”, uma composição de Carlos Imperial. Essa canção foi gravada junto com a banda The Fevers e tinha inspiração em “Lucy in the Sky with Diamonds”. Uma música que causou polêmica porque fazia alusão direta ao LDS e na capa do compacto as três letras ganharam destaque. Nesse mesmo compacto Fábio interpretou “Reloginho”.

Porém, a música que levou Fábio para o topo das paradas foi mesmo Stella gravada no ano de 1969. O cantor chegou a compor algumas músicas com Tim Mais e durante os seus anos na música gravou 23 discos e conquistou vários prêmios importantes.

Ficou conhecido também pode gravar vinhetas para a Rádio Globo do Rio de Janeiro. Provavelmente você já ouviu as vinhetas com o nome da emissora dito com eco e precedido por assovio. Fábio também gravou vinhetas para times de futebol, todas essas vinhetas ainda são usadas.

No ano de 2007 o cantor nascido no Paraguai e radicado no Brasil publicou o livro “Até Parece Que Foi Sonho – Meus 30 anos de Amizade e Trabalho com Tim Maia”. Atualmente, Fábio mora na cidade do Rio de Janeiro.

Quer conhecer melhor as músicas do cantor Fábio? Acesse http://www.lastfm.com.br/music/F%C3%A1bio.

http://www.youtube.com/watch?v=DLxeo7IJjlE

Perla

Perla é o nome artístico de Ermelinda Pedroso Rodríguez D’Almeida que nasceu em 1952. A grande diva do Paraguai nasceu e foi criada nesse país e ainda jovem se mudou para o Brasil buscando por melhores oportunidades. Na década de 70 Perla se destacou no mundo da música com a canção Fernando que era uma versão em português de uma música do grupo Abba.

No decorrer de sua carreira Perla vendeu mais de 15 milhões de álbuns, foi premiada com mais de 11 discos de ouro, 2 de platina, 1 de platina duplo e muitas outras premiações.  O talento musical de Perla vem de família, ela fez parte do grupo “Las Maravillas del Paraguay” com o seu pai e irmãos.

No começo dos anos 70 a cantora deixou o grupo familiar e se mudou para o Brasil devido a uma relação amorosa. Na década de 70 Perla fez várias apresentações em casa noturnas e tinha um repertório composto em geral de versões de canções de sucesso. O sucesso da carreira musical chegou em meados dos anos 70.

Perla se consagrou como uma cantora popular, dentro os estilos de músicas que fazem parte do seu repertório podemos destacar boleros, pop e romântico. O grupo Abba rendeu muitas versões para Perla, o grande sucesso Fernando é uma versão de uma música desse grupo.

A cantora paraguaio-brasileira fez versões também para canções italianas e norte-americanas. Durante as décadas de 80 e 90 fez bastante sucesso, se apresentando em shows e programas de TV. Gravou vários discos de forma independente financiados com a ajuda do seu fã-clube.

Dessa fase o destaque é para a canção “Pequenina”, versão de Chiquitita. No ano de 1999 Perla lançou o CD “Especialmente para você”. No ano de 2002 foi a vez do álbum “Perla canta ABBA e outros hits” feito com uma compilação de sucessos da carreira da cantora.

Uma curiosidade é que Perla é até hoje considerada uma grande diva pelo público gay. O lançamento de seu último CD em 2002 se deu na boate gay Le Boy que fica em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Para conferir alguns dos grandes sucessos de Perla acesse http://www.kboing.com.br/perla/.

Esses são os três cantores paraguaios de mais destaque na música do Paraguai e também que levaram a sua música para outras partes do mundo. Músicos vem diversificados que até fazem sucesso no Paraguai e em outros países.

http://www.youtube.com/watch?v=vHp4aiirXD8

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *