Banda A Banca: Continuação Do Charlie Brown Jr.

No dia 06 de março de 2013 Chorão, o vocalista da banda Charlie Brown Jr., foi encontrado morto em seu apartamento em São Paulo. Como uma homenagem ao amigo falecido os demais integrantes da banda decidiram prosseguir mudando o nome do grupo para “A Banca”.

Alguns meses depois do falecimento de Chorão, no dia 09 de setembro de 2013, o baixista Champignon (ex- Charlie Brown Jr. e A Banca) foi encontrado morto com um tiro no rosto. Nesse intervalo de tempo entre uma tragédia e outra a banda A Banca visitou algumas cidades do país levando o seu show que era uma espécie de homenagem a Chorão.

Saiba mais sobre a trajetória da banda A Banca e como esse grupo prestou uma homenagem ao seu amigo falecido.

Banda A Banca: Continuação Do Charlie Brown Jr.

Banda A Banca: Continuação Do Charlie Brown Jr.

O Retorno Aos Palcos Após a Morte De Chorão

Depois de um pouco mais de um mês após a morte de Chorão os integrantes da banda Charlie Brown Jr. resolveram retornar aos palcos com uma banda com outro nome, A Banca. Alguns criticaram e outros elogiaram a postura dos músicos que declararam que gostariam de fazer uma homenagem ao amigo.

O Retorno Aos Palcos Após a Morte De Chorão

O Retorno Aos Palcos Após a Morte De Chorão

Sobre essa fase o guitarrista Thiago Castanho chegou a declarar durante a gravação do programa Altas Horas da Rede Globo: “As pessoas iam criticar de qualquer jeito, se continuássemos com o Charlie Brown ou se fizéssemos outra banda”. Esse programa contou com uma homenagem ao vocalista Chorão e também apresentou A Banca para o grande público.

O baixista Champignon traduziu em palavras o sentimento dos fãs: “o Charlie Brown não existe sem Chorão”. Sobre a fase de transição Champignon ainda disse que os músicos do Charlie Brown Jr. ficaram muito abalados com a morte de Chorão e que precisaram de um tempo para encontrar algo que fizesse sentido e que continuar essa banda não era uma das opções.

Foi nesse momento que surgiu a ideia de continuar a cantar com outra banda, A Banca. Nessa nova etapa do grupo Champignon deixou o baixo para Lena, uma nova integrante, e assumiu os vocais.

http://www.youtube.com/watch?v=Uyq02Wi4wM8

A Banca

Em relação às críticas que o grupo sofreu pelo seu, relativo, pouco tempo de luto, Champignon fez questão de esclarecer na época que era importante para os integrantes voltar a tocar. Uma faça do baixista que define esse momento é: “Se ficássemos em casa, morreríamos também. Temos que ir para a estrada, precisamos disso. É a nossa vida. Por que a gente iria ficar trancado em casa, se a gente gosta mesmo é de tocar?”.

Para Champignon ainda contava e muito a responsabilidade em relação as pessoas que dependiam da banda Charlie Brown Jr., ele chegou a citar que cerca de 25 famílias de funcionários dependiam de a banda trabalhar. A entrada de um integrante feminina na banda também gerou comentários e Champignon disse que escolheu Lena para ocupar o seu antigo posto porque já havia visto a moça tocando na noite e reconheceu que ela era uma das melhores baixistas que ele conhecia.

A Turnê Em Homenagem a Chorão

Num primeiro momento a ideia da banda A Banca era fazer uma turnê em homenagem a Chorão. Nesses shows o grupo tocava o repertório antigo da banda e em paralelo se preparava para lançar um CD inédito, com algumas músicas compostas por Chorão. O CD deveria ser lançado entre o final de 2013 e o começo de 2014.

Com esse trabalho a banda desejava mostrar que eles ainda tinham o DNA do Charlie Brown, porém, com um novo formato que mostrasse qual era o estilo musical dos integrantes. Para que ficasse claro porque mesmo com novo nome a banda continuava tocando as músicas do Charlie Brown, Champignon, declarou:

“A gente optou por mudar de nome para poder eternizar o que a gente imprimiu como Charlie Brown Jr., e sem o Chorão não teria como. Mas a gente vai continuar a tocar as músicas da banda, porque elas também são nossas”.

O Último Show De Champignon

No dia 09 de setembro de 2013 o baixista Champignon foi encontrado morto em seu apartamento em São Paulo com um tiro no rosto. O último show em que o artista foi visto com vida se realizou no dia 23 de agosto de 2013 na cidade de São Vicente que fica no litoral de São Paulo.

Quando foi entrevista a respeito desse grande show o baixista disse que seria uma apresentação que contaria com muitas homenagens ao cantor Chorão que morreu no dia 06 de março de 2013. O objetivo dessa apresentação que aconteceu numa casa de shows da cidade litorânea era arrecadar fundos para manter a pista de skate que era mantida por Chorão e que desde a sua morte estava passando por dificuldades financeiras e poderia ser fechada.

A apresentação marcou muito pelo fato de ter sido o primeiro grande show de “A Banca” na Baixada Santista, local em que o Charlie Brow Jr. foi formado. Assistindo a esse show milhares de pessoas. O show contou com telão e homenagens e o dinheiro arrecado foi repassado para a pista de skate criada por Chorão.

Aliás, o Chorão Skate Park foi palco de diversos clipes da banda Charlie Brown Jr. e era um dos lugares favoritos de Chorão.

Duas Perdas Em 2013

O baixista Champignon passou por duas grandes dificuldades no ano de 2013, pois entre março e maio desse ano ele perdeu dois grandes amigos. Em março Chorão com quem ele fundou a banda Charlie Brown Jr. na década de 90 e em maio o guitarrista Peu Sousa com quem tocou na banda Nove Mil Anjos.

Peu foi encontrado morto na sua casa no bairro de Itapuã, em Salvador, o músico cometeu suicídio. A morte de Chorão foi atribuída a uma overdose de cocaína. Quando Peu foi encontrado morto Champignon declarou: “Os dois perderam a fé. Quando perdem a fé, perdem a vontade de viver. Foi mais um dia muito triste”.

Talvez as palavras de Champignon expliquem um pouco porque ele também cometeu suicídio em setembro do mesmo ano: “Eu acho que as pessoas, em algum momento da vida, perdem a fé. Independentemente se morrem por droga, ou enforcadas. Se perdem a vida sem culpa de ninguém, acredito que em algum momento perderam a fé”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *