Praião e Prainha

O Brasil está repleto de duplas sertanejas conhecidas e desconhecidas. Hoje, as duplas sertanejas cantam músicas, embora digam ser no estilo sertanejo, são completamente diferentes das duplas de antigamente. Antes as músicas sertanejas tinham como instrumentos principais a viola e o violão. Porém as duplas sertanejas de hoje, usam em suas músicas instrumentos musicais modernos, como a guitarra elétrica.
Há cerca de cinquenta anos, surgia uma dupla sertaneja chamada, Praião e Prainha, que era composta por Aguimar Fernandes Balieiro ( Praião), e Ademar Fernandes Balieiro (Prainha).

As Melhores de Praião e Prainha

As Melhores de Praião e Prainha

Essa dupla era formada por dois irmãos que nasceram na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais. Eles começaram a cantar em 1957, em uma rádio chamada Platina, dois anos depois foram para São Paulo com a intenção de lançar seu primeiro disco, o que só ocorreu de forma independente. Ainda em 1959, foram convidados para fazer uma participação semanal no programa de rádio Alvorada Cabocla, na rádio nacional em São Paulo.
O segundo disco, já não mais independente, foi lançado pela gravadora Califórnia, na qual lançaram uma música que se chamava “Bebendo nos Bares”.Esta fez tanto sucesso que o disco vendeu mais de vinte mil cópias, o equivalente a quinhetas mil cópias de CDs de hoje. No ano de 1963, já havia muitas duplas sertanejas famosas, mas foram o Praião e o Prainha que ganharam o prêmio oferecido por uma revista conhecida da época chamada Melodias, que se chamava Viola Dourada. Isso fez todos perceberem que o sucesso dessa dupla estava aumentando a cada dia. O grande diferencial deles, em relação aos demais, era o fato de terem seu próprio estilo de cantar sertanejo.

Cd Praião e Prainha

Cd Praião e Prainha

Houve até uma música que eles gravaram em seu terceiro disco pela  gravadora mais conhecida na década de 60, a Chantecler, chamada “Igrejinha da Serra”, que anos mais tarde virou filme. Eles ficaram tão famosos que nos anos 70, Praião se tornou vereador em um município chamado Itumbiara, no estado de Minas gerais.
Justamente quando a dupla estava fazendo muito sucesso, aconteceu uma fatalidade com um dos integrantes da dupla, o Praião, que sofreu um acidente de carro e morreu em 1972. Depois da morte de Praião, Prainha ficou tão triste e resolveu não mais cantar, mas, como estava com muitos shows marcados e também a pedidos de milhares de fãs, Prainha voltou ao cenário musical com outro cantor no lugar do seu irmão, seu nome era Praião II, ficando a dupla Praião II e Prainha, mas nunca alcançaram o sucesso da dupla original.

Praião e Prainha

Praião e Prainha


Em 92, a dupla da primeira formação teve um fim definitivo com a morte de Prainha, devido a problemas de saúde.
Praião II continua sua vida de cantor, pois, após a morte de Prainha, ele formou a dupla Praião e Paulinho, que não são muito conhecidos do cenário da música sertaneja atual.
Enfim, essa era uma dupla de irmãos humildes que, infelizmente, não puderam aproveitar completamente seu sucesso alcançado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>