A História do Rock

O Rock’n’roll ganhou popularidade na década de 1950, devido em grande parte ao desenvolvimento da guitarra elétrica, as máquinas de música, televisão, e os discos de 45 rotações por minuto. Algumas figuras, como Alan Freed, Phillips Sam, Jerry Leiber, Mike Stoller, entre outros, aproveitaram essas tecnologias para manipular o público e os músicos para que estes participassem do nascimento de uma nova era.Como quase toda a música americana, o rock’n’roll nasceu a partir de uma iniciativa negra, mas o seu artista mais popular foi, sem dúvida, Elvis Presley, que era um garoto branco de Tupelo, Mississippi, mas que tinha uma voz e ritmo de um cantor negro de R & B.

Rock'n'roll

Rock’n’roll

O Começo do Rock ‘n’ Roll

A gravadora e estúdio de Sam Phillips, a famosa Sun Records, teve uma grande importância sobre a ascensão do rock’n’roll, assinando com Elvis Presley e assim fez a montagem do que mais tarde seria conhecido como o Quarteto de Ouro, com Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, Johnny Cash, e Elvis Presley .Os primórdios do Rock’n’roll como música reuniam elementos do country, do blues, do gospel, e também do R & B, mas logo amadureceu o seu próprio som, distinto e intenso, que deu origem a ícones como Jimi Hendrix, The Who, Rolling Stones, Bob Dylan, e, é claro, os Beatles.O Rock sofreu um duro golpe quando o Rap, outra forma de arte com raízes exclusivamente negras, fez grande volume de vendas de CDs durante toda a década de 90, mas continua a prosperar e ter um enorme impacto sobre a cultura popular. Pelo menos até os dias atuais, é quase impossível pensar que um dia o Rock possa sair de moda.

O Legado do Rock

O Rock’n’roll começou a cair na preferência das plateias brancas quando Elvis gravou “That’s All Right, Mama”, em 1954; embora esta música ainda não tenha lhe dado o topo das paradas, conquistado apenas em 1956 com “Heartbreak Hotel”. Em 1964, com a chegada do Beatles em território americano, o rock firmemente encaixou-se na consciência coletiva da cultura popular e não saiu desse lugar desde então.Os bateristas contribuíram muito para a evolução do rock no gosto do público. Na década de 60, o boom do rock ocorreu literalmente. Isso se deveu em parte à enorme popularidade do rock, o que levou a shows em estádios e grandes performances. Os festivais ao ar livre receberam dezenas de milhares de entusiastas do rock. O Festival Pop de Monterrey, em 1967, atraiu 200 mil fãs ao longo de um período de três dias e o mais famoso, o Festival de Woodstock em 1969 atraiu cerca de 500 mil pessoas no maior festival de rock de todos os tempos.

As Vertentes do Ritmo

O Rock’n’roll se transformou em diversas correntes, como o Surf rock, o rock de garagem, o rock psicodélico, o rock progressivo, o heavy metal, o punk rock, new wave, grunge, rock alternativo e outros estilos de música que também são muito populares. Muitos argumentam que o rock deu origem ao techno e também ao rap.Os bateristas se revelaram neste novo ambiente e usaram isso como uma forma de serem mais vistos, ou seja, estarem mais em evidência com o público. Em particular, bateristas como Keith Moon (The Who), John Densmore (The Doors), Ginger Baker (Cream), Michael Shrieve (Carlos Santana), Mitch Mitchell (Jimi Hendrix), trouxeram os bateristas para a frente, abrindo espaço para performances mais elaboradas, os solos.

As Vertentes do Ritmo

As Vertentes do Ritmo

The Beatles

A banda de rock mais influente de todos os tempos. Eles fizeram de tudo, desde as canções pop nos seus primeiros dias para o grande e significativo rock mais tarde. Todos os quatro integrantes eram grandes músicos e escritores (sim, até Ringo), e quase todas as músicas que eles escreveram foram boas.

Led Zeppelin

Cada pessoa dessa lendária banda estava no top ten dos seus respectivos instrumentos. A bateria poderosa de John Bohnam foi batida por apenas dois:  John Paul Jones e fica também entre os top 10, Robert Plant que não conhecia limites, e o trabalho de Jimmy Page deixou um trabalho para que seja, possivelmente, um dos maiores guitarristas de todos os tempos.

Electric Ladyland de Jimi Hendrix

O guitarrista mais influente de todos os tempos; se alguém diz que tocar guitarra, foi influenciado por ele, mesmo que não o saiba. Ele era tecnicamente muito bom, e quase todas as suas músicas parecem impossíveis de tocar, especialmente com a emoção e o sentimento que ele tocava, para não mencionar as que ele cantava ao mesmo tempo. Se ao menos ele tivesse vivido mais tempo …

The Who

O que tinha o maior baterista de sempre, o maior baixista de sempre, um guitarrista excelente, tanto ritmo que foi um dos guitarristas mais copiados no momento em que os Beatles e Rolling Stones estavam em plena fama. Pete Townshend é um dos maiores escritores de todos os tempos, o baterista Keith Moon continuamente brilhante até sua morte, em 1978, e a voz rouca e agradável de Roger Daltry colocou a cereja no topo do bolo.

The Rolling Stones

Altamente influente e de grande talento, a autoproclamada “maior banda do mundo” merece um lugar no top cinco de todos. Keith Richards tocando guitarra nunca ofereceu nada que ninguém tenha feito, mas suas canções e riffs eram tão memoráveis que faziam uma performance especial. “Satisfacton”, é possivelmente a maior canção de Rock’n’Roll de todos os tempos. A Voz de Mick Jagger garante a identidade da banda.

Nirvana

O Nirvana em uma única tacada iniciou o movimento grunge e terminou o hair metal. Apesar de seu primeiro álbum, “Bleach”, sair em 89, seu segundo álbum, “Nevermind”, é o mais notável, e é o álbum que começou o movimento grunge. Embora alguns podem gostar da festa de Kurt Cobain mostrando suas habilidades na guitarra, é principalmente por causa da simplicidade de sua execução que fez de seu som único, ele odiava complexidade.

Pink Floyd

Não muitas bandas podem perder seu vocalista e ainda continuar a ser bem-sucedida, o Pink Floyd fez isso duas vezes. David Gilmour é o guitarrista mais emocional já visto, capaz de cativar o público com uma nota.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *