Ana Carolina

Ana Carolina Souza, nasceu em Juiz de fora, no dia nove de setembro de mil novecentos e setenta e quatro, se dedicou ao ramo musical e atualmente é uma cantora, instrumentista, compositora, empresária e produtora brasileira. Com uma voz potente, é uma cantora de grande reconhecimento no Brasil, com seu vocal grave, ela é capaz de alcançar notas agudas, o que possibilita cantar uma ampla variedade de estilos de músicas, com sua grande extensão vocal.

Carreira

Ana Carolina foi influenciada musicalmente pela sua família, a avó era cantora de rádio, e fez sucesso em sua época, seu avô cantava em igrejas, alguns tios-avôs tocavam instrumentos, como piano, violino e percussão. Sua mãe possuía um salão de beleza, e foi lá que ela teve seu primeiro palco, cantava para as clientes em brincadeiras, usando escovas, desde muito jovem a menina gostava de Caetano e outros clássicos. Ana cresceu ouvindo clássicos do MPB, como Caetano, Chico Buarque, João Bosco, Maria Bethânia. Com doze anos ela decidiu que iria se dedicar a música, começou com o violão, aprendendo sozinha. Com dezoito anos começou a se apresentar profissionalmente em bares de sua cidade natal, o seu repertório era composto tanto com clássicos e músicas que estavam fazendo sucesso na época. Foi em um apresentação num barzinho que ela conheceu duas estudantes de comunicação,  Luciana David e Keley Lopes. que gostaram da apresentação de Ana e se tornaram suas empresárias. Foi ai que ela começou a sair para fazer show em cidades vizinhas. e também começou a desenvolver suas próprias musicas, mesmo sem apresentá-las. Com o passar do tempo ela foi se tornando mais conhecida, e fazendo apresentações maiores, até que em mil novecentos e noventa e sete foi convidada a abrir a Orquestra Musical de Ray Conniff. Após isso, foi convidada para se apresentar em Roma, pelo italiano Máximo Pratesi, ele pretendia assinar um contrato com ela, mas descobriu que ela tinha diabetes, e por algum preconceito decidiu desistir do contrato.

Seu primeiro grande sucesso “Garganta” foi escrito por José Antonio Franco, um compositor gaúcho. A forma que eles se conheceram foi um tanto quanto diferente, ele havia visto uma apresentação dela em Belo Horizonte, e durante essa apresentação ele compôs a música, depois levou até seu camarim para ver se ela aprovava, após esse episódio eles se tornaram grandes amigos. Em uma de suas apresentações estava a neta de Vinicius de Moraes, a cantora entregou a ela uma fita demo, após quinze dias recebeu proposta de duas gravadoras, e foi no ano de mil novecentos e noventa e nove que começou então a produção do seu primeiro álbum. Com esse álbum intitulado Ana Carolina, ela estourou nas paradas de sucesso, duas de suas canções entraram em trilhas sonoras de novelas da Rede Globo, e seu álbum foi indicado ao Grammy Latino como “Melhor álbum pop contemporâneo”, ganhou também disco de ouro pelas duzentas e cinquenta mil cópias vendidas, e foi apontada então como grande promessa do MPB.

Em abril de dois mil ela lançou seu segundo álbum, com o nome de “Ana Rita Joana Iracema e Carolina” o nome é em homenagem as canções onde Chico Buarque criou essas mulheres. Esse ganhou disco de platina pelas trezentas mil cópias vendidas, e estourou novamente com grandes sucessos. Em dois mil e três lançou o terceiro disco, “Estampado”, desse derivou também um DVD, e um documentário dos bastidores da criação do álbum, foi nele que Ana colocou mais de si mesma, dando um toque de rock’n roll. No ano de dois mil e cinco ela decidiu reunir todos os seus maiores sucessos até então, intitulou o álbum de “perfil vol. 1” e teve grande repercussão, foi um dos álbuns mais procurados, e rendeu a ela três títulos, o de platina, platina duplo e diamante. Foi o quarto álbum mais vendido em dois mil e sete no Brasil. Após lançou um CD com Seu Jorge, cantor de grande renome brasileiro, esse também atingiu as paradas de sucesso, depois desse lançou “Dois Quartos” um álbum duplo, com dois lados, um lado Ana apresenta canções aclamadas pelo público, e ritmos mais conhecidos, no outro ela revela um lado mais criativo e ousado, as músicas apresentam letras com maior desenvolvimento, Com esse disco, Ana venceu o prêmio multishow dois mil e sete na categoria “Melhor cantora”. Um show muito importante da cantora foi o “multishow ao vivo: dois quartos” que foi indicado ao prêmio de melhor show do ano. Com dez anos de carreira lançou “N9ve” onde integralizou novos ritmos, como tango, samba, salsa e bossa nova, a cantora afirma apreciar a ideia de sempre poder inovar nas músicas e misturar ritmos. Em dois mil e dez lançou “perfil vol. 2”. Em dois mil e doze a cantora partiu para uma turnê intitulada “Ensaio de cores” que foi o nome também do seu próximo álbum e também um DVD. Nos anos seguintes Ana alçou voos maiores, em dois mil e doze dirigiu e contracenou em um videoclipe seu, esse fazia parte do álbum “#AC”, onde ela faz um dueto com seu grande ídolo Chico Buarque. Durante todos esses anos de carreira, músicas dela fizeram parte da trilha sonora de filmes e novelas brasileiras. A cantora seguiu fazendo turnês de sucesso, em dois mil e quatorze ela foi indicada ao prêmio de “melhor álbum de pop contemporâneo brasileiro” no grammy latino. Nos anos seguintes ela lançou alguns projetos importantes.


Vida Pessoal

Ana Carolina descobriu que tinha diabetes aos dezesseis anos, depois de emagrecer de forma repentina, a doença afetou bastante a cantora, que ficou muito triste com essa descoberta. Também aos dezesseis Ana assumiu-se bissexual para a mãe, a cantora diz que no começo foi um pouco difícil mas que hoje mantem uma boa relação com a mãe. Ela sofreu um acidente no ano de dois mil e um, onde sofreu uma fratura na tíbia, e um ferimento na cabeça que teve de levar trinta pontos. Desde dois mil e doze a cantora tenta ser mãe, a cantora decidiu congelar seus óvulos para talvez ser mãe futuramente, ela diz que tem esse desejo, mas não ficaria infeliz se não fosse mãe breve. A atriz está num relacionamento atualmente com a atriz Letícia Lima, a mídia aponta que estão juntas desde dois mil e quatorze.

A cantora é com certeza uma das vozes mais conhecidas do Brasil, de grande destaque nacional, agrada praticamente a todos com sua voz potente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *