Cantores Brasileiros Que Ganharam o Grammy

Verdade seja dita, os brasileiros estão por toda parte. Já perceberam que em matérias fora do Brasil, normalmente, os jornalistas encontram um brasileiro para dar o depoimento do que aconteceu. E não é só em tragédias que aparecemos, em muitas coisas boas também.

Quantas brasileiros em vários setores importantes estão trabalhando e se destacando fora do país? Mas, o nosso papo aqui é mais específico, vamos falar dos cantores brasileiros. Alguns dos nossos artistas estão dando o que falar fora do Brasil também e o reflexo do sucesso de vê nas premiações do Grammy Latino. Um dos índices que dá para perceber que a música brasileira encontra boa aceitação também fora do Brasil.

E não é de hoje que os brasileiros marcam presença no palco do evento de música para serem homenageados. O que conquistou o principal prêmio do Brasil foi João Gilberto. Ele foi premiado em 1964, pelo seu álbum “Getz – Gilberto”. O nosso grande representante da bossa nova levou o prêmio pelo “melhor disco do ano”. Se tratava de um álbum que ele fez com participações especiais: Stan Getz, americano músico de jazz e a sua esposa (na época), Astrud e mais o grande Tom Jobim.

Outro brasileiro que já ganhou muitos troféus do Grammy, mas não é popular é Laurindo Almeida (1971-1995). O violonista erudito entre os anos de 1960 e 1980 trouxe para o Brasil bem 5 estatuetas do prêmio latino.

O grupo Chicago também já faturou um Grammy, no ano de 1975, graças a música “If You Leave Me Now”. Não é um erro de informação, continuamos falando de brasileiros que ganharam o Grammy e citados o grupo americano porque o seu percussionista na época da vitória era um brasileiro, Laudir de Oliveira. Viu como dá para encontrar brasileiros por todas as partes?

E claro que o nosso rei da música não poderia ficar de fora da premiação, Roberto Carlos faturou o prêmio no ano de 1988. A música fazia parte do seu álbum “Si El Amor Se Va” e rendeu ao cantor o  prêmio de “melhor performance pop latina”.

O Brasil Ganhou Ainda Mais Destaque no Grammy a Partir dos Anos 90

Nós estamos sempre lá, marcando presença nas premiações do Grammy, mas a nossa participação em quantidade de vitórias aumento muito depois dos anos de 1990. O que impulsionou o destaque do Brasil foi a colocação de uma nova categoria chamada “world musica”.

Foi “chegar” a nova categoria e lá estavam Milton Nascimento, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Sérgio Mendes trazendo troféus para casa.

Falando de tempos mais recentes, vamos falar da edição número 13 do Grammy Latino, que aconteceu em Las Vegas. Não teve para o Brasil nem como “gravação do ano” e nem “canção do ano”, o prêmio de melhor “álbum do ano” também não foi dado a nenhum brasileiro. Porém, o grande homenageado daquela festa foi o cantor Caetano Veloso.

O cantor brasileiro ficou como prêmio de “personalidade do ano” e além de subir ao palco para receber a estatueta apresentou-se cantando “Odara”. É fácil imaginar o que aconteceu no fim da apresentação. Caetano Veloso foi aplaudido de pé e faturou também o prêmio de “melhor álbum de MPB”. A estatueta era referente ao seu disco que teve a participação especial de outros dois grandes nomes da música brasileira: Ivete Sangalo e Gilberto Gil.

Michel Teló, que naquela ano estava fazendo o maior sucesso nos Estados Unidos e na Europa, sendo convidado para participar de programas até na Itália. Onde o público tentava fazer a coreografia e cantava junto com ele, acabou não levando nenhum dos prêmios que concorria. Porém, também subiu ao palco e empolgou o público com o seu grande sucesso “Ai se eu te pego”.

Outros brasileiros que voltaram para casa com um prêmio naquela festa do Grammy foi a Chitãozinho e Xororó, receberam a estatueta por “melhor álbum sertanejo”. Eles estava disputando a categoria com outros brasileiros como Luan Santana, Paula Fernandes, Victor e Léo e Michel Teló.

Brasileiros Que Foram Premiados na Edição de Número 13 do Grammy

  1. Seu Jorge outro músico reconhecido com uma estatueta como “Melhor Álbum Pop”, estamos falando do “Músicas Para Churrasco Volume 1”.
  2. O Rock Brasileiro foi premiado através de Beto Lee e o seu álbum “Celebração e Sacrifício”, categoria “Melhor Álbum de Rock Brasileiro”.
  3. A MPB foi homenageada com prêmios, pelos álbuns dos cantores: Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Caetano Veloso. E mais Chico Buarque, graças a música “Querido Diário”.
  4. Dominguinhos ficou com o prêmio pelo disco “Iluminado”, como “Melhor Álbum de Raízes Brasileiras”.
  5. Aline Barros levou o prêmio de melhor CD de música cristã.
  6. E o prêmio de samba e pagode ficou para Beth Carvalho.

Tudo o Que Rolou na Edição de 2013 do Grammy

O Brasil voltou com a mala cheia de prêmios da edição de 2013 do Grammy. Nomes como o grupo Jota Quest, o rei Roberto Carlos, Caetano Veloso, já premiado em outras edições e Victor e Léo ganharam uma estatueta do Grammy Latino de 2013.

O troféu de “Melhor Álbum” mais uma vez não ficou com o Brasil, ficou com um velho conhecido nosso, Draco Rosa, um dos ex-menudos. O seu disco “Vida” ganhou o prêmio.

Nas categorias do Grammy Latino onde disputam somente artistas brasileiros foram premiados: Roberto Carlos com a música “Esse cara sou eu”; para o disco de raízes brasileiras o ganhador da noite foi “Salva Gonzagão”; Alexandre Pires também saiu vencedor; assim como Maria Rita representando a MPB; Vitor e Léo, a música sertaneja brasileira; o CD ao vivo do Jota Quest no rock; no pop Seu Jorge e na música cristã, Kleber Lucas. Todos prêmios que foram disputados entre brasileiros.

Na categoria que é disputada entre todos os cantores latinos, o Brasil faturou: “Música Clássica” com Nelson Freire; “Melhor Design de Disco” para Tonho Quinta-feira e Fernando Young pela capa do CD de Caetano Veloso. “Melhor Disco de Cantor e Compositor” foi para Caetano do CD “Abraçaço”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *