Bandas Independentes Brasileiras

Uma frase dita no show da banda independente “O teatro mágico” disse tudo, “Você poderá comprar nosso CD por apenas cinco reais, se por acaso você não tiver dinheiro poderá piratear.” Em um show para 3500 pessoas, que foi o seu maior público na Academia Brasileira de Circo, em São Paulo. Para se ter uma idéia, o pai do vocalista estava ali na saída vendendo em uma barraquinha os CDs. Em pouco mais de três anos de existência já foram vendidos mais de 40 mil discos, todos somente desta forma, se tornando conhecido graças a grande divulgação que é sempre realizada por seus fãs. A banda não é a única que faz isto, isto acontece com cada vez mais frequência trazendo novas cores para as novas cenas musicais contemporâneas.

Bandas Independentes Brasileiras

Bandas Independentes Brasileiras

Diversas Bandas Nasceram Do Independente

Uma série de bandas bastante conhecidas no mundo fizeram sucesso chamando á atenção da mídia sem levar em conta a força de uma grande gravadora e também seus marqueteiros podemos citar nomes como Calypso, Snow Patrol, Cachorro Grande, Cordel de Fogo Engantado, Cansei de ser Sexy, Gosspip, MC Serginho, entre outros. Todas sonoridades bastante distintas com passados muito semelhantes, para se ter uma idéia o grupo do Pará, Calypson se tornou um grande fenômeno no Brasil com seu tecnobrega graças aos CDs que vendiam a preços populares nas bancas de camelô. Já o pop rock do Cansei de ser Sexy que fazem muito sucesso principalmente na Europa, ganhou destaque apenas com o fotolog da vocalista e coma as músicas praticamente amadoras que eram oferecidas através do site Trama Virtual, um grande seleiro de artistas independentes existente na internet.

Diversas Bandas Nasceram Do Independente

Diversas Bandas Nasceram Do Independente

Um Passo Bastante Importante e Independente

As grandes ofertas de bandas neste ponto são muito positivas, e o Trama Virtual certamente é um passo muito importante neste sentido, diversos músicos de grupos como Cérebro Eletrônico e Jumbo Elektro, se utilizam da internet como meio de divulgação de seus trabalhos, tendo além de sites próprios e uma página específica no Trama Virtual, perfis em sites de relacionamentos como o MySpace e o Orkut. Com toda a tecnologia que existe hoje, existe uma série de sites como o Last.FM e Pandora que fazem com que você possa encontrar novos sons que você irá gostar certamente, conforme as músicas que você costuma escutar normalmente, e isto é muito legal. Garimpar procurando bandas bacanas através de um mar de informações é muito simples, apesar da grande ferramenta para se descobrir cantores e bons músicos sempre será o bom e velho boca a boca, modernizado através dos bate papos das redes sociais. E tudo começou nos anos 90 onde a divulgação era realizada através de fitas cassetes, trocas de zines, shows feitos por casa locais, entre outras coisas.

As pessoas comuns cansaram de ouvir sempre os mesmos artistas, tocando as mesmas coisas e ganhando rios de dinheiro. As bandas independentes não podem ser um sucesso mundial porém certamente as novas propostas deverão ter um espaço definido no mercado em muito breve. Diversos produtores musicais com mais de 15 anos de atuação no mercado dizem que não gostam do que escutam nos rádios. Existem é claro algumas exceções porém as músicas vem todas iguais, sem novidades que valham ser ouvidas. Aos poucos as mídias convencionais vem se abrindo para tudo o que é novo.

Em 2013 passamos por uma fase bastante interessante e muito rica no alternativo brasileiro, com uma série de bandas muito boas e um público totalmente novo, que vem se formando através da exposição de meios de comunicação de meios que mais utilizam, a TV e a Internet.

O Que Toca No Rádio Nem Sempre Ou Quase Sempre é o Que Não Se Gosta

A maioria das bandas que muitas pessoas gostam, não tocam suas músicas nas rádios e na tv, e nem por isso deixamos de ouvir e assistir. É possível se conhecer muita coisa interessante na internet, e ela tem o poder suficiente para fazer com que as bandas não possam depender mais das mídias tradicionais conquistando os públicos consideráveis, podemos ter como exemplos diversas bandas como Fresno, Dance of Days entre outras. Fora os exemplos do exterior como por exemplo Lily Allen, que fez sucesso graças á sites na internet. Com a internet em mãos não adianta nada se tentar impor algum tipo de estilo ou banca, caberá apenas ao ouvinte saber escutar o que é legal. Apesar disto na TV a liberdade não é tão grande assim, quem toca nos programas de tv é obrigado a seguir alguns formatos que o povo gosta que toca nas rádios.

As gravadoras com certeza não são grandes vilãs da cultura do Brasil, se forem bem administradas poderão até mesmo ajudar na cultura pop. Isto começou a acontecer no começo dos anos noventa, depois disto elas não puderam acompanhar as mudanças e perderam o feeling do negócio. Não podemos ver os gigantes da música como um grande inimigo porém como um braço musical que irá defender sempre seus interesses e produtos.

O mercado vem cada vez mais interessado em aumentar e diversificar seus números de produtos. Nos Estados Unidos por exemplo, existem programas muito populares como o Late Show, que é apresentado por David Letterman que oferece espaço para bandas iniciantes que se tornam sucesso. Nas séries americanas o sucesso acontece desta forma. A banda britânica Snow Patrol por exemplo, estourou em 2006 quando tocou músicas para diversos seriados como Grey’s Anatomy. Até mesmo na TV brasileira isto aos poucos vem acontecendo, através do site Trama Virtual virou um programa do canal pago “Multishow” já a MTV tem seu projeto “MTV Apresenta” que exibe e transforma em DVD os shows de artistas alternativos além do programa disponível também em sua grade “Banda Antes”, que conta com grupos que estão em começo de carreira.

Os grandes empurrões para esta indústria é o público, e com isto ser apresentados para uma banda nova que é realmente boa, é como receber um presente, por este motivo indicamos aos amigos e em breve aquela banda faz sucesso de proporções gigantescas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *