Carreira Da Cantora Céu

A cantora Maria do Céu Whitaker Poças nasceu em São Paulo no dia 17 de abriu de 1980. O nome artístico da cantora é Céu, pode ser visto estilizado como CéU. A cantora de música popular brasileira começou a sua carreira em 2002. No ano de 2009 a cantora apresentou o álbum intitulado “Vagarosa”, as canções desse trabalho foram muito bem recebidas e trouxeram para a artista a aclamação da crítica internacional.

Carreira Da Cantora Céu

Carreira Da Cantora Céu

O sucesso de Céu a fez entrar para a seleta lista dos 100 brasileiros de maior influência em 2009 da Revista Época. Esse trabalho chegou a vender mais de 25 mil cópias na Europa, nos Estados Unidos ultrapassou as 100 mil cópias. Trata-se de uma das grandes promessas musicais do Brasil, conheça um pouco mais sobre a sua carreira.

http://www.youtube.com/watch?v=dR1CAmkjZOg

O Estilo De Céu

Um dos principais pontos de destaque da carreira da cantora Céu é o seu estilo que inclui um pouco de várias músicas e manifestações artísticas. Nas canções de Céu é possível encontrar um pouco de samba, afrobeat, hip hop, jazz, R&B entre outros. Para a cantora o que importa é como a música fica no final da composição e não lhe interessa ser rotulada apenas como mais uma cantora de MPB.

O Estilo De Céu

O Estilo De Céu

Sobre isso Céu se manifestou dizendo que o rótulo de cantora de MPB é muito limitado:

“O rótulo da MPB ficou limitado. Ele é bem abrangente, afinal é música popular brasileira. E me considero isso. Quando vou fazer um som, me alimento do que gosto e, como muitos outros da minha geração, me alimento não só de coisas específicas. Gostamos de ouvir música da Jamaica, agora estou escutando música etíope. Não penso que [tipo de] música estou fazendo. Simplesmente faço um som.”

A Vida e a Trajetória Da Cantora Céu

O pai de Céu é Edgard Poças um compositor e maestro brasileiro que é bem conhecido no meio musical devido a arranjos que fez mais músicas do grupo infantil Balão Mágico. A mãe de Céu é a artista plástica Carolina Whitaker, a convivência em família sempre esteve permeada pela arte na casa da cantora.

A música caiu no gosto de Maria do Céu muito cedo e aos 15 anos já havia se decidido a seguir carreira no meio musical. Nesse meio tempo entre a decisão de ser cantora e o reconhecimento do seu trabalho, Céu, gravou alguns jingles de publicidade.

Nova York

Com apenas 18 anos a cantora de mudou para Nova York. No novo país trabalhou em bares e fez de tudo um pouco, foi garçonete, faxineira, guardadora de casacos entre outras funções. Enquanto estava em Nova York Céu encontrou Antonio Pinto, um músico de quem ela descobriu ser parente distante.

Devido a dificuldades financeiras de Antonio os dois decidiram dividir um apartamento. O convívio com esse primo distante ajudou e muito na carreira de Céu, pois junto com Antonio e Beto Villares a cantora começou a produzir o seu primeiro CD. Como músico Antonio produzia e compunha canções para trilhas sonoras de filmes brasileiros.

O Primeiro Álbum

O primeiro CD de Céu conta com 15 faixas, sendo que 12 delas são de autoria da própria artista. O lançamento desse álbum aconteceu no ano de 2005 e foi feito através dos selos Urban Jungle e Ambulante Discos, selo este de Beto Villares. O trabalho foi distribuído depois por toda a América Latina pela gravadora Warner Music.

Nos Estados Unidos o trabalho foi lançado em 2007, ela chegou a vender 30 mil cópias somente nas primeiras semanas. Esse álbum ainda chegou ao Reino Unido, Europa e Japão. Uma curiosidade que mostra o sucesso que Céu atingiu nos Estados Unidos é o fato de que ela foi a primeira artista estrangeira a ter o seu CD lançado na série Starbucks Hear Music Debut. Esse trabalho foi comercializado tanto nas lojas convencionais de discos como na rede Starbucks americana.

Trilhas De Novelas

Sabemos que se para os atores ficarem conhecidos no Brasil é necessário atuar numa novela, para os cantores podemos fazer o paralelo de ter canções em trilhas sonoras. Para Céu esse reconhecimento mais popular se deu através da sua música “Lenda” que fez parte da trilha sonora da novela das 19h “Pé na Jaca”. Outra música que entrou nas trilhas foi “Malemolência”, integrante da trilha sonora de “Beleza Pura”, as duas novelas da Rede Globo.

Reconhecimento Mundial

Céu é uma daquelas artistas que tem luz própria e que por onde passa conquista muitos fãs. No ano de 2005 a importante revista francesa “Les Inrockuptibles” listou a cantora como uma das cinco grande revelações daquele ano. O primeiro álbum da cantora ficou bem colocada nos rankings como “Heatseekers (new artist)” e “World Music”.No “Hot 100” o seu primeiro álbum ficou na posição 57. Todos esses rankings são da Billboard.

Vale ressaltar que esses resultados foram os melhores obtidos por uma cantora brasileira nos Estados Unidos desde a cantora Astrud Gilberto com a icônica canção “Garota de Ipanema” no ano de 1963. O ano de 2006 também foi muito especial para Céu que foi indicada para a categoria de melhor artista revelação no Grammy Latino.

No mesmo ano Céu ainda foi indicada para a categoria de melhor cantora do Prêmio TIM de Música. O ano seguinte, 2007, também foi bem positivo para Céu lhe rendendo uma indicação na categoria de melhor álbum de world music contemporânea no Grammy.

O sucesso da cantora ainda ajudou a abrilhantar a abertura dos XV Jogos Panamericanos que aconteceram na cidade do Rio de Janeiro.

Influência

Com tantas cópias vendidas pelo mundo todo Céu se tornou uma das cantoras mais influentes do país no circuito dos novos talentos da MBP, embora ela não goste do título de cantora de MBP. A verdade é que Céu soube construir a sua carreira sobre uma base sólida e com muito empenho e talento.

Os próximos anos podem ser ainda mais positivos para a cantora que tem um nome sugestivo de onde ela pode chegar, a voz de Céu pode levá-la a um céu ainda mais alto e cheio de conquistas.

Conheça um pouco mais sobre as músicas da cantora Céu em http://www.kboing.com.br/ceu/ e descubra o que muitos brasileiros já sabem, ela é um verdadeiro fenômeno.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Nacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *