Tragedie: Biografia da Dupla Musical

O grupo Tragedie na verdade é uma dupla, que é formada por dois jovens cantores: Silky Shai e Tizy Bone. Este segundo, nasceu em Madagascar e Shai é francês. Bone começou a cantar já com 7 anos de idade no coral da igreja que era levado pela família.

Apesar de ambos terem já a música nas suas vidas, nenhum deles havia pensado em seguir uma carreira artística até se encontrarem. O encontro entre Silky Shai e Tizy Bone aconteceu em 1999, na cidade de Nantes, e  não demorou muito a decidirem de montar uma dupla. A maior referência dos jovens artistas é o estilo musical americano R&B.

Foi então que Silky Shai e Tizy Bone deram início a carreira pelas ruas e foi também nas ruas que eles decidiram qual seria o nome da banda: Tragedie, que em português é traduzida em “Tragédia”.

Depois de um tempo fazendo shows pelas ruas, os rapazes decidiram compor as próprias músicas, as letras foram escritas em francês e claro, escolheram a França para divulgar as músicas. Seguiram para o Oeste do país nas noites do Hot Vibes.

E foi em 2003, que os rapazes finalmente conseguiram um contrato com uma gravadora. O primeiro passo para entrar de vez para o mundo da música profissionalmente aconteceu depois de que os meninos mostraram a música “Hey Oh” para os representantes dessa gravadora.

Já com o contrato da gravadora não demorou muito para que a canção “Hey Oh” se tornasse um grande sucesso nas rádios da França e de lá para o mundo.

Com o contrato com a gravadora o Tragedie gravou o seu primeiro álbum “Sans Retenue” e com o segundo disco “A fleur 2 peau” conquistaram o disco de platina. As suas músicas que fizeram mais sucesso foram “Bye Bye” e “Gentleman”.

Biografia dos Rapazes do Tragedie

O nome artístico dos cantores que fazem parte da banda Tragedie é Silky Shai e Tizy Bone, mas na certidão de nascimento, os rapazes têm outro nome. Silky Shai na verdade é Daniel Guiro e nasceu em Nantes, na França, no dia 7 de março de 1982. O seu companheiro de palco, Tizy Bone é na verdade Thierry Rakotomanga e nasceu em Madagascar em uma cidade chamada Antananarivo,  no dia 17 de setembro de 1980.

Os dois rapazes se encontraram em 1999, mas o sucesso só veio alguns anos depois, em 2003 e tudo foi graças a composição dos dois chamada “Hey Oh”, letra escrita em francês. Foi graças a música que os dois conseguiram um contrato com uma gravadora e finalmente lançaram o primeiro disco com o nome da dupla “Tragédie”.

E não demorou muito para que eles entrassem em estúdio de novo, em 2004, a dupla lançou o segundo álbum, “A fleur peau”. Mas, o sucesso que era muito promissor foi interrompido no fim do ano de 2005, quando Shai e Bone se separaram. Enquanto de Shai não se ouviu mais falar, Tizy Bone continuou com carreira solo e logo veio o seu primeiro disco. O cantor adotou outro nome artístico, deixou de ser Tizy Bone e se transformou em Y-Zit.

Os Sucessos Musicais de Tragedie na Curta Carreira

  • Foram só dois álbuns, um atrás do outro:Ano de 2003: TragédieAno de 2004: À fleur de peau
  • A dupla também lançou um álbum ao vivo.Ano de 2005: Tragédie – Live
  • As músicas da dupla que fizeram mais sucesso:Ano 2003: Hey OhAno 2004: Sey pour moi, Eternellement, Je rest ghetto (participou Reed the Weed), Gentleman.

    Ano 2005: Bye Bye (participou Calvin Scott), L’art du corps et du coeur, Merci.

A Carreira Solo de Y-Zit

Y-Zit seguiu carreira solo, veja as músicas que ele já lançou:

  • Chica Latina
  • Comment Lui Dire
  • Ola
  • Dans Les Club
  • Interlude
  • Intro
  • Je Ne Renoncerai Pas
  • Ma Fierte
  • Me Laisse Pas Tomber
  • Reviens-moi
  • Ton Coeur Contre Le Mien
  • Tout Ce Qui’ll Te Faut

Curiosidade: Música em Francês

Não é a primeira vez que cantores franceses fazem sucesso no mundo inteiro e com letras em francês.

1- Charles Aznavou – La Bohème: a canção foi gravada no ano de 1965 e no mesmo ano de lançamento tornou-se mundialmente conhecida, até mesmo aqui no Brasil e chegou a ficar no top dez.

2- Edith Piaf – La Vie em Rose: a canção foi gravada no ano de 1945, mas a popularidade aconteceu no ano seguinte, em 1946. Mas, o sucesso não durou por muito tempo.

3- Joe Dassin – Aux Champs-Elysées: parece que o que impulsionou a popularidade dessa música foi o uso constante dela nos cursos da língua francesa.

4- Claude François – Comme d’habitude: em inglês ela até pode não ser muito popular, mas a versão que ela ganhou em inglês sem dúvida é muito conhecida, estamos falando de My Way cantada por Frank Sinatra.

5- Mika – Elle Me Dit: o cantor é libanês, mas a canção de setembro de 2013 fez um grande sucesso e não era em inglês, Mika escolheu uma versão em francês. Foi o maior sucesso.

6- Jacques Brel – Ne Me Quitte Pas: a música da década de 50, quando fez muito sucesso, tornou-se muito conhecida no Brasil em 2001, depois de fazer parte de uma minissérie da Rede Globo, Presença de Anita. A música também foi regravada em outras línguas.

7- Zaz – Je Veux: é uma das músicas francesas mais novas que está fazendo sucesso no Brasil e no mundo. No Brasil ela passou a fazer sucesso depois de entrar na trilha sonora da novela. A história da canção conta sobre a felicidade de que não está no dinheiro.

8- Édith Piaf – Non, Je Ne Regrette Rien

É uma das músicas mais famosas da cantora Piaf e foi composta em 1956 e depois disso ganhou várias versões, em 1960. É considerada a canção francesa que se tornou mais popular no mundo.

Os fãs da dupla já não podem sonhar com uma volta do Tragedie, já que Y-Zit seguiu carreira solo, mas, podem esperar para ver se Silky Shai também volte para o cenário musical. Sozinho ou em uma nova dupla ou banda, os fãs gostariam de ouvir novamente as canções de Shai, enquanto isso não acontece, podem conferir os novos sucessos de Y-Zit, que está fazendo o maior sucesso.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Duplas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *