Eu Preciso de Quantas Semifusas Para dar Uma Fusa

A resposta para essa questão é simples, basta saber que a Semifusa é uma nota musical que possui metade de uma Fusa. Logo é necessário duas delas para chegar a uma Fusa. Contudo, ter essa resposta não é o bastante para quem deseja enveredar pelo caminho da música. Exatamente por isso vamos explicar um pouco melhor alguns dos principais conceitos que devem ser apreendidos por aqueles que desejam seguir uma carreira profissional.

Conceitos Musicais

O que é Semifusa?

Essa é uma figura de ritmo que possui metade do valor de tempo de uma Fusa, confirmando a resposta para a questão principal do artigo. A representação gráfica desse elemento se dá através de um círculo devidamente preenchido junto com uma haste e mais 4 bandeirolas. A forma como o símbolo aparece na partitura muda conforme a linha em que está localizada.

Nos casos em que as Semifusas estão acima da terceira linha são representadas com sua haste virada para a direta e voltadas para cima. Se as Semifusas estão abaixo da terceira linha passam a ser representadas então suas hastes viradas para a esquerda e viradas para baixo. Se aparecer mais de uma Semifusa em sequência a representação se dá com todas elas juntas para facilitar. Nesses casos as bandeirolas são substituídas por quatro linhas pretas que indicam a união.

O que é Fusa?

A nota musical conhecida como Fusa possui duração de 1/32 (dobro do 1/64 da Semifusa) de uma semibreve, também é a metade de uma semicolcheia. A representação gráfica dessa nota é feita através de um círculo devidamente preenchido junto com uma haste e três bandeirolas.

Da mesma forma que acontece com as Semifusas antes da terceira linha as Fusas são representadas com as hastes para a direita e viradas para cima. Passando da terceira linha as hastes ficam a esquerda e as notas viradas para baixo. Se há uma sequência de Fusas elas são representadas juntas com suas bandeirolas substituídas por três linhas que indicam a união.

O que é Semicolcheia?

A Semicolcheia é uma nota musical que tem duração de 1/16 de uma Semibreve ou ainda pode ser referenciada como sendo metade de uma Colcheia. A representação gráfica dessa nota é feita por meio de um quadrado com preenchimento e que possui uma haste assim como duas bandeirolas.

Estando a nota até a terceira linha da pauta tem sua haste a direita e fica virada para cima. Depois da terceira linha tem a sua haste para a esquerda e fica virada para baixo. Se estiverem em sequência as Semicolcheias são representadas juntas tendo as bandeirolas substituídas por linhas grossas.

O que é Semibreve?

Sendo a figura rítmica de maior duração, a Semibreve, é usada como referência para entender os tempos das outras figuras. Há algum tempo eram usadas também a Breve, Máxima e Longa, contudo, hoje em dia já caíram em desuso. A divisão da Semibreve em diferentes partes dá origem a outras notas musicais, confira abaixo:

  • Duas Partes – Mínima
  • Quatro Partes – Semínima
  • Oito Partes – Colcheia
  • Dezesseis Partes – Semicolcheia
  • Trinta e Duas Partes – Fusa
  • Sessenta e Quatro Partes – Semifusa

A representação gráfica da Semibreve é feita por um círculo sem preenchimento e a pausa é indicada por uma linha grossa.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *