Exemplo de Música Binária

Dentro do escopo do estudo de notação musical encontramos algumas classificações de compassos que tem como objetivo fornecer um método para a divisão dos sons das canções em grupos se baseando nos seus pulsos e repousos. Alguns estilos musicais adotam alguns compassos como sendo próprios do seu gênero como é o caso da valsa com o compasso 3/4 e o rock com compassos como o 3/4, 4/4 e 12/8.

Os compassos tornam mais fácil o processo de execução das músicas porque determinam uma unidade de tempo, pulso e ritmo da canção como um todo ou de trechos da mesma. A divisão dos compassos numa partitura acontece através do desenho de linhas verticais em cima da pauta. Os valores de notas e pausas somados devem resultar na duração que é estabelecida pela fórmula do compasso.

As Classificações dos Compassos

Para realizar a classificação dos compassos podem ser utilizados dois critérios, nos casos em que se consideram as notas a divisão pode ser feita entre simples e compostos, já se for utilizada a métrica a divisão pode ser em binários, ternários, quaternários e complexos.

O que São Compassos Binários?

Basicamente o compasso binário é uma célula rítmica que é formada dois tempos sendo primeiro forte e o segundo fraco. Existem ritmos binários simples e compostos (entenda melhor esses conceitos abaixo). Exemplos de compassos binários simples são: 2/4, 2/8 e 2/2. Já os compassos binários complexos podem ser exemplificados como 6/8 e 6/4. O ritmo binário é bastante empregado no jazz e em composições eruditas, mas também em estilos populares como samba, ska, frevo, baião, bossa nova, rumba entre outros.

Adendo – Para alguns teóricos da música não existem compassos quaternários de forma que o 4/4, por exemplo, seria um compasso do tipo binário. Para eles o 4/4 só não seria um compasso binário se fosse formado por um ritmo forte seguido por três fracos.

Outros Compassos de Métrica

O que é Compasso Ternário?

Basicamente é o compasso que se divide em três tempos podendo ser simples (3/2 e 3/4) ou composto (9/16 e 9/8). Os ritmos que mais utilizam essa métrica são valsa e guarânia.

O que é Compasso Quaternário?

Consiste numa métrica formada pela soma de quatro tempos podendo ser dois binários podendo ser simples ou compostos. Geralmente o primeiro tempo é mais forte enquanto o segundo e o quarto são mais fracos e o último é intermediário. Os exemplos de quaternários simples são 4/4, 4/2, 4/8 e 4/16. Já os exemplos de quaternários compostos são 12/16, 12/4 e 12/8.

O que e Compasso Complexo?

Devido a uma característica auditiva humana não é possível executar compassos com mais de 4 tempos, então os ritmos que tem acima de 4 tempos são considerados complexos e apresentam subdivisão em partes menores.

E o Compasso Simples e Composto?

Compasso simples se refere aos compassos em que cada unidade de tempo tem sua duração determinada pelo denominador da fórmula de compasso, como, por exemplo, 2/2, 2/4, 4/4, 3/8. Os compassos que recebem a denominação de compostos são aqueles que cada unidade de tempo passo por uma subdivisão em 3 notas.

Usando os compassos fica mais simples a execução das composições, pois se tem a divisão dos sons da música em grupos menores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *