Compasso Quaternário – Exemplos

O que é Compasso Musical?

Na música o compasso é uma maneira de se dividir os grupos sonoros de uma melodia ou composição musical. Ela se baseia essencialmente nas batidas, de pulsar e repousar. Entender sobre o compasso de determinada música é de extrema importância para o música já que esta facilita o modo como se executa, identifica e organiza os sons e seus ritmos. Os compassos são sistematicamente divididos por partes nas partituras, ao qual definem seu ritmo, o tempo e pulso musical, definindo assim a “fórmula do compasso”. Esta escolha permite a definição de uma pulsação característica do estilo musical a ser entonado.

Quais São os Tipos de Compasso?

Os compassos possuem caraterísticas que permitem diferir-se sendo realizados de modo simples ou compostos, e a partir daí ser subclassificados em binários, ternário, quaternários e complexos.

Compasso Simples

São aqueles em que a unidade de tempo possui uma duração já definida no denominador do compasso já estipulado, como por exemplo um compasso 2/4, este têm dois pulsos com a duração de ¼ cada.

Compasso Composto

A característica fundamental do compasso composto é que o tempo deste é dividido em três notas e sua duração é também definida pelo denominador do compasso. A citar um compasso 6/8, ou seja, o compasso é preenchido por 6 colcheias e é dividida por 8 partes.

Compasso Binário

Este é formado por um pulso forte e um fraco, sendo que cada é formado por dois tempos, o primeiro tempo forte e o segundo fraco. Este pode ser incorporado em ritmo simples ou composto e suas principais manifestações musicais são em estilos como o jazz e música erudita.

Compasso Ternário

Este pode ser simples ou composto, mas sua métrica é composta por três tempos, como o nome sugere. São exemplos de músicas a valsa e estilos medievais.

Compasso Complexo ou Irregular

Como nossa audição se torna um pouco limitada perante a complexidade musical, não conseguimos realizar compassos acima de quatro tempos, e desta maneira há uma subdivisão de compassos em menores partes. Sendo utilizadas métricas de 5/8, 10/8, 11/8 por exemplo, sendo possível realizar justaposição de métricas.

Compassos Complexos particulares

Este é um tipo interessante que compreende a justaposição de compasso de 8/x, como por exemplo compassos 2/x + 3/x + 3/x, sendo este tipo de métrica musical utilizados na música ocidental.

Combinação de Compasso Complexo

Este tipo muito mais complexo de se fazer música é característica de músicas de rock progressivo com métricas que vão de 6/8, 6/8, 6/8, 5/8 propiciando uma maior complexidade musical. Assim é evidentemente possível realizar combinações de compassos dos mais simples aos mais complexos.

Compasso Quaternário – Exemplos

O compasso quaternário é formado pelo conjunto de 4 tempos. É característico que o primeiro tempo seja forte, o segundo fraco, o terceiro com intensidade mediana e o último seja fraco. Podem ser simples e compostos, caracterizando o primeiro exemplos de 4/8, 4/4, 4/2 e o segundo 12/16, 12/8, 12/4. Estes podem ser formados pela aglomeração de dois compassos binários, de simples e compostos como exemplificado acima. São outros exemplos o 4/4 é um compasso quaternário simples, 4 tempos e cada um dividido em duas notas, ou 4/2 e o 4/8, quaternários simples.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *