Estúdio de Gravação em Casa

Quem ama música sabe como é bom ter a chance de estimular a sua criatividade com ferramentas próprias e em sem sair de casa. Nos últimos anos a ideia de ter um estúdio de gravação em casa cresceu e se tornou mais barata. Se você está no grupo de pessoas que sonha com essa possibilidade confira a seguir as dicas de como montar um estúdio de gravação em casa. É mais simples do que parece!

Dicas Para Montar um Estúdio de Gravação em Casa

Computador

Para tornar possível fazer gravações em casa é necessário ter um bom computador como seu aliado. Máquinas com plataformas Windows e MAC são as melhores opções, a primeira tem mais facilidade no que diz respeito ao uso de softwares para gravação. Observe que é interessante fazer um upgrade da placa de áudio do seu computador, pois a de fábrica não apresenta a capacidade necessária para gravações.

O Software de Gravação

Para ter um estúdio de gravação em casa você precisará ter um software que permita gerenciar as suas gravações. Existem algumas opções no mercado e quanto mais alto o valor do software mais funcionalidades ele apresenta. No entanto, isso não quer dizer que você precisa escolher o mais caro, tudo depende de que tipo de gravações você deseja fazer. Estudar as funcionalidades que cada plataforma possui é a melhor maneira de escolher o software mais adequado.

Se você está com um orçamento pequeno para montar seu estúdio caseiro a dica é começar os trabalhos com um software de gravação licenciado como freeware. Dois softwares que são bastante usados dentre os livres são GarageBand e Audácia. Já para quem está com um orçamento um pouco mais elástico existe a possibilidade de pagar por um software com mais funcionalidades. As opções que tem resultados mais próximos da qualidade profissional são: Cakewalk Sonar e Ableton Live. Esses softwares têm versões básicas que são mais baratas.

Softwares de Masterização

Quase todo mundo que começa a fazer gravações em estúdio caseiro percebe que as suas faixas não tem uma definição boa e nesse caso precisam recorrer ao trabalho de um engenheiro de som. Embora esses profissionais não cobrem preços absurdos para masterizar é possível que você realize esse trabalho sozinho com o auxílio de um software.

Os softwares de masterização costumam ser muito baratos, uma das melhores opções é o Ozone by Izotop. Uma dica é comprar a versão anterior do programa para pagar metade do preço. Não são softwares complexos de maneira que você poderá aprender com facilidade como utilizá-los.

Tutoriais da Internet

Aprender a usar os softwares de gravação em casa é relativamente fácil e se você achar que está com dificuldades pode consultar os diversos tutoriais que estão disponíveis na web. Porém, é essencial dizer que a velha “tentativa e erro” ainda é a máxima para aprender qualquer coisa.

A Interface de Áudio

Um componente que é essencial para o seu estúdio de gravação em casa. Consiste num hardware que serve para substituir a placa de som do seu computador de maneira que você pode conectar microfones e instrumentos ao seu computador usando um mixer. No caso de quem está usando PC a interface de áudio será instalada num slot PCI vazio. Se você estiver usando um Mac precisará de uma interface que tenha cabo USB para conectar.

A interface deverá ter pelo menos duas tomadas de entradas e duas de saída para que seja possível gravar em estéreo. Para quem deseja ter o máximo de desempenho é mais interessante uma interface com 4 conectores para entrada. Investir em bons equipamentos é uma forma de garantir que suas gravações tenham um resultado mais próximo de um estúdio profissional.

Tenha um Mixer de Áudio

O mixer é muito importante uma vez que é ele que permite que seja feita a mistura de entradas como guitarras, microfones e outros canais. Com ele será possível fazer os ajustes necessários nas suas gravações. Em relação ao mixer você pode investir na compra de um equipamento mais simples, pois eles em geral oferecem tudo o que é necessário para que sejam realizadas gravações caseiras. Verifique se cada canal do seu mixer tem a função de panning, equalização nas 3 bandas e volume. No caso de gravações de estúdio caseiro quatro canais são o bastante.

Pré-Amplificador

Ter um pré-amplificador é interessante para quem está querendo fazer gravações de guitarra. Basta que o instrumento seja plugado nele antes de ser plugado na interface. Um equipamento que pode ser encontrado por um preço baixo na internet e que irá contribuir para que suas gravações tenham mais calor. Prefira a versão em tubo que pode ser encontrado em lojas de guitarras e saiba que ele irá necessitar de um cabo do tipo XLR ou TSR. Não conecte diretamente com o cabo do instrumento.

Fones de Ouvido e Alto-Falantes

Os alto-falantes recebem o nome de monitores de estúdio quando são usados para ouvir o trabalho de mixagem e são diferentes dos alto-falantes convencionais. Com os monitores de estúdio você irá ouvir o som tal e qual ele existe, não será feito nenhum tipo de equilíbrio. Quando for escolher os seus alto-falantes prefira aqueles que possuam tecnologia “Near Field” que permitem ouvir estando até cerca de 1 metro de distância.

Quem está com pouco dinheiro para investir pode comprar monitores de estúdio usados. Uma possibilidade é substituir os alto-falantes por set de fones de ouvido. Além de ser um equipamento menor também é mais barato. Se tiver a possibilidade poderá usar os fones e os alto-falantes em conjunto.


Microfones

É possível realizar vários tipos de gravações com apenas um microfone disponível no estúdio caseiro. Quem decide comprar apenas um microfone deve procurar por um modelo dinâmico. Procure por microfones que tenham energia para se autoalimentar. Uma dica de microfone com essas características é o Shure SM-57 que serve tanto para instrumentos como para vocais.

Quem está querendo gravar instrumentos como pianos e violão deve pensar em ter um microfone condensador que oferece melhores resultados. Para que você possa aumentar o leque de possibilidades do que fazer no seu estúdio de gravação em casa a dica é optar por um microfone versátil e um condensador.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Francisco esta querendo uma o oportunidade para sai na teve e grava seu próprio negocio tenho muitas musicas
    minhas mesma só que não tenho com dição sou deficiente visual só uma pessoa competente, se alguém se em Teresa too aqui em são Paulo,at sexta 966383477 Francisco ou 989234100 tia dele euvana

    francisco da conceiçao 25 de novembro de 2013 12:46 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *