Tony Bennett: Ícone Pop e Do Jazz

Sob o nome artístico de Tony Bennett, Anthony Dominick Benedetto, nascido em 03 de agosto de 1926 se tornou um dos principais cantores de jazz e música pop. Considerado como um dos principais nomes do jazz Tony também é um pintor de talento. O trabalho de pintura de Bennett estão expostos em diversas instituições de arte sob o nome de Anthony Benedetto.

Um dos principais marcos da carreira de Bennett é ser o fundador do Sinatra School of the Arts Frank em Nova York. Um músico e pintor que conquistou um lugar de destaque e que fez do seu nome uma lenda.

Tony Bennett: Ícone Pop e Do Jazz

Tony Bennett: Ícone Pop e Do Jazz

O Começo Da Carreira De Tony Bennett

Bennett foi criado na cidade de Nova York e foi lá que começou a cantar ainda muito jovem. Em paralelo a música Bennett foi soldado de infantaria do Exército dos Estados Unidos no final da Segunda Guerra Mundial. Depois desse período como combatente Tony assinou um contrato com a Columbia Records e trabalhou para aprimorar a sua técnica vocal.

http://www.youtube.com/watch?v=X9l_spPvZwo

A primeira canção de Bennett a emplacar foi “Because of You “, em 1951. Depois disso o cantor conseguiu diversos top hits como “Rags to Riches”. Nessa fase Bennet percebeu que poderia refinar ainda mais a sua música e então começou a colocar algumas abordagens de jazz no meio das suas canções.

O Começo Da Carreira De Tony Bennett

O Começo Da Carreira De Tony Bennett

O Auge

No final da década de 1950 Tony Bennett chegou ao grande auge da sua carreira com álbuns de grande sucesso como The Beat of My Heart e Basie Swings. Foi no ano de 1962 que Bennet gravou o maior sucesso de sua carreira “I Left my Heart in San Francisco”. Nos anos seguintes Bennett conquistou dois prêmios Grammy.

A Desaceleração Do Sucesso

Com o começo da era do rock foi perdendo espaço no mercado musical e deixou de estar no topo. Após perder bastante popularidade o cantor até tentou um retorno no final dos anos 1980 e começo dos anos 1990 lançando novamente alguns álbuns que tinham sido grandes sucessos bem como tentou aumentar a sua audiência gravando com o MTV Generation, porém, sem perder o seu estilo musical.

Mesmo sem fazer tanto sucesso quanto no seu auge Bennett é um cantor reconhecido no mundo todo por seu trabalho e que ainda é muito elogiado pela crítica. No total Tony recebeu 17 prêmios Grammy em sua carreira e dois Emmy Awards. O artista já vendeu mais de 50 milhões de discos no mundo todo. Em 2010 Bennett participou do grupo de artistas que regravou a música We are the World, na versão Haiti.

Anos 90 – Um Público Inesperado

Nos anos 90 Tony Bennett continuava o mesmo em suas apresentações, mas acabou conquistando um público inesperado, mais jovem. O cantor continuava com o seu visual formal e jeito de cantar. A mudança foi mesmo nos programas de TV que Tony passou a se apresentar.

Um dos primeiros programas em que o artista de apresentou nessa nova fase da carreira foi o Late Night with David Letterman. Um programa que conta com uma audiência mais jovem. Depois disso Tony fez aparições em outros programas do mesmo estilo como o Late Night with Conan O’Brien , The Simpsons , Muppets e diversas participações em programas da MTV.

No ano de 1993 Tony Bennett fez vários shows beneficentes em que boa parte do público era jovem. Foi nesse momento que Tony percebeu que tudo o que era diferente se destacava entre os jovens. Para esse público as suas músicas eram uma novidade porque eles nunca haviam escutado.

Novos Álbuns

Nessa fase de conquista de um público mais jovem Tony Bennett continuou a gravar e no ano de 1990 lançou “Astoria: Portrait of the Artist”. Logo na sequência vieram álbuns temáticos como a homenagem feita a Sinatra em Perfectly Frank de 1992 e a Fred Astaire Steppin ‘Out de 1993.

Os dois álbuns de homenagem receberam o status de disco de douro e Bennett ganhou Grammys de Melhor Performance Vocal Pop Tradicional. Com esse trabalho Bennett foi consagrado como um dos maiores nomes da música popular norte-americana.

MTV Unplugged

Tony Bennett provou que mesmo sendo um veterano ainda tinha muito a falar para o público mais jovem. As suas aparições em programas da MTV deixaram isso ainda mais claro. Com o passar do tempo passou a ser comum ver Bennett nos programas da casa assim como artistas como Red Hot Chili Peppers, por exemplo.

O auge desse novo sucesso entre os jovens se deu no MTV Unplugged, um show acústico que Bennett fez em parceria com o canal musical. O show atraiu um público considerável e o álbum resultante desse show chegou a álbum de platina além de render o prêmio Grammy de Melhor Performance Pop Vocal. Bennett ainda levou o Grammy de Álbum do Ano.

Tony Bennett No Brasil

Até outubro de 2009, Tony Bennett, havia feito apenas uma visita profissional ao Brasil. Nessa segunda visita o cantor se apresentou nas cidades de Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

Tony Bennett – Anos 2000

Na década de 1990 Tony Bennett demonstrou que ainda tinha muito para fazer pela música e chegou no ano de 1999 com seus ativos valendo entre 15 e 20 milhões de dólares. Na primeira década dos anos 2000 o músico manteve um ritmo de 100 a 200 shows por ano sempre enfatizando como não deseja se aposentar.

Em 2006 Tony Bennett completou 80 anos de idade ainda em pleno vigor e ano de 2011 apareceu na TV para fazer críticas ao governo norte-americano alegando que as suas ações de alguma forma foram as responsáveis pelo atentado de 11 de setembro. Em setembro de 2001 Tony lançou o seu primeiro álbum de colaborações com duetos para comemorar o seu aniversário de 85 anos.

No ano de 2012 Bennett lançou o álbum Viva Duets com vários artistas e manifestou o seu desejo de que as drogas fossem legalizadas como uma forma de protestar contra a morte prematura da cantora Amy Winehouse. Um artista que mesmo com mais de 80 anos mostra que ainda tem muito fôlego para prosseguir com a sua carreira. Quem ainda não conhece a música de Bennett não pode deixar de ouvir os seus álbuns.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *