Grupos de Pagode dos Anos 90

A seguir, conheça os grupos de pagode que fizeram sucesso nos anos 90 e um resumo sobre a carreira deles naquele momento:

1- Raça Negra: O grupou nasceu em 1983, mas o auge da carreira foi nos anos 90. Liderado por Luiz Carlos, o vocalista, todos os integrantes eram da cidade de São Paulo, mais exatamente da Zona Leste da Cidade.

Eles entraram pela primeira vez em estúdio em 1991 e a partir desse momento gravaram um álbum a cada ano. Entre os seus maiores sucessos estão: Cheia de Manias, Doce Paixão, Cigana. Nos anos 90 era um dos grupos brasileiros que pedia o cachê mais alto para cada apresentação.

2- Molejo: O grupo Molejo nasceu quando o pagode estava consolidado como um dos ritmos mais tocados nas rádios brasileiras. Seus integrantes, todos da cidade do Rio de Janeiro, se reuniram no ano de 1993. Anderson Leonardo, Andrezinho, William Araújo, Claumirzinho, Lúcio Nascimento e Jimmy Batera fizeram um pagode menos romântico, como os demais grupos e abusaram da irreverência. Alguns dos seus maiores sucessos: Dança da Vassoura, Caçamba, Samba Rock do Molejão, entre outros.

3- Art Popular: Assim como o grupo Molejo, o Art Popular conseguiu gravar o primeiro álbum em 1993. O primeiro disco vendeu 170 mil cópias e rendeu um longo contrato com a gravadora EMI. Todos os integrantes do grupo são de São Paulo e já estavam junto há 8 anos até alcançarem o sucesso nos anos 90.

4- Só Pra Contrariar: O grupo Só Pra Contrariar fez muito sucesso nos anos 90, mas o caminho dos rapazes de Uberlândia começou um pouco antes, em 1989, eles já eram conhecidos. O que fez com que esse grupo fosse um dos primeiros a torna-se um grande sucesso no Brasil foi a música “Que se chama amor”. O samba romântico ficou por semanas no top das rádios do nosso país. O grupo era formado por: Alexandre Pires, Serginho, Luís Fernando, Luís Vital, Juliano Pires, Alexandre Popó, Rogério e Hamilton.

Em 1997, o grupo chegou a vender 3 milhões de cópias e acabou tornando-se um dos principais representantes do pagode no Brasil.

5- Os Morenos: O grupo nasceu no ano de 1990 e fez muito sucesso, algumas das suas músicas ficaram por semanas entre as mais tocadas das rádios brasileiras e os rapazes conseguiam lotar shows em todas as regiões do país. Veja as músicas que mais fizeram sucesso do grupo Os Morenos: Tô Dentro Tô Fora, Tá Afim de Sambar, Amor Singular, Marrom Bombom, Amor de Verão, Teu Charme, Olho Grande, Mina de Fé, Paranoia e Pagodão dos Morenos.

6- Grupo Raça: O Grupo Raça nasceu anos antes do pagode explodir no Brasil, era o ano de 1985 e Marquinhos Raça se juntou com Marley para formar o grupo. No início da carreira elas tocam com nomes renomados da música brasileira, como Ivone Lara e Alcione. E foi nesse caminho, que em 1987, eles já tinham o primeiro contrato com uma gravadora, com a BMG. O primeiro disco teve uma música que fez um grande sucesso, “Dona da Minha Sina”.

Entraram os anos 90, o pagode chegou no seu auge e o Grupo Raça também, que ficou conhecido nacionalmente em 1992, graças a música “Feito Pra Você”. Outros sucessos da banda foram: Tô Legal e Quem Ama.

O auge do grupo foi em 1994 quando se destacaram como os “maiores vendedores de discos” da gravadora BMG.

7- Sensação: Sensação é um outro grupo de pagode que nasceu na cidade de São Paulo e fez muito  sucesso no auge do estilo nos anos 90. Todos os componentes do grupo moravam na Zona Norte da capital paulista, em Vila Carolina. No início eles gostavam de estar juntos para fazer samba, como lazer, mas a ideia de se profissionalizar virou realidade no ano de 1986. Então, Gazu, Miltinho, Marquinhos, Carica, Reinaldinho, João e Cogumelo formaram o Sensação.

No início da carreira, o grupo se apresentava em bares próximos de casa e com um disco independente gravado, conseguiram que ele saísse com o selo de uma gravadora no ano de 1990. O contrato do Sensação foi com a gravadora Continental e as suas músicas que fizeram mais sucesso foram: Sentimento Nu e Coral de Anjos.

8- Exaltasamba: O grupo Exaltasamba foi formado no ano de 1986 e os rapazes tocavam pagode nos bares das cidades que fazem parte do ABC de São Paulo. Todos os componentes são de São Bernado do Campo, sempre estado de São Paulo.

O primeiro disco do grupo foi independente e eles lançaram no ano de 1992, quando o pagode começava ganhar dimensão nacional. Mas, foi só em 1994, que eles começaram a atrair a atenção dos amantes do pagode do Brasil e também das gravadoras e de potenciais empresários.

A música do grupo que fez mais sucesso foi “24 Horas de Amor”, que ficou por um longo tempo entre as mais tocadas das rádios brasileiras.

O primeiro contrato com uma gravadora veio em 1996, com a Emi Music. E o primeiro lançamento chegou a vender 750 mil cópias. O sucesso foi se repetindo e crescendo a cada um novo lançamento e chegou a vender mais de 1 milhão de cópias em apenas 6 meses.

9- Katinguelê: O grupo de rapazes paulistas – Téo, Nino, Breno, Diguinho e Mário fez sucesso em todo o Brasil no ano de 1996, quando estavam lançando já o terceiro álbum. Os dois primeiros eram independentes e o terceiro que fez com que o grupo tornasse conhecido saiu com o selo da Continental. O sucesso foi tanto que eles bateram a marca de mais de 1 milhão de cópias vendidas. Entre os maiores sucessos do grupo estão: Recado à minha amada, Luana, Ainda resta uma bagagem, Essa menina e no Compasso do Criador, entre outras.

10- Travessos: Os rapazes do grupo Travessos, todos de São Paulo, se reuniram em 1993. Porém, a música estava presente na vida dos 5 rapazes há muito tempo, quando crianças faziam parte do grupo “Toca do Coelho”.

O primeiro nome do grupo foi “Muleke Travesso” formado por Fabinho, Rodriguinho, Rodrigão, Edimilson e Chorão. A primeira música que fez sucesso foi “Você em mim”. Porém, foi no ano de 1997, que o agora, “Os Travessos” passou a ser conhecido em todo o Brasil.

O Brasil disco saiu pela gravadora Atração e não fez tanto sucesso quanto era esperado, mas foi uma questão de tempo, no segundo trabalho eles fizeram grande sucesso. Durante o auge faturaram disco de ouro e platina. A música mais tocada nas rádios do grupo foi: Quando a gente ama.

Podemos ainda citar outros grupos de pagode que fizeram grande sucesso, como Karametade, Malícia, Os Morenos e Soweto, entre outros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *