Tudo Sobre a Vida e Obra De Elvis Costello

O cantor Elvis Costello é um dos grandes nomes da música mundial. Nascido na Inglaterra, o nome verdadeiro do músico não tem absolutamente nada a ver com a alcunha pelo qual ficou conhecido: Declan Patrick Aloysius MacManus.

Imagem de Amostra do You Tube

Entrevistas

Em algumas entrevistas, o cantor até brinca com o seu verdadeiro nome, dizendo que quando quer se hospedar em algum hotel sem que as pessoas saibam que ele está ali não precisa nem inventar um nome, basta usar o seu de batismo que quase ninguém acaba reconhecendo o cantor. O músico é um dos mais completos e celebrados, sendo eu além de cantor ele é compositor e toca diversos tipos de instrumentos.

Entrevistas

Entrevistas

O Pub Rock

Fica difícil destacar apenas alguns feitos realizados pelo músico, mas podemos dizer que ele teve uma importância significativa na criação do cenário britânico que ficou conhecido como Pub Rock, que teve o seu início nos anos 70. Depois disso, o cantor teve o seu nome associado a alguns movimentos musicais na Inglaterra e na Europa como um todo, como o punk rock e o new wave.

No anos 80, o cantor acabou estabilizando sua carreira principalmente por causa da forma com que interpreta as canções, com uma voz única e original. Para se ter uma ideia da importância deste músico, certo crítico escreveu que “Costello, a enciclopédia do pop, pode inventar o passado sob sua própria imagem”.

Imagem de Amostra do You Tube

Início Da Carreira

Assim como a maioria dos grandes nomes da música de nosso tempo. Elvis Costello foi um artista que também cresceu em uma família de músicos, o que com certeza acabou ajudando a definir o seu destino. O seu pai, Ross MacManaus, cantava com Joe Loss quando Elvis tinha 16 anos de idade. Mas seus pais se separaram e Elvis acabou se mudando com a mãe para Liverpool em 1971. Foi ali que ele formou a primeira banda, Flip City, com um estilo calcado no pub rock; tocaram até 1975/76, época em que MacManus passou a viver em Londres com a esposa e filho.

Teve um início de carreira complicado, fez diversas tentativas de conseguir um emplacar um contrato, mas acabou tendo que se virar com diversos empregos em outras áreas para conseguir pagar suas contas enquanto que investia nas suas pretensões musicais. A primeira gravadora que aceitou apostar ouvindo uma demo do musico foi a Stiff Record.

Início Da Carreira

Início Da Carreira

Início Do Sucesso

O seu primeiro álbum conseguiu ser lançado apenas no ano de 1977, e acabou sendo um sucesso comercial moderado, mas mesmo assim acima da média para um álbum de um iniciante. Mas apesar de ser ter vendido razoavelmente, os críticos já começaram a prestar atenção no músico, que classificou sua voz como sendo um estilo New Wave e Punk. Mas foi neste mesmo álbum que o cantor apresentou uma de suas músicas mais conhecidas, Alison, que ironicamente falando é uma balada mais clássica do que suas outras canções, sendo que algumas eram consideradas até mesmo experimentais por parte dos críticos.

The Attractions

Ainda em 1977 Costello recrutou sua própria banda, The Attractions, composta por Steve Nieve (piano), Bruce Thomas (baixo) e Pete Thomas (bateria). Ele lançou seu primeiro compacto de sucesso, o cinematográfico “Watching The Detectives”, gravado com Nieve e mais Steve Goulding (bateria) e Andrew Bodnar (baixo), ambos integrantes da banda Graham Parker & The Rumour.

A Primeira Apresentação De Elvis

A primeira apresentação de Elvis e sua banda em um programa de televisão acabou cercada de polêmica. A banda se apresentou no Saturday Night Live. A banda começou a introdução de uma música, mas parou par ao espanto do público. Eles pediram desculpas, e depois iniciaram uma outra música, que foi Radio Radio.

Problemas Com Apresentações

O problema é que a produção do programa não queria que eles cantassem esta música porque ela tem uma mensagem anticorporativista. O produtor Lome Michaels ficou furioso, não só com o desafio de Costello, mas também porque o programa foi tirado do ar. Costello só seria convidado a tocar no Saturday Night Live novamente em 1989, não aparecendo em mais nenhum programa de televisão americano nos anos seguintes a esse incidente.

Mais Uma Polêmica Do Cantor Ainda No Início Dos Anos 70

Costello chamou Ray Charles de “crioulo cego e ignorante” durante uma discussão com Bonnie Bramlett no bar do hotel Holiday Inn em Columbus, Ohio (sendo um comentário particularmente esquisito, pois Elvis trabalhava constantemente na campanha britânica Rock Against Racism tanto antes quanto depois disso). Um contido Costello desculpou-se em uma conferência de imprensa em Nova York, dizendo que estava bêbado e que disse aquilo só para provocar Bramlett (e conseguiu; ela lhe deu um murro).

Os Anos 80

No início dos anos 80 foi um grande momento para Elvis Costello e sua banda, mas a relação entre os músicos começou a ficar desgastada, e isso já dava sinais públicos em suas apresentações. Mesmo com os excelentes trabalhos que acabaram sendo lançados pela banda, os músicos já não se acertavam mais principalmente nos shows ao vivo.

Aposentadoria

Em 1983 anunciou sua aposentadora precoce e consequentemente a separação.  Mas em 1986 o cantor anunciou que retornaria para continuar nas estradas, conseguindo retomar o seu contrato com a Warner Bros. Foi um ano depois que o músico iniciou uma grande e duradoura parceria com  Paul McCartney.

Composições De Sucesso

Eles compuseram diversas canções juntos, incluindo “Veronica” e “Pads, Paws and Claws” do álbum Spike (1989, disco que também contém God´s Comic) e “So Like Candy” e “Playboy to a Man” de Mighty Like A Rose (1991), ambos álbuns de Costello, e “My Brave Face”, “Don’t Be Careless Love”, “That Day Is Done” e “You Want Her Too”, de Flowers in the Dirt, “Back On My Feet” (Lado B do single Once Upon A Long Ago) e “The Lovers The Never Were” e “Mistress and Maid” de Off The Ground, lançados por McCartney.

Em 1989, ele participou de um especial pela HBO, Roy Orbison and Friends, A Black and White Night, estrelando seu ídolo de longa data Roy Orbison, e foi convidado a participar do Saturday Night Live pela primeira vez desde 1977.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>