Maiores Ídolos Da Música Gospel

A música gospel, que significa “evangelho” em uma tradução literal, é um gênero musical composto e produzido para que pudesse expressar esta crença individual ou mesmo comunitária cristã.

Assim como outros gêneros de música cristã a criação, a performance e até mesmo as influências bem como a definição de cultura gospel varia conforme a cultura e também o contexto social. Estas músicas são escritas e executadas por muitos motivos, que vão desde o prazer estético, com um motivo mais religioso e também cerimonial ou mesmo como um produto de entretenimento para o mercado comercial. Apesar disto um tema de música gospel é o louvor, a adoração e a graça a Deus, Cristo ou o Espírito Santo.

Maiores Ídolos Da Música Gospel

Maiores Ídolos Da Música Gospel

A História Da Música Gospel

Ainda que possamos citar a “Música Gospel” abrangendo um campo da música muito vasto, seus estilos, apesar de existirem em nomes variados possuem todos uma essência e raiz. A música cristã negra dos Estados Unidos. Este que talvez seja um dos estilos mais velhos de música negra que realmente tenha se aproximado do Gospel, foi o chamado Negro Spirituals que é mais conhecida como as canções harmoniosas dos Espirituais dos Negros.

A História Da Música Gospel

A História Da Música Gospel

O grande foco desta breve história é a música que teria fluido da igreja Afro americana inspirando diversos corais modernos, artistas do mercado e ainda o atual Gospel contemporâneo, além de diversos outros estilos musicais do gênero que é alimentado pela gigantesca indústria de música bilionária nos Estados Unidos. Foi então que a música Gospel pulou do seu berço humilde e cristão atravessando as muralhas da igreja para um mercado que seja bem diferenciado do mundo atual. O gospel então continua a crescer. De acordo com a revista norte americana entre os anos de 2003 e 2008 mais de sete gravadoras criaram divisões especiais exclusivamente para lidar com artistas de música Gospel, as estatísticas desta publicação ainda indicaram que os selos independentes cresceram mais de 50% e o rendimento das vendas somente de música Gospel chegou a triplicar de 180 milhões de dólares para 500 milhões em 10 anos.

Imagem de Amostra do You Tube

Origens Da Música Gospel

Thomas A. Dorsey foi o grande compositor de sucesso criando a música mais que tradicional There Will Be Peace in the Valley, que é considerado por muitas pessoas como o Pai da Música Gospel. No começo de sua carreira ele era um importante pianista de Blues conhecido por Georgia Tom. Ele então passou a escrever Gospel depois que escutou Charles A. Tindley (1851-1933) em uma convenção de músicos na Filadélfia e depois teria abandonado as letras mais agressivas de outras canções porém não abandonando o ritmo de jazz das músicas tão semelhantes aos de Tindley. A igreja porém não teria gostado do estilo e não achou que seria algo apropriado para o santuário nesta época.

Imagem de Amostra do You Tube

Elvis Presley e o Gospel

Sem dúvida alguma Elvis Presley foi um dos maiores divulgadores deste gênero musical durante todo o século 20. Elvis adorava este tio de música, tanto quanto outros ritmos como por exemplo rock, blues, R&B, country e música erudita.

Desde os anos 50 ela já começava a incorporar em seus álbuns e canções algumas das influências deste gênero típico americano. Como exemplo podemos citar o seu acompanhamento vocal realizado no grupo gospel “The Jordanaires” entre vários outros grupos que realizou participações por gostar muito destas músicas.

Elvis lançou quatro álbuns gospel, Peace In The Valley em 1957, His Hand in Mine em 1960, HowGreatThouArt em 1967 este último que foi considerado praticamente um divisor de águas para a sua carreira. Para que se tenha uma noção do que Elvis representou para o Gospel no mundo, ele ganhou três Grammys por suas interpretações de gospel no ano de 1967, 1972 e 1974.

Apesar disto no ano de 2001 ele entrou para o hall da fama do gospel deixando para sempre marcado o seu nome neste gênero musical americano que é tão importante e influente.

Entre seus vários sucessos d ogospel estão “Peace in the Valley”, “Crying in theChapel”, este segundo que foi um grande sucesso mundial de 1965. Muitas pessoas consideram que ele seria o maior intérprete desse gênero típico sulista nos Estados Unidos.

Música Gospel No Brasil

Podemos contar com um Brasil repleto de cantores gospel, e cada um possui uma voz encantadora que mexe com o íntimo de qualquer pessoa. O que prova que o trabalho de evangelizar está cada vez mais firme e encantam a todas as pessoas.

A palavra gospel é uma composição para expressar a fé dos seguidores em cristo, e toda a cultura possui um estilo musical na vida cristã e este é o gênero gospel.

O Gênero Gospel

Muitos dos músicos cantam gospel por um simples motivo comercial, outros para entretenimento mas o real motivo para muitas bandas é o louvor a Cristo. A maioria das músicas cantadas é retirada dos as salmos bíblicos.

Além de pastores e padres, muitos grupos de jovens se vem sendo criados a cada ano, o que mostra uma fortificação da fé em cristo. Muitos deles que escutam música gospel não gostam quando um amigo coloca as músicas e tira sarros já que é considerada muitas vezes como uma música cafona o que não tem sentido já que é uma música para cristo.

Alguns cantores evangélicos, outros padres com crença católica, enfim existem músicas para todos os gostos. Veja a seguir uma listagem com alguns dos cantores brasileiros apesar do que internacionalmente a música gospel também tem a sua força, conheça alguns:

  • Aline Barros
  • André Valadão
  • Comunidade de Nilópolis
  • Diante do Trono
  • Fernanda Brum
  • Fernandinho
  • Kleber Lucas
  • Oficina G3
  • Marcelo Aguiar
  • Lazaro
  • Regis Danese
  • Padre Marcelo Rossi

Em um mundo onde qualquer música é música, os cantores gospel merecem respeito e não serem ouvidos apenas nas igrejas mas sim nas rádios, no carro, e em restaurantes. A música do gênero tem o poder de acalmar o indivíduo para relaxar ou expressar bons pensamentos, e a melhor escolha sem dúvida alguma é este estilo, este que certamente toca o coração de todas as pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>