Grupos de Axé Famosos

Já fazem de 25 anos que o axé music tomou conta do Brasil. O ritmo que saiu da Bahia ganhou todas as regiões do país e fez de muitos dos seus representantes, brasileiros da classe artística milionários. Porém, apesar do sucesso no país todo, o grande momento do axé ou música baiana, como é comum chamar esses grupos e cantores, é durante o carnaval e os famosos blocos que arrastam milhares de pessoas.

Os Famosos do Axé na Bahia

Na Bahia o sucesso dos grupos de axé e dos cantores do ritmo musical baiano é reconhecido não somente pelos shows e aparições na televisão, mas também, através de um imóvel caro comprado em algum bairro nobre de Salvador. Dizem por lá, que quando um bairro de classe alta ganha um novo morador, certamente, aquela pertence a alguém do “axé”, um artista. Essa afirmação não é de toda sem fundamento.

O que se viu há cerca de 30 anos atrás foi a explosão desse gênero musical em todo o Brasil. Era 1985, onde os grupos de axé ficaram famosos depois de se profissionalizarem. As músicas que foram produzidas nessa época fizeram com que artistas e produtores e gravadores conhecessem verdadeiras fortunas.

Para se ter ideia da máquina da fortuna que representa o axé music, a cada carnaval em Salvador, a movimentação de dinheiro na cidade fica em torno de R$ 1,2 bilhões. Cerca de 11 mil artistas estão envolvidos e 230 grupos entre blocos e trios comandados elos grupos de axé mais famosos do Brasil.

Fora esse período, o negócio se estende nas chamadas micaretas ou carnaval fora de época e da apresentação desses artistas em outras partes do país. Uma folia que hoje em dia, com o sucesso dos grupos de axé dura o ano todo, em todas as partes do Brasil.

Dos Grupos de Axé Famosos à Carreira Solo

Ivete Sangalo que começou num grupo e agora segue carreira solo, como vários vocalistas fizeram ao longo do tempo, é uma das mais bem sucedidas. A cantora baiana vendeu mais de 800 mil cópias do DVD que gravou no estádio de futebol Maracanã, no Rio de Janeiro. Chegou a leva mais de 55 mil pessoas para o famoso festival de Verão de Salvador e todos os seus shows em qualquer parte do país têm sempre lotação esgotada.

O sucesso do axé music é porque, segundo especialistas, é um ritmo cujo objetivo principal é proporcionar folia e alegria, serve para animar ocasiões. Por outro lado, os seus representantes se sentem muito honrados de poder levar a própria cultura para todo o país.

A cantora Ivete uma das mais bem sucedidas do axé music chega a fazer 10 shows por mês, com valor que supera os 400 mil reais por apresentação. E suas carreira começou em 1990, quando foi escalada para ser a vocalista da Banda Eva.

De lá pra cá, Ivente nunca deixou de estar no topo, o mesmo não se pode dizer da Banda Eva, que não foi feliz nas trocas e perdeu o seu espaço no cenário nacioanal depois da saída de Ivete.

Já Daniela Mercury, outro nome da famoso do axé sempre foi um sucesso desde quando o ritmo estorou no Brasil, e não foi vocalista de nenhum grupo. A cantora desbancou outros artistas na década de 1990, com o “Canto da Cidade”, que foi cantada nos quatro cantos do país e se tornou daquelas músicas inesquecíveis, que as novas gerações passaram a conhecer.

Daniela Mercury nunca saiu do cenário musical e na sua agenda ela tem sempre shows em Paris e Londres e em todos as regiões do Brasil. Apesar de ter feito uma turnê na Europa, a carreira da cantora brasileira não foi tão bem sucedida lá fora como sempre foi no Brasil.

Do Babado Novo saiu outra cantora de axé famosa, Cláudia Leite. O mesmo aconteceu com o grupo em relação a não emplacar um outro vocalista que o fizesse ficar entre os mais famosos. Em compensação, Cláudia Leite conseguiu ter uma carreira tão bem sucedida como Ivete.

Assim como Ivete, o cachê de Cláudia Leite supera os 400 mil reais e ela faz cerca de 14 apresentações mensais.

Para muitos cantores baianos, foi Luiz Caldas com o seu “Fricote” que abriu as portas do ritmo para o resto do Brasil e fez com que surgissem muitos grupos de axé famosos e cantores também. A música foi lançada em 1985 e também foi aquele “chiclete”, que perdurou anos e se for tocada ainda hoje fará todo mundo levantar da cadeira e dançar muito. Já o cantor, no cenário nacional desapareceu depois de alguns outros sucessos.

Dos grupos de axé famosos mais recente está o Parangolé, que emplacou a música “Rebolation”. A banda faz uma mistura de axé com pagode e tem a coreografia que acabou caindo no gosto dos brasileiros e dos gringos também. Aliás, eles disseram que o nome da canção foi escolhido pensando nos estrangeiros, que poderiam entender do que se tratava a música.

Cronologia do Sucesso do Axé

  • 1985- o Brasil inteiro se apaixona pela música do cantor e compositor Luiz Caldas, “Fricote”.
  • 1989- os grupos de axé famosos que se destacam são: Banda Cheiro de Amor, Chiclete com banana e Ásia de Águia.
  • 1992- é a vez de Daniela Mercury ganhar o público com o “Canto na cidade”. Surge também o grande sucesso “É o tchan”, com a moda das coreografias.
  • 1995- a Banda Eva se tornou a mais famosa de todas com Ivete Sangalo como vocalista.
  • 2001- é a vez do Babado Novo e Cláudia Leite que fazem um grande sucesso no Brasil.
  • 2010 – o grupo mais famoso passa a ser Parangolé.

As músicas de axé que fizeram mais sucesso:

  • Tieta de Luiza Caldas
  • Dança do Bumbum com o grupo É o Tchan
  • Tribotchan com o grupo É o Tchan
  • Levantou Poeira com Ivete Sangalo
  • Carro Velho com Ivete Sangalo
  • Voa Voa com o grupo Chiclete com banana
  • Selva Branca com o grupo Chiclete com banana
  • Dança do vampiro com o grupo Asa de águia
  • Swing da cor com Daniela Mercury
  • O canto na cidade com Daniela Mercury
  • Bola de Sabão com o grupo Babado Novo

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *