Cantores Que Nasceram em Minas Gerais

O Brasil tem uma riqueza musical incrível  e mesmo o foco da mídia concentrando-se no eixo entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, cantores e bandas nascidas nos mais diversos estados brasileiros conseguem fazer sucesso no país inteiro. Temos exemplos de grandes nomes da música em diferentes estilos que nasceram no Nordeste, no Sul do Brasil, no Amazonas, em Belém e aqueles que vamos conhecer mais aqui, que nasceram em Minas Gerais.

Claro que essa lista é muito mais extensa, mas escolhemos alguns cantores mineiros que fazem sucesso por todo o país e que com certeza marcaram de alguma forma a música popular brasileira no seu dito modo “música feita para o povo”.

Agnaldo Timoteo - Cantor Mineiro

Agnaldo Timoteo – Cantor Mineiro

Agnaldo Timóteo

Agnaldo é, talvez, conhecido mais pela sua personalidade forte e suas declarações polêmicas do que pela sua própria música. Ele nasceu na cidade de Caratinga e foi por lá mesmo que iniciou sua carreira na música cantando em programas de calouro de uma rádio local. Já conhecido na região, passou a disputar em cidades vizinhas como Governador Valadares e Belo Horizonte, onde então sua popularidade cresceu definitivamente.

Já não mais participando de programas de calouro em Minas Gerais, Agnaldo mudou-se para o Rio de Janeiro e empregou-se como motorista da cantora Ângela Maria, conciliando com apresentações menores em bares da cidade. Foi justamente Ângela quem levou a voz de Agnaldo para a televisão fazendo com que o jovem motorista encarasse definitivamente sua carreira de cantor profissional.

Agnaldo Timóteo possui grandes sucessos gravados em sua voz como “Meu Grito”, de Roberto Carlos, “Ave Maria”, “Mamãe” e “Os Verdes Campos De Minha Terra”. Por toda a sua carreira ele já acumulou mais de 50 discos gravados e premiações por vendagens.

Alexandre Pires

Não somente Alexandre Pires, mas toda a sua banda são de Minas Gerais. O cantor nasceu na cidade de Uberlândia e desde criança cantava em festas de família, já que seus pais também são músicos. Foi em 1989 que Alexandre teve a sua grande chance e acompanhado do irmão Fernando e do primo Juliano montaram o grupo de samba Só Pra Contrariar. No começo a banda se apresentava apenas na sua cidade natal e em cidades mais próximas, mas o reconhecimento nacional não demorou muito.

Já em 1993 Alexandre Pires e seu grupo gravaram seu primeiro álbum chamado “Que Se Chama Amor”, hit que faz sucesso até os dias de hoje e desde então eles não pararam. Em 2001 o cantor mineiro se aventurou em uma carreira solo e internacional, mas logo voltou para as terras brasileiras.

Clara Nunes

Nascida na cidade de Paraopeba, Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, que ficou conhecida por seu nome artístico Clara Nunes, foi uma das maiores revelações musicais que tivemos em nosso país. Clara ao mesmo tempo em que era elogiada por seu trabalho, recebia diversas críticas devido a imposição que fazia com a cultura e religiosidade africana. Ela tinha um conhecimento muito vasto destas tradições e declarou nacionalmente ser convertida à umbanda, onde fazia constante referência em suas músicas.

Clara foi a primeira cantora do Brasil que conseguiu o marco de 100 mil cópias vendidas de um único álbum e também foi a que mais gravou músicas da Portela, por quem também declarava ser completamente apaixonada.  Ela faleceu devido a uma parada cardíaca em 1983, mas até hoje é homenageada por cantores de todos os ritmos.

Fábio de Melo

O Padre Fábio de Melo, como é conhecido o jovem Fábio José de Melo Silva, nasceu na cidade de Formiga e faz parte do hall de sacerdotes populares que encabeçaram na música e ganharam popularidade no país inteiro devido suas composições religiosas. Católico desde quando nasceu, Fábio tornou-se padre pela Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus, sendo sacerdote atuante na Diocese de Taubaté no interior do Estado de São Paulo.

Ele tornou-se apresentador pela Canção Nova e desde então as suas músicas estão sempre entre as mais tocadas em rádios do país. Sua carreira de cantor conta com 08 (oito) discos gravados pela Paulinas – COMEP, 01 (um) disco gravado com a gravadora oficial da emissora em que trabalha e um projeto independente chamado Tom de Minas. Apesar desse currículo extenso, Padre Fábio só chegou ao sucesso nacional com o cd “Vida” que foi lançado pela LGK Music e pela Som Livre. Em continuidade, gravou ainda mais dois discos o “Iluminar” e o “Eu e o tempo”, juntamente com um Dvd de cada álbum.  Hoje ele possui um marco de mais de 2 milhões de cópias vendidas.

Moacyr Franco

Moacyr Franco está entre os maiores compositores românticos que o nosso país já teve. Nascido na cidade de Ituiutaba com o nome de Moacir de Oliveira Franco, ficou conhecido nos anos 60 quando fazia participações especiais no programa “Praça da Alegria”, onde interpretava o personagem “Mendigo”. Aproveitando então a visibilidade do programa, Moacyr emplacou na música gravando marchinhas de carnaval e foi a partir de então que passou a emplacar canções próprias como “Suave é a Noite”,  “Pelé agradece”, “E tu te vais” , “Pedagio” e “Eu Nunca Mais Vou Te Esquecer”, canção que conhecida até hoje.

Gusttavo Lima

Nivaldo Batista Lima nasceu na cidade de Presidente Olegário e está entre os artistas pop sertanejo da atualidade. O jovem adotou o nome Gusttavo Lima como artístico por indicação de empresários e optou por cantar baladas que falam de mulheres e festas em um ritmo semelhante ao arrocha baiano. Ganhou visibilidade nacional quando lançou o hit “Balada (Tchê Tchererê Tchê Tchê)” que ficou por diversas semanas no Top 10 Billboard Brasil.

Não apenas o hit Balada, mas outros como Gatinha Assanhada, Refém, Doidaça e o recém Fui Fiel, fizeram com que Gusttavo Lima vendesse mais de 50 mil cópias e com isso recebesse o disco de platina por apenas um cd. Gusttavo já fez alguns shows fora do Brasil, mas sem grande espetáculos já que o foco de sua carreira, segundo diversas entrevistas dadas pelo jovem cantor, é de fato a música brasileira.

Vocês podem conferir uma lista maior de artistas nascidos no estado de Minas Gerais através da Wikipédia, neste link.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Preciso saber se vocês sabem de algum cantor mineiro que tenhagravado a canção “O Portão” do Roberto e Erasmo Carlos.
    Desde já agradeço a informação.
    Zé Renato

    José Renato Esteves 15 de Abril de 2014 20:14 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *