Depeche Mode: O Quarteto Que Virou Trio

A banda de música eletrônica Depeche Mode foi formada em 1980 em Essex, na Inglaterra. No começo da carreira a banda era formada por David Gahan no vocal, Andrew Fletcher nos teclados, Martin L. Gore nos teclados, guitarra, vocal e compositor (a partir de 1981) e Vince Clarke nos teclados e como compositor nos de 1980 e 1981.

Logo após o lançamento do primeiro álbum do Depeche Mode, Vince Clarke, saiu da banda, em 1981 formando depois os duos Yazoo e Erasure. Mode foi substituído por Alan Wilder que ficou na banda entre 1982 e 1995. Quando Wilder saiu do Depeche Mode a banda seguiu a sua carreira como um trio.

O Começo Da História Do Depeche Mode

O desejo de ter uma banda começou em 1977 para os amigos Vince Clarke e Andrew Fletcher. Os dois começaram com uma banda chamada No Romance in China e assim os dois foram formando novas bandas. Nesse percurso eles conheceram Martin L. Gore um guitarrista que também tocava em outras bandas.

No começo do ano de 1980 Vince, Martin e Andrew formaram uma banda chamada Composition of Sound, Vince era o vocalista. Os amigos começaram a fazer diversos “bicos” para conseguir comprar sintetizadores que passaram a fazer parte do seu trabalho musical.

Vince ouviu David Gahan cantando numa Jam session e então o convidou para fazer parte da sua banda. Foi com a entrada de Gahan que o Depeche Mode passou existir oficialmente. Esse nome foi inspirado numa capa de revista de moda, a palavra depeche bem do francês dépêche que significa “despachar” podendo significar ainda “notícia” ou “reportagem” e “mode” significa “moda”. O nome da banda seria algo como “moda apressada” ou “despache de moda”.

O Começo Da História Do Depeche Mode

O Começo Da História Do Depeche Mode

As Primeiras Apresentações Do Depeche Mode

Em maio de 1980 o Depeche Mode se apresentou pela primeira vez num festival escolar. O primeiro álbum gravado pela banda foi lançado pela gravadora independente Some Bizzare Records. O álbum era na verdade um trabalho coletivo de várias bandas que estavam no começo de carreira, a faixa “Photographic” era do Depeche Mode.

Essa canção foi regravada depois no primeiro álbum da banda chamado Speak & Spell. Foi nessa época que o Depeche Mode passou a produzir fitas demo, Gahan sempre comenta que a banda não só enviada as fitas, mas exigia entrar no prédio da gravadora e entregar pessoalmente para o responsável. Claro que isso acarretou em desentendimentos frequentes.

As Primeiras Apresentações Do Depeche Mode

As Primeiras Apresentações Do Depeche Mode

O Grande Sucesso e a Saída De Vince Clarke

No ano de 1981 a banda lançou a canção “Dreaming of Me” que chegou ao lugar 57 das paradas inglesas. O segundo single “New Life” chegou ao número 11 e entrou no Top of the Pops. Na sequência a banda lançou “Just Can’t Get Enough” que ficou em 8° lugar nas paradas britânicas.

O sucesso dessas canções abriu caminho para o lançamento do álbum “Speak & Spell” em novembro de 1981 que conseguiu chegar ao Top 10. Vince Clarke começou a ficar descontente com o sucesso por acreditar que não tinha tempo para fazer mais nada e então deixou o Depeche Mode no final de 1981.

Para assumir a função que antes era de Vince, Martin L. Gore, passou a se dedicar mais a compor canções. Uma curiosidade é que um dos duos formados por Vince, o Erasure, fez um sucesso mais estrondoso que o Depeche Mode nos anos 80. Porém, se compararmos o duo e a banda na década de 90  Depeche Mode se manteve mais popular.

http://www.youtube.com/watch?v=AhlzJuhm2uQ

See You

O primeiro single sem Clarke foi “See You” que ao contrário do que se esperava foi um grande sucesso chegando a 6ª posição nas paradas do Reino Unido. Depois de mais alguns singles de sucesso a banda lançou o seu segundo álbum A Broken Frame. Para suprir a falta de um tecladista a banda fez um anúncio que dizia “Precisa-se de tecladista para banda bem colocada – não queremos “perder tempo””.

O tecladista de 22 anos, Alan Wilder, respondeu o anúncio e passou nos testes. Wilder não participou da gravação do álbum, a sua primeira contribuição musical com a banda foi em 1983 com a canção “Get the Balance Right!”. Também é importante ressaltar que Alan foi responsável por vários clássicos da banda como o disco “Violator” de 1990.

Construction Time Again e a Mudança

O terceiro álbum “Construction Time Again” mostrou uma mudança radical no som do Depeche Mode. Essa mudança se deu principalmente pelo uso de Synclavier e Emulator com os synths analógicos. O primeiro single “Everything Counts” foi um grande sucesso. Essa foi a fase de maior sucesso do Depeche Mode uma vez que a banda passou a ser conhecida no mundo todo.

O som da banda nos álbuns seguintes combinou as canções de críticas políticas que já eram feitas pela banda com outras de temas mais pessoais como relações adúlteras (“Lie to Me”) e outras baladas como “Somebody”. No ano de 1984 a banda lançou o seu primeiro material em vídeo.

A Saída De Alan Wilder

No ano de 1995 o tecladista Alan Wilder decidiu deixar o Depeche Mode alegando que contribuiu bastante com a banda e que nunca teve seu trabalho reconhecido. Muito se cogitou sobre um substituto, porém, os integrantes remanescentes resolveram permanecer como um trio.

A Continuação Do Depeche Mode

O single “It’s no Good”, lançado em abril de 1997, foi o maior sucesso da banda na fase pós-Wilder até a grande ascensão dos anos 2000. O álbum “Liquid” de 2000 não foi um grande sucesso comercial, porém, na primeira década do novo século o Depeche Mode realizou turnês de grande sucesso e impacto.

Após uma longa pausa a banda retorna em 2009 com um novo álbum chamado “Sounds of the Universe” que se tornou um dos mais vendidos do ano. O Depeche Mode seguiu então numa longa turnê pelo mundo passando pelo Brasil. No ano de 2011 a banda lançou um álbum de remixes que contavam inclusive canções dos ex-membros Vince Clarke e Alan Wilder. Em 2013 a banda lançou um novo álbum chamado “Delta Machine”.

Uma das bandas de maior influência dos anos 80 que passou muito bem pela década de 90 e chegou aos anos 2000 ainda com um grande sucesso. O Depeche Mode começou como um quarteto e se manteve assim por muitos anos até que se consagrou novamente como um trio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *