Precisa de Quantas Semifusas Para Dar Uma Fusa

A teoria musical é de grande relevância para quem deseja investir numa carreira de músico, pois somente com o entendimento profundo da base e dos conceitos é possível se tornar um excelente instrumentista, compositor ou intérprete. Quando os estudos da teoria musical são iniciados é natural ter algumas dúvidas pertinentes dentre as quais se destaca a relação de semifusas e fusas. A seguir vamos explicar melhor esse conceito, continue lendo e aprofunde os seus conhecimentos!

O Que é Uma Semifusa?

Semifusa é uma nota musical, basicamente notas musicais são divididas de acordo com o tempo de duração que tem dentro do compasso. O compasso por sua vez é maneira de fazer a divisão quantitativa dos sons que formam uma composição musical. A duração de uma semifusa é de 1/64 de uma semibreve (é um tempo, ou seja, um compasso completo). Uma fusa é uma nota musical cuja duração é 1/32 de uma semibreve sendo dessa maneira o dobro de uma semifusa e a metade de uma semicolcheia que tem duração de 1/8 de uma semibreve.

Semifusa

Semifusa

Quantas Semifusas São Necessárias Para Dar Uma Fusa?

Com a explicação que demos acima fica esclarecido que para uma fusa precisamos de duas semifusas haja vista que a última é metade da primeira.

Conhecendo Outros Tempos Musicais

A seguir você poderá conferir outros tempos musicais que são significativos para a sua base de teoria musical.

Semibreve é 1 tempo

Mínima é ½ tempo

Semimínima é ¼ de tempo

Colcheia é 1/8 de tempo

Semicolcheia é 1/16 de tempo

Fusa é 1/32 de tempo

Semifusa é 1/64 de tempo

Com o conhecimento dessas unidades de tempo das notas musicais fica mais fácil entender conceitos como a fórmula do compasso tão necessária para aprender a compor e executar músicas. Pode parecer um pouco complexo num primeiro momento, mas nada que não possa ser aprendido com dedicação e estudo. Tente levar os conceitos teóricos para as práticas do dia a dia, assim se tornam menos abstratos e fáceis de compreender como a base musical que oferecem.

Representação das Semifusas

A representação da nota musical semifusa é feita por meio de um círculo que é preenchido por uma haste além de quatro bandeirolas. Algo interessante de mencionar é que quando uma nota semifusa é escrita até a terceira linha da pauta musical a sua haste fica do lado direito com a ponta para cima. Depois da terceira linha da pauta musical a haste é mudada para o lado esquerdo e fica virado para baixo.

Se houver mais de uma semifusa em sequência a representação é feita por agrupamento, o objetivo é tornar a leitura mais fácil de ser feita. Graficamente as hastes permanecem, as bandeirolas, porém, são substituídas por quatro traços que fazem a ligação de uma haste a outra. Nos casos em que há mais notas abaixo da terceira linha da pauta musical o agrupamento deve ser representado acima da nota enquanto se a concentração for maior acima da terceira linha o agrupamento deverá ser feito abaixo da nota.

Agora você já sabe é preciso contar com duas semifusas para dar  uma fusa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *