Moda de Viola

Moda de Viola é um tipo de música caipira brasileira, formado através de estilos como toada, valsinhas, modinhas, cantigas, etc. Atualmente, os cantores que se destacam nesse gênero musical são: os mineiros Zé Mulato & Cassiano, que cantam e compõem suas modas de viola; o cantor Almir Sater; Renato Teixeira, entre outros nomes.

As letras das modas de viola costumam contar fatos marcantes de uma vida ou mesmo da história. Contando, por exemplo, situações vividas entre um pai e um filho, um casal apaixonado, um acontecimento trágico, etc. Os instrumentos usados para se fazer uma moda de violão são: viola caipira, acordeão, violão, entre outros.

Renato Teixeira defende a moda de viola de tal forma que compôs “Rapaz Caipira”, criticando a música sertaneja atual, que está mais voltada para os lucros da venda de disco do que para a verdadeira raiz sertaneja, de onde nasceu o gênero.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Meu irmao, voce nao sabe oq esta dizendo, ” MODA DE VIOLA” é um estilo de cantoria que se usa somente uma viola e dois cantadores fazendo dueto em terça, e uma das mais conhecidas moda de viole é “FERREIRINHA” ” BOI SOBERANO” CABOCLO NA CIDADE” ” NELORE VALENTE”

    gilmar 5 de abril de 2013 15:45 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *