Compasso Binário – Exemplos

O compasso no âmbito de estudo musical nada mais é do que a divisão quantitativa dos sons em grupos dentro de uma composição tomando como base pulsos e repousos. Geralmente os diferentes estilos musicais possuem um compasso predefinido como o rock que usa compassos como 12/8, 4/4 ou 3/4 assim como a valsa tem como compasso tradicional o 3/4.

O uso dos compassos é importante porque facilita a execução das músicas a partir da definição de uma unidade de tempo. A divisão dos compassos é representada nas partituras por meio de linhas verticais que são desenhadas sobre a pauta. Em termos práticos é necessário que a soma de valores temporais e pausas dentro de um compasso seja igual à duração que é definida pela fórmula do compasso.

Classificações de Compasso

Existem duas formas de dividir os compassos em grupos sendo a primeira delas observando as notas que os compõem podendo ser simples ou composto ou então de acordo com a sua métrica quando podem ser binários, ternários, quaternários ou complexos. A seguir você poderá entender melhor cada um.

Compasso Simples

Estão nessa categoria os compassos que tem a unidade de tempo correspondente a duração que é determinada usando o denominador da fórmula do compasso. Alguns exemplos desses compassos simples são 2/2, 2/4, 3/8, 3/4, 4/4 entre outros.

Compasso Composto

Nessa categoria entram os compassos que tem sua unidade de tempo subdividida em três notas. O compasso 6/8 é um exemplo de compasso composto uma vez que o denominador aponta que uma semibreve pode ser então dividida em 8 partes.

Compasso Binário

Consiste numa célula de ritmo em que se têm dois tempos sendo forte-fraco, isto é, no primeiro tempo é forte e no segundo é fraco. É importante esclarecer que um compasso binário pode ser do tipo simples ou composto. Dentre os exemplos de compasso binário simples estão 2/4, 2/8 e 2/2. Já dentre os exemplos de compasso binário complexo estão 6/8  6/4. Para alguns estudiosos teóricos da música o compasso 4/4 também é binário de forma que não existiriam os compassos quaternários, salvo nos casos em que há um tempo forte seguido por três tempos fracos. Esse ritmo pode ser usado em músicas eruditas, jazz e até mesmo em ritmos mais populares como baião, frevo, blues, polca, bossa nova entre outros.

Compasso Ternário

Trata-se de uma métrica que está dividida em três tempos podendo ser simples ou composto. Dentre os exemplos de compasso ternário simples estão 3/2 e ¾. Já no grupo dos compostos estão 9/16 e 9/8. Os estilos que utilizam a versão simples do compasso ternário são guarânia e valsa. Em sua versão composta é utilizada em músicas de dança medieval e jazz.

Compasso Quaternário

Consiste no compasso que está dividido em quatro tempos podendo ser formado pela soma de dois compassos binários, estes podem ser simples ou compostos. Dentre os exemplos desse tipo de compasso estão 12/8, 12/6 e 12/4.

Compasso Complexo (Compasso Irregular)

Devido a uma questão prática da audição humana não é possível realizar compassos que tenham mais de 4 tempos sem que para isso seja feita uma subdivisão em outros compassos. Dentre os exemplos de compassos irregulares estão 7/8, 11/8, 5/8, 5/4 entre outros.

Para entender um pouco melhor o compasso binário e a fórmula do compasso confira o vídeo abaixo:

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *