The Roots: Banda De Hip Hop

A banda de hip hop / neo soul americana The Roots é ganhadora de prêmios como o Grammy e começou as suas atividades no ano de 1987. Os integrantes da banda são Ahmir-Khalib Thompson na bateria, Black Thought voz, Dice Raw também voz, Scott Storch no instrumento de teclas, Rahzel e Malik Abdul Basit-Smart na voz.

Uma das características que fez com que o The Roots se tornasse conhecido foi o fato de dar uma abordagem mais eclética para o hip hop com a apresentações com instrumentos ao vivo. A banda começou lançando um álbum independente e desde então já lançou 10 álbuns de estúdio, 2 EPs e 2 álbuns de colaborações.

Além disso, o The Roots já fez colaboração com um grande número de artistas de variados gêneros. Desde de 2009 a banda The Roots atua como a banda da casa no Late Night com Jimmy Fallon. A banda conta com grande aprovação da crítica e já chegou a ser classificada como a banda n° 7 na lista de 25 melhores grupos de hip hop de todos os tempos. Para alguns críticos o The Roots é a primeira banda legítima de hip hop.

A História Do The Roots

Organix – O Primeiro Álbum

O álbum Organix foi produzido, lançado e comercializado de forma totalmente independente no ano de 1993. O trabalho teve uma boa repercussão e isso fez com que surgisse vários convites de gravadoras. O The Roots assinou com a DGC / Geffen e em 1995 foi lançado o primeiro álbum da banda pela gravadora que recebeu o nome de “Do You Want More?!!!??!”.

Organix – O Primeiro Álbum

Organix – O Primeiro Álbum

Do You Want More?!!!??! – Álbum Lançado Pela DGC / Geffen

O álbum “Do You Want More?!!!??!” obteve um sucesso médio principalmente em decorrência a aparição da banda no festival Lollapalooza. No ano de 1995 a banda ainda participou do Festival de Jazz de Montreux. Foi nesse momento que Rahzel e o produtor Scott Storch se juntaram ao grupo.

Illadelph Halflife – O Primeiro Grande Sucesso

No ano de 1996 o The Roots lançou o seu terceiro álbum intitulado “Illadelph Halflife”, esse foi o primeiro grande sucesso do grupo. Com esse álbum o grupo chegou ao Top 40 da Billboard. Em grande parte o sucesso se deveu ao vídeo “What They Do” (uma paródia dos vídeos de rap feitos até então) que passou muito na MTV. O primeiro single “Clones” foi o primeiro a entrar para o top cinco das paradas de rap.

Illadelph Halflife – O Primeiro Grande Sucesso

Illadelph Halflife – O Primeiro Grande Sucesso

Things Fall Apart – Um Álbum Marcante

No ano de 1999 foi a vez do The Roots lançar o álbum “Things Fall Apart” que o primeiro do grupo a ficar em 4° lugar do top 200 da Billboard. O trabalho foi premiado com o disco de ouro, ou seja, vendeu mais de 500 mil unidades nos Estados Unidos. Dentre as faixas de destaque desse trabalho estão “Double Trouble”, “”Act Two” e “You Got Me”. A última canção citada foi premiada com o prêmio de Melhor Performance de Rap por duo ou grupo de rap. O álbum recebeu a indicação de Melhor Álbum de Rap.

Phrenology – Saída De Membros Do Grupo

Vários integrantes do grupo como Malik B saíram do The Roots. Em 2001 o The Roots recebeu o apoio de Jay-Z para fazer um show. Com o sucesso do show a banda lançou o álbum “Phrenology” que não teve tanto sucesso quanto o seu antecessor chegando apenas a posição 28 das paradas. O sucesso comercial do álbum foi bom.

The Tipping Point – Mudanças

Depois foi a vez de Ben Kenney and Scratch saírem do grupo, o primeiro passou a fazer parte da banda de rock Incubus. O The Roots lançou então o álbum “The Tipping Point” que surgiu depois de várias jam sessions. O álbum recebeu indicações ao Grammy e chegou ao 4° lugar na parada de álbuns da Billboard.

Game Theory – Reflexo Do Estado Político Dos Estados Unidos

O álbum “Game Theory” foi lançado em 29 de agosto de 2006 e Questlove descreveu esse trabalho como sendo obscuro como um reflexo da situação política pela qual passava os Estados Unidos. O primeiro single desse álbum foi “Don’t Feel Right” e depois vieram as canções “No Music” e “Here I Come”.

Rising Down – Oitavo Álbum

O álbum Rising Down é o oitavo álbum do The Roots que foi lançado no dia 29 de abril de 2008. Uma curiosidade é que a canção “Birthday Girl”, feita em colaboração com o Fall Out Boy Patrick Stump foi retirada do álbum algumas semanas antes do lançamento por não se encaixar no restante, supostamente. Ficou disponível somente para download digital. Esse trabalho manteve a obscuridade do seu antecessor e também teve a política como um dos principais temas. O primeiro single desse trabalho foi “Rising Up” com Wale e Chrisette Michele.

How I Got Over – O Alívio Pós-Bush

O álbum “How I Got Over” também teve a política como tema central e enfatizou o alívio que a banda sentiu com o fim da era Bush. As faixas foram gravadas ao vivo e o lançamento aconteceu em 22 de junho de 2010. No dia 24 de julho de 2009 o The Roots estreou como banda do Late Night com Jimmy Fallon.

Wake Up! – Colaboração Com John Legend

O The Roots colaborou com John Legend no álbum Wake Up! que foi lançado no dia 21 de setembro de 2010.

Betty Wright: The Movie

A banda ainda colaborou com a cantora de R&B Betty Wright no ano de 2011 no álbum Betty Wright: The Movie. O álbum foi indicado ao Grammy de “Melhor Performance R & B Tradicional” de 2012.

Undun – Décimo Álbum

Em dezembro de 2011 a banda lançou o seu décimo álbum que recebeu o título de “Undun”. O primeiro single foi “Make My”, nesse trabalho o The Roots optou por contar a história de um personagem chamado Redford Stephens que precisa escolher entre seguir seus sonhos ou entrar para o crime para sobreviver e ganhar dinheiro. A escolha de Redford é o crime.

Participaram desse trabalho artistas como Aaron Livingston, Big KRIT, Truck Norte, Sufjan Stevens e Dice Raw.

Wise Up Ghost

No dia 17 de dezembro de 2013 o The Roots e Elvis Costello lançaram o álbum “Wise Up Ghost”. No dia 22 de julho de 2013 foi a vez de lançar o clipe da música “”Walk Us Uptown”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bandas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *