Banda Beijo – Da Bahia Para o Brasil

A Banda Beijo é uma banda de axé diferente de todas as outras, pois possui grande versatilidade de estilos não se restringindo somente ao seu estilo principal. A origem da banda formada em 1988 foi o Bloco Beijo. O primeiro vocalista da banda foi Netinho que posteriormente foi substituído pela cantora Gil também conhecida como Gilmelândia.

No repertório da banda estão canções de axé e também canções de Tim Maia e até mesmo da banda The Police. O sucesso chegou para a banda tirando-a do âmbito do carnaval baiano. A Banda Beijo se tornou mais do que uma banda de axé do carnaval mais tradicional do país.

A História da Banda Beijo

No começo da banda o vocalista era o cantor Netinho que ficou nesse posto do ano de 1988 ao ano de 1994. Foi nesse período em que as bandas de axé se tornaram um grande sucesso nacional. Depois que Netinho saiu, para carreira solo, a banda ficou um bom tempo sem se apresentar.

No ano de 1998 Netinho resolve trazer a banda de volta a ativa com um novo vocalista. A cantora Gilmelândia foi revelada para o Brasil como a nova líder da Banda Beijo. Sob o vocal de Gil a banda lançou sucessos como “Bate Lata” e “Peraê” recebendo o seu primeiro disco de ouro por seu álbum ao vivo.

A Saída de Gil

Em 2002 foi a vez de Gil sair da Banda Beijo em busca de uma carreira solo. Nessa fase era comum que as vocalistas deixassem suas bandas de origem para começar uma carreira solo, nessa leva estavam Ivete Sangalo, Márcia Freire e Carla Visi. Após mais um tempo parada a Banda Beijo voltou a ativa com um novo vocalista, Levi Alvim. Essa fase durou apenas dois anos.

A Chegada de Ninah Bartilotti

No ano de 2011 a banda ressurge novamente com uma nova vocalista chamada Ninah Bartilotti. A quarta formação chegou ao fim em 2012 quando Ninah deixou a banda para seguir carreira solo. No mês de junho de 2014 a banda teve a sua quinta formação com o vocalista Guga Fernandes.

Vocalistas da Banda Beijo

Netinho

Conhecido como Netinho, Ernesto de Souza Andrade Junior, nasceu em Santo Antônio de Jesus, interior da Bahia, no dia 12 de julho de 1966. No ano de 2009 o cantor completou 20 anos de carreira e a comemoração foi a gravação do DVD “Netinho e a Caixa Mágica” com participações especiais de artistas como Saulo Fernandes (Banda Eva), Tomate, D’Black e Alinne Rosa (Cheiro de Amor).

O cantor foi indicado ao Grammy Latino em 2009 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes Brasileiras por seu trabalho CD Minha Praia. O cantor ainda recebeu o prêmio Brazilian Award Brasil na categoria Música. O clipe do cantor feito com imagens do DVD da música “Extrapolou” teve mais de 10 mil acessos no YouTube.

Beijo na Boca

Em 1986 a Banda Beijo estourou nas rádios brasileiras com a canção “Beijo na Boca” e depois disso se seguiram vários sucessos que fizeram com que o grupo assinasse contrato com uma grande gravadora. No ano de 1993 Netinho resolveu seguir carreira solo sendo muito bem sucedido com canções de sucesso como “Me Leva”, “Pra Sempre Eu Vou Te Amar” (versão de “Against all odds”, de Phil Collins), “Pra Te Ter Aqui” entre outras.

No ano de 2002 Netinho pela primeira vez tirou férias prolongadas da mídia e retornou em 2005 com um álbum com composições próprias. Nesse período ele abriu algumas exceções para se apresentar, mas no geral se manteve recluso evitando o assédio da mídia. Mesmo com esse tempo afastado dos holofotes Netinho se manteve como um nome forte da música baiana.

Curiosidade

Foi com 22 anos que Netinho assumiu o posto de vocalista da Banda Beijo, no entanto, antes o artista era apenas um grande fã. Depois de curtir alguns carnavais seguindo os trios elétricos chegou a vez dele assumir a posição de destaque como vocalista. Sob o comando de Netinho a Banda Beijo foi o primeiro grupo baiano a se apresentar no programa “Domingão do Faustão”.

A Doença

No ano de 2013 Netinho teve o diagnóstico de adenomas do fígado devido ao uso indiscriminado feito pelo cantor de esteróides androgênicos. O cantor passou ainda por vários derrames cerebrais o que complicou ainda mais o seu estado clínico. As substâncias usadas por Netinho com finalidade estética são proibidas pelo Conselho Federal de Medicina.

Gilmelândia

Nascida no dia 20 de setembro de 1975, Gilmelândia Palmeira dos Santos, é mais conhecida como Gil. Além de cantora também é atriz e apresentadora de televisão. A carreira de cantora de Gil começou a ter projeção quando ela se tornou vocalista da Banda Beijo em 1998 ficando nesse posto até 2001 quando decidiu seguir carreira solo.

Com a Banda Beijo, Gil, gravou três álbuns dentre os quais dois são em estúdio e um ao vivo. Dentre os grandes sucessos da banda nessa época estão “Peraê”, “Apaixonada” e “Bate Lata”. Após sua saída da banda lançou um álbum solo chamado “Me Beija” do qual o grande sucesso era a música “Maionese”.

No ano seguinte, 2002, lançou o seu segundo trabalho chamado “Movimento” e no ano de 2003 gravou o seu álbum ao vivo intitulado “Gilmelândia ao Vivo”. O retorno de Gil para o cenário musical se deu em 2005 com a música “Chegou o Verão” que está no álbum “O Canto da Sereia”. Passados quatro anos, em 2009, lançou o single “Dominado” de forma independente e em seguida se tornou vocalista da banda “Vixe Mainha”.

Gil Apresentadora

Em paralelo a sua carreira de cantora Gil começou uma carreira de apresentadora a frente do programa “Viva a Noite” do SBT além de ter feito algumas participações como atriz. No ano de 2011 ela foi contratada pela RedeTV! para apresentar o programa “Superpop” substituindo Luciana Gimenez que estava de licença-maternidade.

Site Oficial da Banda Beijo

Para saber maios sobre a carreira da Banda Beijo acesse o seu site oficial em http://www.bandabeijo.com.br/. Nesse site é possível saber mais sobre a formação atual da banda bem como onde serão realizados os seus shows.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *