Cantora Ana Carolina: Trajetória

Uma das mais importantes vozes brasileiras, Ana Carolina, nasceu em Minas Gerais, no interior, na cidade de Juiz de Fora no dia 9 de setembro de 1974. Ana Carolina Souza, nome de batismo, contou em uma das entrevistas que concedeu depois de se tornar uma artista consagrada, que o seu nascimento era provavelmente “fruto de uma traição”. O pai da cantora morreu quando ela ainda tinha somente dois meses de vida. E declaração sobre a suposta traição da sua mãe surgiu num bate-papo sobre a música “Traição”.

Ana Carolina tem dois irmãos, a mais velha se chama Selma tem 14 anos a mais e o irmão, também mais velho.

A música entrou na vida de Ana Carolina através da família, seu avós e tios avós faziam apresentações tocando violino, percussão e piano. A avó era cantora de rádio de sucesso e o avô cantava na igreja.

Cantora Ana Carolina: Trajetória

Cantora Ana Carolina: Trajetória

Entre as suas declarações indiscretas sobre a vida privada, Ana Carolina também contou que a sua avó teria tido uma relação passageira com Luiz Gonzaga. A cantora não soube dizer se o caso aconteceu antes ou depois dela se casar com o seu avô.

Em Juiz de Fora, Ana Carolina vivia com a mãe que era dona de um salão de cabeleireiro e ela aproveitava o espaço para “brincar de cantar”. O seu microfone era a escova e um dos seus cantores preferidos era Caetano Veloso.

Ana Carolina estou no Instituto Granbery da Igreja Metodista e já aos 12 de idade tocava violão. Instrumento que aprendeu a tocar sozinho, “de ouvido”, como se diz por aí. Ela adorava ouvir e tocar as canções de João Bosco.

Com 16 anos, Ana Carolina emagreceu 6 quilos de repente começou a passar muito mal e teve que ser internada. Foi então,que ela descobriu que tinha diabetes. Foi um momento muito difícil na vida da cantora, que contou que saber das restrições que a doença impõe a deixou muito mal.

A vida seguiu e da vida pessoal de Ana Carolina se sabe muito pouco, ela consegue mantê-la longe dos holofotes. A cantora sempre declarou ser bissexual e considerar normal o seu desejo de se relacionar com homens ou mulheres. Mas, poucas vezes a cantora foi fotografada com alguém.

Falando do seu gosto musical, dos cantores brasileiros os seus preferidos são: João Bosco, Chico Buarque e Maria Bethânia.

A Carreira Da Cantora Ana Carolina

Ana Carolina tinha somente 18 anos quando começou a se apresentar em barzinhos da cidade onde nasceu e morava, Juiz de Fora. No repertório, clássicos da MPB, como canções de Ary Barroso e Tom Jobim. A cantora sempre declarou que cantar na noite serviu como aprendizado para a sua carreira logo a seguir.

Foi em um barzinho de Juiz de Fora, que Ana Carolina conheceu Keley Lopes e Luciana David, as estudantes de comunicação adoraram a cantora e fizeram a proposta de se tornarem suas empresárias.  Elas foram atrás de bares em outras cidades para que Ana Carolina pudesse fazer mais apresentações.

A Carreira Da Cantora Ana Carolina

A Carreira Da Cantora Ana Carolina

Com tantas apresentações na noite e em outras cidades, o nome Ana Carolina ficou mais conhecido e convites mais importantes começaram a surgir, o primeiro deles, em 1997, para abrir o show do concerto da Orquestra Internacional de Ray Conniff. Em seguida, ela foi uma das convidadas do cantor italiano Máximo Pratesi para fazer uma apresentação em Roma.

A viagem à Roma renderia um contrato com Pratesi, mas o mesmo foi cancelado quando o cantor italiano descobriu que Ana Carolina era diabética.

Um grande passo para a cantora mineira se tornar conhecida no Brasil, aconteceu em uma das suas apresentações em Belo Horizonte. Depois de terminar o show, José Antônio Franco Villeroy foi ao camarim e mostrou para Ana uma canção que fez para ela cantar – Garganta. Desse dia em diante começou uma grande parceria.

O Primeiro Album Intitulado “Ana Carolina”

Já fazendo apresentações na cidade do Rio de Janeiro, Ana Carolina durante um show no Mistura Fina, na Zona Sul da cidade, descobriu que Luciana, a neta de Vinicius de Moraes estava entre o público. A cantora aproveitou a oportunidade para deixar com Luciana uma fita demo. E foi desse episódio que a carreira de Ana Carolina ganhou mais força.  Em menos de 20 dias depois de entregar a fita demo para Luciana, a cantora foi procurada por duas gravadoras e acabou assinando contrato com uma delas, a BMG. Foi então, que Ana se mudou para o Rio para iniciar a produção do primeiro álbum.

Melhor ainda, que duas músicas de Ana Carolina foram parar na trilha sonora de novelas globais:  Andando nas Nuvens e Garganta.

Esse álbum rendeu indicação para o prêmio Grammy Latino no mesmo ano em que foi lançado. O mesmo que fez com que a cantora vendesse 250 mil cópias e ainda foi comparada a Cássia Eller e considerada uma promessa da MPB do Brasil.

O Segundo Álbum De Ana Carolina: Mais De 300 Mil Cópias Vendidas

No mesmo ano que foi lançado o primeiro álbum, chegou às lojas o segundo – “Ana Rita Joana Iracema e Carolina”. O disco tinha 11 letras de autoria da cantora e ela também usou no nome das mulheres cantadas por Chico Buarque para dar título ao álbum.

Logo nas primeiras semanas, o segundo disco de Ana Carolina vendeu 100 mil cópias e chegou na classificação como mais vendido em São Paulo e no Rio de Janeiro. As vendas ultrapassaram as 300 mil cópias e a cantora faturou o disco de ouro. A música que fez mais sucesso foi a versão de uma canção italiana dos anos 90, que Ana criou em parceria com Dudu Falcão – “Quem de Nós Dois”, que fez parte de trilha sonora da novela “Um Anjo Caiu do Céu”.

A prima turnê de Ana Carolina foi adiada por conta de um acidente de trânsito, em maio de 2001. Ela saiu da casa do também cantor Paulinho Moska no Leblon e seguia para Barra, quando perdeu o o controle do carro e acabou batendo em um poste. O acidente rendeu uma fratura na tíbia e um corte na cabeça.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *