A Trajetória Do Cantor Lenine

O cantor, compositor, escritor, arranjador e letrista Lenine nasceu em Recife, no dia 2 de fevereiro de 1959. Como escritor é “dono” da cadeira de número 38 da Academia Pernambucana de Letras e como músico brasileiro, dispensa apresentações, pela sua lista enorme de sucessos.

Osvaldo Lenine Macedo Pimentel  foi criado em uma família religiosa, cujo a mãe sempre foi católica praticante, enquanto o pai lutava pelas ideias do comunismo. Por causa da influência e determinação da mãe, Lenine frequentava a missa todos os domingos e foi assim até que ele completasse 8 anos de idade. Depois dessa idade passou então a “sofrer” as influências comunistas do pai e Marx passou a ser uma leitura obrigatória para o garoto. Entre o catolicismo e as ideias do Comunismo, na casa de Lenine se ouvia muita música aos domingos.  A música era bem variada, de canção folclórica russa a canções napolitanas passando pela música Alemã e mais Chopin, Glenn Miller, Tchaikovsky, Gil Evans e só um tempo depois, entraram para o gosto musical da famílai os Tropicalistas e Hermeto Pascoal.

A Trajetória Do Cantor Lenine

A Trajetória Do Cantor Lenine

Lenine Deixa Recife Rumo Ao Rio De Janeiro

No final da década de 70 Lenine já tinha um grande interesse pela música, mas entendeu que em Recife teria pouco espaço para tentar uma carreira musical, por isso, mudou-se para o Rio de Janeiro. Chegando na cidade maravilhosa dividiu casa com outros compositores que já eram seus amigos, morando inicialmente na Urca, zona sul da cidade. Depois de um tempo mudou de endereço e ainda na zona sul foi morar em Botafogo em uma casa de vila. Porém, se tratava de um imóvel especial porque já tinha sido moradia de Sônia Braga e Macalé. Até que se transferiu para Santa Teresa.

Lenine Deixa Recife Rumo Ao Rio De Janeiro

Lenine Deixa Recife Rumo Ao Rio De Janeiro

Enquanto procurava um cantinho na cidade do Rio de Janeiro para morar, Lenine continuava compondo e a primeira cantora com fama nacional a gravar uma das suas canções foi Elba Ramalho. Ela foi a primeira de muitas, porque depois dela, as músicas de Lenine foram parar na boca de Fernanda Abreu, do grupo Rappa, da cantora Maria Rita, do cantor Milton Nascimento, da consagrada Maria Bethânia, entre outros importantes artistas da música brasileira.

Entre Cantar e Compor Lenine Ainda Encontrou Tempo Para Ser Produtor Musical

Lenine já conhecido e respeitado no meio musical brasileiro passou a produzir outros cantores, foi assim com Maria Rita, produzindo o álbum “Segundo”, com Chico César, “De uns tempos pra cá” e com Tcheka, “Lonji” e para Pedro Luís e Parede, o álbum “Ponto Enredo”.

Além de produzir discos, Lenine também fez trabalhos de direção musical na televisão, trabalhando com nomes como Jorge Furtado e Guel Arraes. Foi ele que assinou a direção musical do filme “Caramuru, a Invenção do Brasil”,que ganhou em logo depois uma versão no cinema.

E não foi só na televisão que Lenine imprimiu o seu talento, ele também foi diretor musical de uma peça chamada “Cambaio”, assinada por Adriana Falcão e João Falcão. O musical era inspirado nas canções de Edu Lobo e Chico Buarque.

Lenine também faturou prêmios como cantor, o de “Melhor álbum pop contemporâneo”, premiação do Grammy Latino para o disco “Falange Canibal”, em 2002,  e a canção “Martelo Bigorna” levou o prêmio de melhor no ano de 2009.

http://www.youtube.com/watch?v=3LbwkoEdtmU

Se Você Curte Lenine, Conheça a Discografia Completa Do Cantor:

  • Flor de Cactus (compacto) lançado em 1979.
  • Baque Solto lançado em 1983.
  • Baque da Era lançado em 1984.
  • Xarada (compacto) lançado em 1985.
  • Olho de Peixe lançado em 1994.
  • O Dia em que Faremos Contato lançado em 1997.
  • Na Pressão lançado em 1999.
  • Falange Canibal lançado em 2002.
  • Lenine em Cité lançado em 2004.
  • Acústico MTV lançado em 2006.
  • Labiata lançado em 2008.
  • Perfil (coletânea) lançado em 2009.
  • Lenine.doc Trilhas lançado em 2010.
  • Chão lançado em 2011.

Lenine também fez muitas participações em discos de outros artistas como de Carlos Malta, Gabriel O Pensador, Fernanda Abreu, Maria Bethânia, Mestre Ambrósio, Kid Abelha, Paulinho Moska, Renata Arruda, Roberta Sá, Zélica Duncan, entre outros.

Além de ter participado de álbuns especiais, como de novelas, América, Clone e Ana Raio e Zé Trovão. E mais, no disco de Drop The Debt, Djavan, Sítio do Picapau Amarelo, Jorge Amado, Luau  MTV, entre outros.

Participou ainda dos projetos, além do filme “Caramuru, a Invenção do Brasil”, do Bloco Quanta Ladeira do Recife e do Projeto 5 no Palco (uma série de shows que aconteceram no ano de 1998 e faziam parte: Lenine, Zeca Baleira, Paulinho Moska, Chico César e Marcos Suzano).

Lenine ainda lançou três DVDs e VHS: em 2004, In Cité; em 2006, Acústico MTV e em 2007, Breu.

Veja Uma Lista De Quem Já Gravou Canções De Lenine!

Badi Assad, Daúde, Ana Cristina, Daniela Mercury, Elba Ramalho, Fernanda Abreu, Edu Luke, Isabela Ladeira e Rosa Brito, João Marcelo Bôscoli, Maria Bethânia, Luiza Possi, Maria Rita, Ney Matogrosso, O Rappa, Pedro Mariano, Tânia Maya, Zé Guilherme, Quinteto Violado, Xangai, Sandy, entre outros.

As Músicas De Lenine Que Entraram Na Trilha Sonora De Novelas

  • No ano de 1990: Alpinista social na novela Lua Cheia de Amor; As voltas que o mundo dá na novela Ana Raio e Zé Trovão.
  • No ano de 1998: Dois Olhos Negros na novela Era uma vez; Hoje eu quero sair só na novela Dona Flor e Seus Dois Maridos e também na novela Chamas da Vida.
  • No ano de 1999: Paciência na novela Vila Madalena.
  • No ano de 2001: Vieste na novela Estrela Guia; Mero Detalhe na novela Filhas da Mãe; O silêncio das estrelas na novela O Clone.
  • No ano de 2005: Vida de Viajante na novela América e Do It na novela Belíssima.
  • No ano de 2006: Tudo Por Acaso na novela Pé na Jaca.
  • No ano de 2007: Não Faz Mal a Ninguém na novela Sete Pecados.
  • No ano de 2008: É o que me interessa na novela A Favorita.
  • No ano de 2009: Martelo Bigorna na novela Caminho das Índias e o Último pôr-do-sol na novela Viver a Vida.
  • No ano de 2010: Aquilo que dá no coração na novela Passione e Crença em Ti-ti-ti.
  • No ano de 2011: Candeeiro Encantado na novela Cordel Encantado.
  • No ano de 2012: O silêncio das estrelas na novela Amor Eterno Amor e em 2013, em Saramandaia, Se não for amor, eu cegue.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *