O Que é Boy Band?

Boy Band pode ser definido como grupo vocal composto por jovens cantores, geralmente na adolescência ou na faixa dos vinte anos no momento da formação.  A maioria dos participantes não utiliza instrumentos musicais durante as apresentações, seja em sessões de gravação ou no palco. O objetivo está em cantar e dançar passos coreografados.

O Que é Boy Band?

O Que é Boy Band?

Este tipo de conjunto pode evoluir com facilidade fora da igreja ou coral de música gospel, criados por gestores de talentos ou produtores de fonogramas que oferecem testes e audições. Por causa da orientação geral comercial à audiência feminina o termo pode ser usado com conotação negativa na cobertura do jornalismo musical.

História: Boy Band

A mais antiga forma de música Boy Band teve lugar no final do século XIX com o uso de capelas. Eram grupos de homens que cantavam peças em quatro harmonias. A popularidade dos quartetos de barbeiro tinha se destacado na primeira parte do século XX.

Grupo vocal masculino teve lugar no final dos anos 1940 e 1950 com o uso de doo-wop, bandas que cantavam sobre temas com amor e outras temáticas típicas da música pop. Os primeiros vestígios estavam em meados dos anos 1950, embora o termo Boy Band ainda não tivesse sido utilizado.

História: Boy Band

História: Boy Band

1960: Osmonds, Jackson 5, THE Beatles e THE Monkees!

Os primeiros antecessores do gênero Boy Band foram Osmonds, Jackson5 e The Monkees.

Os Monkees eram compostos por membros distintos (embora fictício) de personalidade. Considerados pioneiros originais de Boy Band. Formado em 1965, sob a supervisão de Don Kirshner, o grupo se tornou insatisfeito com excesso de controle e se tornou independente depois de dois anos.

The Jackson5 foi grupo familiar que estabeleceu convenções musicais. Por exemplo, existia um pequeno menino em oposição ao homem belo e com gel nos cabelos. Grande parte do conjunto tocava instrumentos enquanto Michael Jackson dançava e cantava.

Apesar de não ser banda fabricada, The Beatles estabeleceu precedentes para Boy Band em termos de marketing aos jovens. Convenções musicais adotadas desde os Beatles eram de ritmos cativantes pop, melodias e harmonias, combinadas com poder de comercialização, baseada na ideia de que havia algo para todos.

1970 e 1990: Menudo, New Edition, New Kids On The Block

Embora o termo seja associado com grupos a partir de 1990, outros antecedentes (para além dos já mencionados) existem na música pop. O gênero tem sido copiado em línguas e culturas anglo-americanas.

A banda dos Menudo foi fundada em 1977. Ele teve convenção única entre Boy Band. Os membros tinham entre 12-14 anos de idade.

New Edition foi fundada em Boston, no ano de 1978. O grupo chegou à altura da popularidade durante a década de 1980. Foram os progenitores do movimento Boy Band dos anos 1980 e 1990 nos EUA.

Formada em 1982, a banda norueguesa A-HA se tornou a primeira no continente europeu ao alcançar o topo do Hot100 EUA com o single “Take on Me”, no ano de 1985.

Alguns pensadores apontam que New Edition marcou o início da tendência Boy Band na década de 1980, mesmo com o termo não cunhado até os anos de 1990. Maurice Starr foi influenciado de maneira direta pelo conjunto quando formou o lendário New Kids on the Block, apontada como a primeira banda do gênero na história comercial moderna. Formado em 1984, encontrou o sucesso internacional no ano de 1988.

1990: Backstreet Boys e NSYNC

Alguns gestores na Europa logo criaram os próprios atos após serem inspirados por New Kids on the Block. Primeiro por Nigel Martin-Smith (1990), Take That e Tom Watkins. Embora em anos anteriores o New Kids on the Block tivesse conseguido alcançar singles de sucesso no Reino Unido, Take That foi o primeiro grupo a dominar as paradas por completo.

Não se pode ignorar o fato de que Take That foi um dos grupos de maior sucesso na história da música britânica, inspirando a maioria dos grupos pop britânicos desde então, caso de: Let Loose (formada em 1993), MN8 e 911 (formados em 1995).

Todos estes artistas foram bem-sucedidos em ambos os singles e álbuns gráficos nacionais e internacionais. No entanto, com o surgimento de britpop e a comercial cooptação do rock, bandas de garotos foram ridicularizadas na imprensa britânica que não concediam credibilidade artística, embora os shows e vendagens de álbuns batessem recordes consecutivos.

A atenção da mídia foi substituída pela Batalha de Britpop e as bandas do tipo Oasis, substituído à importância e rivalidade dos Take That e East17 como as duas maiores bandas novas na Grã-Bretanha.

No entanto, outras encontraram sucesso no final dos anos noventa como Five, Another Level, Point Break e Westlife. 3T teve vários hits na Europa em meados dos anos 90. Apesar do sucesso limitado dentro América, terminou como o mais vendido no segundo semestre de 1996 em terras europeias, superando inclusive as Spice Girls.

Boy Band EUA 1990

Em meados da década de 1990 na América do Norte a maioria de Boy Band foi de afro-americanos. Boyz II Men são os mais bem sucedidos do Hot100 EUA, bem como o Australian Singles Chart.

Não foi até o ano de 1997 e a mudança orientada por Backstreet Boys, NSYNC, The Moffatts e Hanson, que o gênero explodiu de maneira comercial e dominou o mercado nos Estados Unidos e níveis consideráveis, local mais consumidor do mundo. Esta Era final dos anos noventa marcou o auge da popularidade na América do Norte, que não tinha reconhecido Boy Band de maneira positiva até então.

Indiscutivelmente o empresário da banda de maior sucesso do gênero nos Estados Unidos foi Lou Pearlman. Ele fundou Backstreet Boys (1993), NSYNC e LFO (1995), US5 (2005).

Backstreet Boys e NSYNC se tornaram as duas maiores Boy Band do final dos anos 1990 até início de 2000.

Backstreet Boys se tornou melhor Boy Band dentro da ótica da venda de álbuns de todos os tempos, com 130 milhões de discos vendidos.

Com o sucesso contínuo de Backstreet Boys e NSYNC, grupos americanos e britânicos, como 98 graus, Dream Street e O-Town, ganharam popularidade rápida tanto a nível nacional como internacional.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *