Arctic Monkeys: Sucesso Virtual e Real

O rock britânico tem várias bandas que merecem nosso destaque pela qualidade de sua música e com certeza a Arctic Monkeys está dentre essas bandas. Formada em 2002 nos subúrbios da cidade de Sheffield, na Inglaterra é uma banda que possui um som bem característico.

Os críticos e fãs consideram essa banda como parte da cena indie rock como Franz Ferdinand, The Libertines e The Futureheads. Seja qual for a classificação da música da banda a verdade é que ela possui muitos fãs e está sempre lançando ótimas canções.

Arctic Monkeys: Sucesso Virtual e Real

Arctic Monkeys: Sucesso Virtual e Real

O Começo Da Arctic Monkeys

O verdadeiro sucesso chegou para a banda através de fitas e também do compartilhamento de arquivos. O primeiro single a fazer sucesso da banda foi “I Bet You Look Good on the Dancefloor”, música que chegou ao número um no UK Singles Chart.

O álbum que marcou a estreia da banda foi o “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not” que foi lançado em janeiro de 2006. Esse álbum teve uma marca interessante, foi o álbum de estreia vendido mais rapidamente na história da música britânica. Chegou a superar o Definitely Maybe do Oasis.

O Começo Da Arctic Monkeys

O Começo Da Arctic Monkeys

Elogios Da Crítica

A banda está conquistando o seu lugar ao sol devido ao fato de ter um trabalho de qualidade e isso fica evidente quando se observa o que a crítica musical tem a dizer. Um sucesso de público e crítica a banda Arctic Monkeys ganhou o Mercury Prize 2006, Brit Award for Best British Album em 2007 e também foi eleito pela NME o 5° álbum melhor álbum da música britânica.

O primeiro álbum da banda foi indicado também para o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa. Depois de todo esse sucesso a banda partiu para um novo desafio o seu segundo trabalho, o disco “Favourite Worst Nightmare”.

Favourite Worst Nightmare

O segundo trabalho da Arctic Monkeys foi lançado no dia 23 de abril de 2007 e vendeu mais de 225.000 cópias, somente na primeira semana. Além disso, esse álbum também foi nomeado para o Mercury Prize 2007.

Com esse álbum a banda recebeu ainda o prêmio de Melhor Álbum Britânico e Melhor Grupo Britânico, no Brit Awards 2008. Emendando esse sucesso todo chegou o terceiro álbum da banda, Humbug que foi lançado no dia 24 de agosto de 2009. O quarto álbum se chama Suck It and See e chegou ao mercado no dia 6 de junho de 2011.

Quer conferir esses CD’s da banda? Acesse http://letras.mus.br/arctic-monkeys/cds.php.

A História Do Arctic Monkeys

A história de uma das bandas mais bem sucedidas dos últimos tempos começou com um presente de natal. No ano de 2001 os vizinhos e amigos Alex Turner e Jamie Cook ganharam guitarras de natal e começaram a montar a sua banda com amigos da escola.

Na formação original Andy Nicholson era o responsável pelo baixo e na bateria estava Matt Helders. A banda começou sem grandes pretensões, os amigos que chamaram o grupo de “Bang Bang” tocavam covers de outras bandas como Led Zeppelin. A mudança de nome e de ambições se deu quando Alex foi escalado para os vocais e para escrever canções próprias para a banda.

O nome escolhido para essa nova fase foi “Arctic Monkeys”, esse nome se originou de uma banda da qual o pai do baterista Matt Helders participou nos anos 70. A brincadeira de Turner é que o nome da banda foi passado de geração em geração até que finalmente deu certo.

Uma Banda De Verdade

Todas as bandas passam por um momento de transição em que deixam de fazer apenas covers dos artistas preferidos e passam a tocar as suas próprias canções. O trabalho de verdade da Arctic Monkeys começou depois os amigos realizarem alguns concertos em 2003.

Depois veio a gravação do primeiro CD, o diferencial dessa banda foi o fato de eles distribuírem gratuitamente os CD’s para o público. Como não tinha CD’s para todo mundo que ia aos shows da banda os fãs logo começaram a copiar as canções e disponibilizar as mesmas na internet.

Essa estratégia de divulgação foi tão bem sucedida que até mesmo m perfil para a banda foi criado no site MySpace. O mais curioso é que toda essa divulgação na web foi feita sem que os próprios integrantes da banda ficassem sabendo.

Depois de toda a essa divulgação na internet as músicas passaram a fazer parte do repertório de muitos fãs. No ano de 2004 a popularidade dessa banda chamou a atenção da BBC Radio One e da imprensa como um todo.

O Primeiro Videoclipe e o Começo Da Profissionalização

A música “Fake Tales Of San Francisco” ganhou um videoclipe no ano de 2004, o vídeo foi feito pelo fotógrafo amador Mark Bull que filmou uma apresentação ao vivo da banda. O vídeo foi lançado no site junto com a coletânea Beneath The Boardwalk.

Em maio de 2005 a banda lançou o seu primeiro EP chamado de Five Minutes with Arctic Monkeys. Esse trabalho teve apenas 1500 cópias em CD e 2000 cópias em Vinyl de 7″. O álbum também esteve disponível na iTunes Music Store. No mês de junho a banda assinou o seu contrato com a gravadora Domino Records.

Logo após assinar esse contrato tocaram no Carling Stage, o palco de festivais como Reading e Leeds. Esses festivais têm como foco apresentar novas bandas, as que não são muito conhecidas ainda.

O Primeiro Álbum Profissional

Quando a banda lançou o álbum “I Bet You Look Good on the Dancefloor” pela gravadora Domino já era razoavelmente conhecida pelo seu público. Logo o disco de estreia foi para o primeiro lugar de vendas de compacto simples do Reino Unido.

O disco chegou as lojas em outubro de 2005 e nesse mesmo mês o Arctic Monkeys já estampava a sua primeira capa de revista, a New Musical Express. Em janeiro de 2006 foi lançado o segundo compacto simples da banda, chamado de “When The Sun Goes Down”.

Um novo sucesso espantoso de vendas, a prova de que a banda havia chegado para ficar e se tornado profissional de verdade.

A Banda e a Internet

A Arctic Monkeys é uma banda que tem uma história bastante ligada com as novas possibilidades que a internet trouxe para o universo musical. O mais curioso é que mesmo com o vazamento na internet das músicas da banda e o compartilhamento de arquivos a banda conseguiu vendas excepcionais dos seus álbuns. Isso só pode ser uma prova de sucesso e de identificação do público.

A Formação Da Arctic Monkeys

Formação Atual

  • Alex Turner – guitarra e vocal (2002–presente)
  • Jamie Cook – guitarra (2002–presente)
  • Nick O’Malley – baixo e vocal de apoio (2006–presente)
  • Matthew Helders – bateria e vocal de apoio (2002–presente)

Antigos Membros

  • Andy Nicholson – baixo (2002–2006)
  • Glyn Jones – vocal, guitarra rítmica (2002)

Membros De Turnê

  • John Ashton – teclados, guitarra, vocal de apoio (2009–2011)
  • Ben “Goldfingers” Parsons – teclados (2011–presente)
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *