Quantas Semicolcheias Para Uma Minima

As figuras musicais são utilizadas para representar o tempo de uma música no sistema de partitura, elas iram representar as notas musicais, elas são classificadas em semibreve, mínima, semínima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa. Abaixo vamos entender melhor o que é a semicolcheia e o que são as minimas, como funciona esse tempo entre as figuras e quantas semicolcheias para uma minima.

Semicolcheia

A semicolcheia é representada na partitura por um quadrado preenchido por hastes e duas bandeirolas. Ela é a figura musical que tem duração de meia (metade) colcheia e de um dezesseis avos de uma semibreve. Essa nota musical terá o valor de 0,25.

Para escrever a nota é usado a seguinte regra, as bandeirolas sempre iram ficar a direita da haste quando ela é escrita até a terceira linha da pauta a haste fica a direita da nota e virada para cima, se a nota estiver acima da terceira linha, então a haste irá ficar a esquerda da nota e virada para baixo. Para facilitar a leitura, a representação da partitura é feita representando quando se há mais de uma semicolcheia na sequencia agrupadas, assim fica mais fácil. Esse agrupamento é feito de forma que se mantem a figura e sua haste e substitui as bandeirolas por duas linhas de união entre as hastes.

Há sempre uma divisão em relação a terceira linha, nesse caso de mais de uma semicolcheia, quando elas devem se agrupar e estão abaixo da terceira linha, ele é feito acima da nota, se elas estão acima da terceira linha o agrupamento passa a ser feito abaixo das notas. Em geral o agrupamento é feito de forma pra compor uma unidade de tempo (iremos entender a unidade de tempo mais abaixo) que consiste basicamente em quatro semicolcheias em compassos simples (que são os 2/4, 3/4 ou 4/4) e seis semicolcheias no compassos compostos (que são os do tipo 6/8, 9/8 ou 12/8), e oito semicolcheias em compassos 2/2 e 4/2. Existem então a possibilidade de agrupar as semicolcheias em quatro, seis e oito, dependendo do compasso que será analisado.

Minima

Minima

Minima

A minima é representada por um circulo vazio com haste, ela representa metade de uma semibreve. A minima é a unidade de tempo, que foi citada acima, ela aparece em compasso de 2/2, 4/2 e 6/2. As notas musicais em geral seguem a regra de classificação de acordo com a terceira linha da pauta, nesse caso se escrita até a terceira linha da pauta, a hasta fica a direita da nota e virada para cima, se for escrita acima da terceira linha, a haste ficara a esquerda da nota e virada para baixo. A pausa que tem a duração de mínima é uma linha grossa que preenche a metade inferior do terceiro espaço da pauta que é colocado a terceira linha.

Como foi explicado acima, a semicolcheia faz parte das representações de figuras musicais, assim como a minima. Foi dito também onde a minima se encaixa, nas representações de compasso 2/2, 4/2 e 6/2. São oito semicolcheias para os compassos 2/2 e 4/2. Sendo assim, para uma minima são necessárias oito semicolcheias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *