Rionegro & Solimões

Rio Negro e Solimões

Rio Negro e Solimões

O nome da dupla sertaneja Rionegro e Solimões é uma homenagem ao fenômeno natural que causa a pororoca, que é o encontro dos rios Negro e Solimões. Os nomes verdadeiros deles, respectivamente, são José Divino (nascido no dia 22 de fevereiro de 1965) e Luiz Felizardo (nascido no dia 12 de abril de 1962).

Os dois amigos de infância são de Minas Gerais, mas começaram a fazer sucesso em Franca no estado de São Paulo, no ano de 1982. Ao longo dos anos, eles foram fazendo sucesso em todo Brasil, e hoje é considerada uma das duplas de maior sucesso da música sertaneja. O CD de maior sucesso da dupla é o sétimo intitulado “Bate o Pé”, do ano de 1999, com sucessos como “Bate o Pé”, “Pororoca” e “Saudade Aperta”. Que tal saber um pouco mais sobre a dupla Rionegro & Solimões?

Album Bate o Pé

Album Bate o Pé

 

Trajetória de Rionegro & Solimões

 

Veja a Trajetória de Rionegro & Solimões

Veja a Trajetória de Rionegro & Solimões

A história dessa dupla de sucesso teve início em 1989 quando os dois fizeram seus primeiros shows na cidade de Franca, interior de São Paulo. Antes de começarem a investir na carreira musical os dois trabalhavam numa fábrica de sapatos. Os dois são nascidos na cidade de Claraval, interior de Minas Gerais, e se mudaram com os pais para o interior de São Paulo para aproveitar o grande boom dos segmentos calçadista e da construção civil que ocorria em Franca.

Algo curioso é que mesmo sendo da mesma cidade mineira os dois se conheceram quando começaram a trabalhar numa fábrica de sapatos no ano de 1978. Não demorou para que eles descobrissem a paixão pela música como um interesse em comum que fez com que eles começassem a realizar apresentações para os colegas de fábrica e em festas de conhecidos.

Claraval - Minas Gerais , cidade de nascimento da dupla sertaneja

Claraval – Minas Gerais , cidade de nascimento da dupla sertaneja

 

Busca Pela Carreira Profissional

 

Rionegro & Solimões no ínicio da carreira

Rionegro & Solimões no início da carreira

Os dois amigos decidiram que se tornariam cantores profissionais em 1982 e então começaram a participar de festivais sertanejos. Ao longo de sete anos essa dupla participou de 53 festivais em todo o Brasil tendo ficado com o primeiro lugar em nada menos do que 49 das disputas.

Embora estivessem trilhando um caminho promissor na música, Rionegro & Solimões, continuavam trabalhando na fábrica de calçados e suas faltas constantes eram abonadas por apresentações que realizavam nas festas dos patrões. Foi somente em 1986 que a dupla decidiu deixar o emprego na fábrica para ganhar a vida somente com a música.

 

Cantando na Noite

 

A Dupla começou a ganhar popularidade tocando na noite

A Dupla começou a ganhar popularidade cantando na noite

O final da década de 1980 foi bastante positiva para a música sertaneja de maneira que não foi difícil para que Rionegro & Solimões conseguissem se estabelecer tocando na noite incluindo em seu repertório canções populares como das duplas Tonico & Tinoco e Tião Carreiro & Pardinho.

No mesmo ano de 1986 os dois amigos decidiram gravar um tape para apresentar seu trabalho para as gravadoras. Em 1989 todo esse esforço foi recompensado com a assinatura de um contrato com a RGE. O primeiro disco, lançado em 1989, acabou não fazendo sucesso e logo saiu do catálogo da gravadora. No ano de 1991 a dupla gravou um novo álbum, dessa vez pela Continental, e esse também não foi bem-sucedido.

Persistência

 

Rionegro e Solimões álbum de 1996

Rionegro e Solimões álbum de 1996

O segundo nome da dupla Rionegro & Solimões poderia ser persistência, pois mesmo com os resultados frustrantes dos dois primeiros álbuns eles continuaram em busca do sucesso. No ano de 1994 foi o momento de lançarem um disco pelo selo Brasil Rural que ficou disponível para que a própria dupla realizasse as vendas. Os dois conseguiram chegar a uma marca de 20 mil discos vendidos, algo que chamou bastante atenção da gravadora Velas que fez uma regravação do álbum e conseguiu emplacar mais 15 mil cópias vendidas.

Album de 1997

Rionegro e Solimões Álbum de 1997

No ano de 1996 a dupla lançou o seu quarto álbum e já em 1997 chegou o quinto disco, os dois pela Velas. O quinto trabalho contava com a canção “Peão Apaixonado” que posteriormente será gravada pelo cantor Daniel se tornando um hit. Com 80 mil cópias vendidas esse álbum contribuiu para solidificar a imagem de Rionegro & Solimões.

A Gente se Entrega

 

Rionegro e Solimões Álbum de 1998

Rionegro e Solimões Álbum de 1998

O sexto álbum da dupla chegou as lojas em 1998, foi gravado pela PolyGram, e contava com sucessos como “A Gente se Entrega”, “Falta Você” (composição de Rionegro), “De São Paulo a Belém”, “Tô Doidão” (composição de Rionegro e Solimões) e a regravação de “Cuitelinho”. O sucesso finalmente chegou para a dupla que passou a ter mais público em seus shows e a aparecer em programas de televisão.

Curiosidade do Nome

 

Encontro das águas do Rio Negro e do Rio Solimões, deram origem ao nome da dupla

Encontro das águas do Rio Negro e do Rio Solimões, deram origem ao nome da dupla

Rionegro & Solimões foi um nome de dupla escolhido por Domiciano, ex-carteiro e compositor. Algo interessante é que os dois retomaram uma tradição que havia perdido força desde Chitãozinho e Xororó que era a de adotarem nomes em referência a natureza.

Chitãozinho e Xororó

Chitãozinho e Xororó

Coletâneas

 

Coletânea O Melhor de Rionegro & Solimões

Coletânea O Melhor de Rionegro & Solimões

A prova de que a dupla Rionegro & Solimões estava consolidada no sucesso veio em 1999 quando foram lançadas duas coletâneas de grande sucesso, uma da coleção Millenium da Universal e outra “O Melhor de Rionegro & Solimões”. Foram mais de 200 mil cópias vendidas. No mesmo ano ainda lançaram o seu sétimo álbum intitulado “Bate o Pé” pela Universal que tinha como grande destaque a música título além de canções como “Só Lembranças”, “Pororoca” e “Ô de Casa, Ô de Fora”.

Só Alegria

 

Ensaio Acústico de Rionegro e Solimões

Ensaio Acústico de Rionegro e Solimões

No ano de 2001 foi à vez de lançarem o CD “Só Alegria” pela Universal e no ano seguinte, 2002, lançaram o CD “Ensaio Acústico” pela mesma gravadora. Dentre as músicas que se destacaram estão “Meus Pedaços”, “Tô Por Aí”, “Medo da Chuva” e “Carro Velho”. No ano de 2004 lançaram o CD “De Bem Com a Vida – Ao Vivo” que vendeu mais de 500 mil cópias. No ano de 2005 a dupla lançou o CD “Clube do Batidão” pela Universal.

Algumas canções que ganharam destaque são “Ela Foi Embora”, “Casa, Comida”, “Deus Me Livre” e “Você Chegou e Abalou (Yê, Yê). No ano de 2007 a dupla lançou o CD “Do Jeito da Gente” da Universal. Um dos diferenciais desse trabalho foi contar com a releitura de algumas músicas de sucesso como “Dois” do Paulo Ricardo, “La Bella Luna” dos Paralamas do Sucesso e “`À Sua Maneira” do Capital Inicial.

Arrastão

 

Álbum Arrastão - Rionegro e Solimões

Álbum Arrastão – Rionegro e Solimões

Considerado um álbum que promoveu o renascimento da dupla ao trazer 15 canções inéditas sendo que a maior parte com estilo romântico, “Arrastão” chegou as lojas em 2008. Os destaques incluem “A Fila Tá Andando”, “Moído de Paixão” e “Miserenta”. O novo trabalho chegou em 2011, o CD “Virou Festa”, que contava com músicas num estilo mais dançante.

O Cowboy Vai Te Pegar

 

Álbum O Cowboy vai te pegar - Rionegro e Solimões

Álbum O Cowboy vai te pegar – Rionegro e Solimões

O ano de 2013 ficou marcado para a dupla pelo fato deles terem sido uma das principais atrações da 58ª Festa do Peão de Barretos e também pelo lançamento do CD “O Cowboy Vai Te Pegar” pela Radar Records. Esse álbum foi produzido por Fernando Zor da dupla Fernando & Sorocaba e trouxe diversas canções inéditas incluindo a que dá nome ao disco e é uma composição de Rionegro.

Outras músicas desse CD que se destacaram foram “Quem Foi Que Disse”, “Festa Lá em Casa”, “O Nosso Tempo Passou” e “A Noite é Uma Criança”. No ano de 2015 lançaram a música “Furacão” e no ano seguinte, 2016, lançaram as músicas “Medo do Espelho”, “Bicho do Mato” e “Playboy Fazendeiro”.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Duplas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *