Imagine Dragons – Banda de Indie Rock

O estilo da  banda Imagine Dragons é indie rock e foi formada nos Estados Unidos, no estado de Nevada na cidade de Las Vegas. O nome que pode parecer ter um significado óbvio ou misterioso, na verdade se trata de um anagrama. Mas, só os componentes do grupo é que sabem o que significa.

Como Tudo Começou e Os Primeiros Sucessos da Banda

A banda Imagine Dragons é muito recente, a formação profissional se deu em 2008, e logo o grupo lançou dois EP. Um deles com o nome de Hell and Silence e o outro Imagine Dragons EP. Depois desses dois lançamentos, eles voltaram ao estúdio somente em 2010.

As gravações foram feitas no estúdio Battle Born e o terceiro EP saiu com o nome de “It’s Time”.

Todos os três trabalhos foram realizados enquanto o grupo ainda não tinha contrato com nenhuma gravadora.

Antes do Imagine Dragons e A Primeira Chance

No ano de 2008, Andrew Tolman, o baterista e o vocalista Dan Reynolds se conheceram na universidade de Brigham Young. E a ideia de montar a banda partiu de Tolman, que chamou para fazer parte o seu amigo Daniel Wayne Sermon e para completar a sua esposa, Brittany Tolman. Ela seria a responsável pela segunda voz do grupo em algumas músicas.

E Wayne Sermon levou mais uma pessoa para fazer parte do grupo, bem Mckee. Um amigo que era estudante de música.

Todos eles que passaram a fazer pate do grupo moravam em Las Vegas e foi onde três dos seus Eps foram gravados.

A primeira chance e alegria do grupo se deu com a perda de um outro grupo. A banda Train não pode participar do festival Bite of Las Vegas 2010 por que o seu vocalista Train ficou doente. Foi então, que a banda Imagine Dragons ocupou o lugar do outro grupo e teve a oportunidade de se apresentar para vinte seis mil pessoas.

A apresentação no festival rendeu críticas positivas e logo surgiu a oportunidade de fechar contrato com uma gravadora. E em 2011, lançaram o primeiro CD profissional, que levou o prêmio de “Melhor CD de 2011”, segundo a revista “Las Vegas Seven Magazine”.

E mais prêmios: Mais Las Vegas deram o título para o Imagine Dragons de Best Local Indie Band 2010. O contrato do grupo foi com a gravadora Interscope Records , o mesmo produtor de Alex da Kid.

A banda também perdeu alguns membros, Brittany Tolman saiu em julho de 2011 e Andrew Tolman também. Entraram para substituí-los Theresa Flaminio, que também saiu, mas em janeiro de 2012. E o baterista, que continua no grupo, Daniel Platzman.

Imagine Dragons: Carreira Internacional

Depois do contrato com a gravadora Interscope em 2011, a carreira de Imagine Dragons deslanchou. O primeiro EP que foi lançado já com o contrato com a gravadora foi lançado no dia 14 de fevereiro de 2012 com o título Continued Silence. E logo chegou a posição 40 da Billboard 200.

Depois veio a música It’s Time e no Billboard Hot 100 ficou na posição 15. O vídeo da canção foi lançado em abril de 2012.

Ainda em 2012, o Imagine Dragons anunciou que estaria gravando um novo CD. O Night Visions foi gravado dentro de Palms Casino Resort. E logo chegou na segunda posição do Billboard 200, pouco depois do lançamento.

Só na primeira semana o Night Visions vendeu 83 mil cópias. E faturou a primeira posição no Billboard Alternative e Rock álbum. E o sucesso continuou, entre as melhores, o disco do Imagine Dragons ficou entre os 10 melhores no Canadá, na Áustria, na Noruega e na Alemanha.

E no mesmo ano, Imagine Dragons ainda foi apontada pela Billboard como uma das “novas estrelas brilhantes de 2012” e para o Amazon era o “artista de rock favorito”.

Sucesso de vendas e de shows. Em 2012 eles deram início a turnê do álbum do Night Visions, que começou nos Estados Unidos seguiu para o Canadá e esteve em vários países da Europa.

Além da turnê, o Imagine Dragons foi convidado para participar de vários festivais de música, como o Summer Sonic, o Lollapalooza, o NorthSide Festival, entre outros.

Imagina Dragons e Renda Revertida Para Caridade

Tyler Robinson morreu no início do ano de 2013 e por isso, os componentes do grupo junto com a sua família criaram uma fundação de caridade, com o nome de “Fundação Tyler Robinson”.

A instituição criada na parceria entre parentes de Tyler e a banda tem por finalidade ajudar crianças que sofrem com o câncer.  Apoiam pesquisas e ajudam aquelas famílias que não podem arcar com os gastos do tratamento do filho. Além disso, eles fazem de modo que os pais tenham tempo para cuidar dos seus filhos, porque assumem financeiramente a família com direito recebido através de doações.

Além disso, todo o dinheiro arrecadado com a música “Demons” é revertido para a instituição.

As Influências Musicais do Imagine Dragons

The Beatles, Muse, Arcade Fire, Harry Nilsson e Paul Simon são algumas das influências do grupo, segundo Dan Reynolds.

Eles destacam também que o sucesso se deve a influência de bandas como a Mumford&Sons cujo estilo é pop e que eles souberam transformá-lo em um sucesso comercial.

Todos os Músicos Que Passaram Pela Banda e os Atuais

Os que fizeram parte do Imagine Dragons e já não fazem mais:

  • Na bateria e no vocal, Andrew Tolman ficou 3 anos, desde 2008 2011.
  • Também no vocal e no piano, Brittany Tolman ficou 2 anos, entre 2009 e 2011.
  • Theresa Flaminio é outro nome que passou na banda, mas somente durante um ano, de 2011 a 2012, no vocal e piano.
  • Dave Lemke esteve no baixo e vocal somente um ano também, entre 2008 e 2009.

Fazem parte da banda atualmente:

  • Quem comanda a guitarra, o baixo, a bateria e também vocal é Dan Reynolds, que está desde 2008.
  • No backing vocal, no baixo e no teclado, a banda conta com Ben McKee, que entrou em 2009 e está até hoje.
  • No cello, na guitarra e no backing vocal, Wayne Sermon, chamado de Wing, que entrou em 2009.
  • E para completar a banda, Dan Platzman, que comanda a bateria, a viola, o backing vocal e entrou em 2011 para o grupo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *