Partituras: Sua Finalidade e Usos

Uma partitura nada mais é que uma forma escrita de representar a música da maneira que restou padronizada em todo o mundo. Da mesma forma que se dá qualquer outro tipo de escrita, ela é composta de notas musicais, que são os símbolos próprios, que estão ligados aos sons.

Em se tratando da canção ouvida através do computador, a partitura, contrariamente às tablaturas, exerce um importante papel. Por meio de formas tecnológicas como o MIDI se torna viável fazer a tradução integral de uma partitura para uma forma legível através de instrumentos eletrônicos ou pelo computador para uma reprodução posterior.

Uma partitura não expressa somente um tipo de instrumento, ao contrário, pode conter inúmeros, cada um deles expresso por voz e a mesma letra de música. Necessariamente, as partituras contêm um ou até vários pentagramas, como diz o próprio nome, são compostos de cinco linhas e quatro espaços. Cada uma das linhas pode apresentar diversas notas musicais, de acordo com a clave.

As mais usadas claves são:

Clave de Fá: Localizada na quarta linha e tem a nota Fá.

Clave de Sol: Fica na segunda linha, que é demarcada a partir de baixo para cima e nele é inserida a nota Sol.

Clave de Dó: É encontrada  na terceira linha, a do centro e ganha a nota Dó. Além dessa linha, ela ainda pode ser disposta na quarta ou segunda linha. Além disso, na partitura podemos encontrar os seguintes símbolos:

Mínima: Figura que tem a metade do tempo de uma Semibreve, que conta com dois tempos; ou ainda 02 notas que fazem parte do compasso quartenário.

Semifusa: Figura que conta com metade do tempo de uma fusa (que conta com 1/16); ou ainda 64 notas que atuam no compasso quartenário.

Semibreve: Esta figura contém a duração maior, quatro tempos; ou ainda 01 nota enquadrada no compasso quartenário.

Semínima: Figura que tem a metade do tempo de uma mínima, ou seja, um tempo; ou pode ser 04 notas dentro do compasso quartenário.

Semicolcheia: Esta figura tem a metade do tempo correspondente a uma colcheia ou ¼ dela; ou 16 notas dentro do compasso quartenário.

Colcheia: Tem a metade do tempo correspondente a uma semínima; ou ainda 08 notas no a partir do compasso quartenário.

Fusa: Tem a metade de uma semicolcheia ou 1/8; ou 32 notas a partir do quartenário.

Maiores Informações

A partitura tem como fim a representação dos sons musicais e suas interpretações diferentes, através da escrita. Já que é tarefa complicada decorar todas as canções que há, por meio da interpretação da partitura e de suas características é possível começar a estudar qualquer instrumento musical.

Se você já sabe tocar algum instrumento, e não sabe ainda ler a partitura, busque estudar bem a leitura para aprender. Desta forma seus estudos ficarão bem mais proveitosos e dinâmicos.

As Notas Musicais e Suas Posições na Partitura

Em principio temos 07 notas musicais, que são: Fá – Sol – Ré – Mi – Dó – Lá – Si  e
todas contam com uma sonorização diferenciada. Iniciando da primeira nota, a DÓ até chegar a última, a SI, assim podemos observar que a DÓ se mostra mais grave que as demais seguintes.

Se tomarmos isso como referência, a nota Si se mostrará mais aguda que as demais que se seguirem. Para que isso seja representado de maneira escrita, ou seja, na partitura, usa-se a pauta.

A Pauta

A pauta é caracterizada como sendo um conjunto de 05 linhas paralelas e horizontais e ainda a distância igual entre elas. As 05 linhas que fazem par5te dela são contadas a partir de baixo para cima. Entre essas linhas há 04 espaços que ainda são contados da mesma forma.
É nessa pauta, entre seus espaços e linhas, que as notas musicais são escritas.

Para fazer a representação das notas musicais diretamente na pauta é usada uma figura oval, que é denominada como Cabeça da Nota, sendo ela que demarcará o lugar exato no qual a nota ficará escrita.

As notas podem ser escritas ainda diretamente na linha da pauta, parte da cabeça da nota ficará abaixo da linha e a parte seguinte acima da mesma.

A nota que fica entre os espaços será preenchida pela cabeça da nota.

As Notas Musicais na Pauta

Para entendermos a posição de cada nota musical na pauta, é necessário que haja uma referência, uma coisa que promova a correta indicação da posição de ao menos uma nota.
Assim que se entende a exata posição de uma nota, a partir dela consegue-se reconhecer todas as demais.

Então, é necessário que se saiba qual a sequência acima ou descendente, que se torna a oposta da ascendente das demais notas, uma segue dó, re, mi, fá, sol, lá si e a outra ao contrário a iniciar pelo do, si, e as seguintes.

Clave

A simbologia usada para decidir a exata posição de uma nota musical é chamada de clave. Há 03 formas de claves que são descritas em lugares diferentes na pauta. Entretanto, utilizaremos somente a clave de sol, já que é a comumente mais utilizada.

Melodia

A denominação a essa série de notas apontadas na pauta, lado a lado, uma depois da outra, é Melodia.

É necessário que se faça a assimilação da posição que as notas ocupam na pauta, de forma que numa olhada simples já seja possível se compreender qual a nota. Assim, quando se estiver tocando o instrumento, não precisará interromper o processo e ficar tentando identificar qual nota é aquela durante a execução da canção.

Como se Lê uma Partitura

Como se Lê uma Partitura

Ritmos Encontrados na Partitura

Inicialmente, a leitura da partitura versa na descoberta do ritmo e da melodia, e, relacionados a esses elementos estão a melodia, que já citamos anteriormente.

Todos os elementos informados nesse texto são importantes para que se consiga trabalhar adequadamente a canção, deixando-a harmoniosa e agradável aos ouvidos. No início pode ser que tudo pareça um tanto complicado, mas com a prática e o tempo, tudo fluirá com naturalidade e liquidez.

Aproveite as dicas e informações acima e aprimore sua capacidade de tocar um instrumento de forma que saiba fazer a leitura da partitura.

O que é partitura? É um pedaço de escrita que só os músicos podem ler e que lhes permitam tocar seus instrumentos como peritos? Não, música é apenas uma forma de notação musical, seja ela escrita à mão ou impressa.

Normalmente a partitura é como os seus parentes impressos em que é encontrado geralmente no papel. Antes era um papel pergaminho facilmente disponível foi o meio de escrita. Agora, no computador também é facilmente disponível on-line.

Quando usado na linguagem cotidiana o termo partitura refere-se simplesmente a um pedaço de música impressa seja destinado a um show, um álbum ou de um filme.

partituras

Partituras: Sua Finalidade e Usos

Outro nome bastante genérico para partitura é pontuação.

Quer que se destina a servir como meio para realizar uma peça de música ou é apenas um registro dessa partitura de música não pretende realmente substituir a própria performance. É apenas destinada a ser utilizada como uma forma de ajudar a estudar a música em si para que possa ser executada ao máximo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *