Imagine Dragons: Indie Rock

Quem curte a banda americana Imagine Dragons sabe que o grupo formado em 2008 tem o estilo indie rock. Os americanos formaram o grupo em Las Vegas, Nevada e o nome Imagine Dragons é um anagrama de uma palavra, mas que eles nunca revelaram, o segredo ficou entre os membros da banda.

A banda apostou em um EP logo depois da formação em 2008, o título, o nome do grupo “Imagine Dragons EP”. Depois de 2 anos, em 2010, gravaram um segundo EP, cujo o título foi “Hell an Silence EP”. Os dois primeiros trabalhos da banda americana foram feitos no Battle Born Studios.

O terceiro trabalho saiu em 2011, mais um EP com o título “It’s Time”. Todos os três álbuns saíram antes do grupo ter um contrato assinado com uma gravadora.

Imagine Dragons Antes da Fama

O grupo começou quando Andrew Tolman que se tornou o baterista da banda conhece o Dan Reybolds que se tornou o vocalista, se conheceram na Brigham Young University. Os dois rapazes eram alunos da instituição. Mas, partiu de Tolman a iniciativa para recrutar uma banda e chamou Daniel Wayne Sermon, conhecido como Wing, para fazer parte. O rapaz tinha terminado o curso no Berklee College of Music.

Depois de Wing, Tolman resolveu chamar a própria esposa para fazer parte da banda, Brittany Tolman. Ela seria a segunda voz do grupo e também é a cantora principal de algumas músicas do Imagine Dragons.

E para completar ficou por conta de Wayne completar o grupo e chamou Berklee, uma estudante de música para completar o grupo. No grupo Berklee é bem McKee.

Uma vez o grupo formado, todos dividiam o mesmo teto em Las Vegas e foi na mesma cidade que foram gravados os três álbuns independentes.

A primeira chance de sucesso do Imagine Dragons aconteceu com um problema de saúde enfrentado pela banda Train. Pouco antes de começar o Bite of Las Vegas Festival 2010, o vocalista do Train ficou doente e a banda não poderia se apresentar. Foi então, que a Imagine Dragons foi chamada para substitui-los.

O grupo que já tinha 3 discos gravados se apresentou diante de um público de 26 mil pessoas. E foi um grande sucesso de críticas positivas: o CD lançado em 2011 foi eleito o melhor pela revista “Las Vegas Seven Magazine”, a “Las Vegas Weekly” considerou o grupo como o melhor de música indie de Las Vegas e também receberam elogios da “Las Vegas CityLife” e  muito mais.

Porém, o primeiro contrato só chegou no ano seguinte com a Interscope Records e Alex da Kid assumiu como produtor do Imagine Dragons. Mas, no mesmo período, a banda perdeu alguns dos membros da formação original. Saíram Brittany Tolman e Andrew Tolman, em junho de 2011. E para substitui-los entraram Theresa Flaminio e Daniel Platzman que está até hoje como baterista. Mas, Theresa saiu da banda em janeiro de 2012.

Imagine Dragons faz Sucesso Internacional

De Las Vegas para o mundo. O contrato com a gravadora Intescope fez com que o grupo abrisse as portas para o sucesso. No dia 14 de fevereiro de 2012, eles lançaram o primeiro álbum pela gravadora intitulado “Continued Silence”. O EP alcançou a posição 40 do Billboard 200.

Não demorou muito para que a gravadora relançasse a música “It’s time”, que levou a posição 15 do Billboard Hot 100.

O passo seguinte foi o lançamento do vídeo da música em vídeo, no dia 17 de abril de 2012 e foi exibido por todas as MTV do mundo, sendo a banda nomeada MTV Push Artist of the Week.

Além disso, o vídeo ainda foi classificado como MTV Video Music Award e ficou com o melhor clipe de rock. A música ainda ficou com o certificado de platina pela RIAA, em novembro de 2012.

O álbum “Night Visions” foi finalizado em 2012, no Studio X, mas foi lançado pela Labor Day. O disco ficou com o segundo lugar da Billboard 200. As vendas só na primeira semana superaram 82 mil.

O álbum ainda ficou com a primeira posição da Billboard Rock álbum e Alternative e figurou entre os 10 melhores na Áustria, no Canadá, na Noruega e na Alemanha.

No ano de 2013, em fevereiro, o álbum foi certificado como ouro pela RIAA.

Para Billboard no ano de 2013 a Imagine Dragons era uma das “novas estrelas de 2012” e chamou o grupo de “artista de rock favorito daquele ano”.

A primeira turnê do grupo foi em 2012 do álbum “Night Visions”. A banda se apresentou nos Estados Unidos, Canadá e em alguns países da Europa.

Em outubro de 2012, o grupo anunciou que estavam preparando um novo EP, com o título “Hear Me”, foi lançado em novembro de 2012 no Reino Unido.

A banda marcou em presença em vários festivais importantes, como o Summer Sonic, Bergenfest, T in The Park, Lollapalooza, entre outros.

Imagine Dragons Fora do Palco

Tyler Robinson morreu no início de 2013 vítima de um câncer e a banda junto com a sua família criou uma instituição chamada “Fundação Tyler Robison”. O objetivo é atender gratuitamente crianças que e famílias daquelas que sofrem com câncer.

Eles fizeram isso porque pesquisas revelaram que apesar de ter boas promessas de cura para as crianças, muitas não se salvam porque as famílias não podem pagar o tratamento.

A fundação criada pelo grupo com a família de Tyler ajuda arrecadando dinheiro para ajudar essas família.

As Bandas que Influenciaram o Imagine Dragons

Nas entrevistas quando perguntado pelas influências, Dan Reynolds cita: Muse, Arcade Fire, Paul Simon, The Beatles e Harry Nilsson.

Que faz parte da banda Imagine Dragons:

  • Vocal, guitarra e baixo: Dan Reynolds
  • Baixo, backing vocal e teclado: Ben Mc Kee
  • Guitarra, celo e backing vocal: Wayne Wing Sermon
  • Bateria, viola, backing vocal: Dan Platzman

Passaram pelo Imagine Dragons:

  • Andrew Tolman que ficou entre os anos de 2008 e 2011: vocalista e bateria.
  • Brittany Tolman que ficou entre os anos de 2009 e 2011: vocalista e pianista.
  • Theresa Flaminio que ficou entre os anos de 2011 e 2012: vocalista e pianista.
  • Dave Lemke que ficou entre os anos de 2008 e 2009: vocalista e baixista.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *