Som de Cowbell Para Metronomo

O metrônomo é um equipamento que consegue indicar um andamento musical através dos pulsos sonoros. Ele foi inventado pelo relojoeiro Dietrich Nikolaus Winkel, em mil oitocentos e doze, mas foi Johann Mälzel, que copiando as ideias do Winkel patenteou a criação do metrônomo em mil oitocentos e dezesseis. No ano seguinte, mil oitocentos e dezessete, Ludwig van Beethoven indicou em uma de suas composições a utilização de metrônomo, porém os estudiosos de hoje em dia constataram que o metrônomo daquela época era muito impreciso.

Os músicos usam o metrônomo para manter um tempo regular ao longo de sua composição, até mesmo nas composições sem marcações rígidas ele pode ser usado para indicar o tempo em torno de quais variações serão realizadas. Nas composições são incluídas marcas de metrônomo no começo e final da partitura, no inicio da partitura ela é representada pelo “Allegro” (ele representa o andamento da música e pode varia de cento e vinte a cento e sessenta e oito batidas por minuto), ou seja andamento da música. Por exemplo se estiver escrito Allegro cento e vinte, quer dizer que cada minuto terá cento e vinte batidas, portanto a duração de cada pulso será de meio segundo. Ficando atendo ao Allegro, evita-se erros de execução e a peça é tocada na velocidade em que o compositor desejava.


Há dois tipos de metrônomo, o metrônomo de pêndulo, e o metrônomo eletrônico. O primeiro consiste num mecanismo com corda, semelhante a um relógio despertador, que irá utilizar o pêndulo (que consiste numa haste metálica com um peso deslizante) para marcar e regular o pulso, dessa forma o peso no pêndulo irá demonstrar a velocidade, quanto mais próximo ele se encontra do eixo mais rápido é o período, e quanto mais longe, mais lento. Um mecanismo interno irá produzir um som (click) a cada pulsação do pêndulo. O segundo modelo é o mais moderno, nos dias atuais é difícil encontrar quem ainda use os metrônomos de pêndulo, a maioria das pessoas optam pelos eletrônicos, eles utilizam cristais de quartzo para a regulação do tempo. Os modelos variam dos mais simples, que somente controlam o tempo com um disco, aos mais modernos, que vão desde aos que possuem afinadores até aos que conseguem produzir compassos compostos, e contar o tempo com vozes. Os mais completos ajustam o tempo e o compasso e podem produzir sons diferentes para os tempos fortes e fracos. Eles geralmente utilizam os padrões binários, ternários e quaternários.


São os metrônomos eletrônicos que podem possuir som de cowbell, mas não são todos os modelos que o possuem, o som de cowbell se difere do clássico click produzido pelo de pêndulo, ele é mais grave. Atualmente há alguns programas da internet que fazem a função de metrônomo, o que facilita na hora de encontrar um com som de cowbell. Um modelo que possuem sow de cowbell é o Cherub Wrw-206 Irythim Drum Trainer, ele possui três opções de som click, além de poder regular o volume individual de cada nota no compasso escolhido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *