Zezé di Camargo e Luciano

Considerada como uma das principais duplas da música sertaneja, Zezé di Camargo e Luciano, construíram uma história que envolve uma série de percalços e momentos difíceis. Os irmãos Mirosmar José de Camargo (Zezé di Camargo) e Welson David de Camargo (Luciano) mantêm uma média de 130 shows por ano, participação em campanhas publicitárias diversas e lançamentos de CDs com boa frequência. Que tal conhecer um pouco mais sobre a trajetória dessa dupla?

Camargo e Camarguinho: Como Tudo Começou

 O pai de Zezé e Luciano, seu Francisco, sonhava, em ter filhos cantores de música sertaneja. Quando nasceu Mirosmar, o primogênito, ele já disse para a esposa, dona Helena, que eles precisavam ter outro filho para ser a segunda voz. Quando nasceu Emival o sonho de seu Francisco parecia completo.

Com apenas três anos de idade, Zezé, já tinha ganhado uma gaita do pai e não demorou para começar a se apresentar com o irmão formando a dupla “Camargo e Camarguinho”. O pouco que o pai dos Camargo tirava na lavoura servia para investir no sonho musical de transformar os filhos em estrelas.

Camargo e Camarguinho

Camargo e Camarguinho

Uma curiosidade é que muitas vezes seu Francisco dava dinheiro para que as pessoas que assistiam seus filhos cantando dessem aos meninos no final da apresentação. Era uma forma de incentivá-los já que eram bem tímidos. Os irmãos se apresentavam nessa época em circos e rodoviárias. No ano de 1974 a família se mudou para Goiânia para ter mais oportunidades para a dupla. Foi na capital de Goiás que Wellington, irmão nove anos mais novo que Zezé, foi acometido pela paralisia infantil.

Começo Difícil

A família Camargo passou por muitas dificuldades em Goiânia morando num barraco que tinha dois cômodos e cujo telhado era feito de papelão e latas. O pai se tornou servente de obra e a mãe lavadeira. Nessa altura a dupla Camargo e Camarguinho já fazia shows pelo interior do país e na volta de uma apresentação na cidade de Imperatriz, interior do Maranhão, sofreu um acidente que tirou a vida de Emival.

Para Zezé, que sofreu apenas um corte no rosto, foi um grande baque, pois Emival era o irmão com quem tinha mais proximidade. Ao passar por Imperatriz pela primeira vez após o acidente fatal para o irmão, Zezé, teve uma crise de choro no aeroporto.

Zezé em Carreira Solo

Zezé em Carreira Solo

Zezé em Carreira Solo

A tragédia que levou Emival não fez com que Zezé desistisse do sonho que era de seu pai e se tornou o seu de ser um cantor famoso. Aos 13 anos de idade conseguiu trabalho de office-boy e aos 15 integrava um trio chamado “Os Caçulas do Brasil” que chegou a gravar um disco. Em 1979 já com o nome de Zezé formou a dupla Zazá e Zezé com um amigo, dez anos mais velho, que havia integrado o trio também. Os dois conseguiram algum sucesso em Goiás tendo gravado um total de 3 LPs.

Os amigos acabaram não se entendendo mais pelo fato de que Zazá queria manter o sucesso regional enquanto Zezé desejava partir em busca de conquistar o Brasil todo. No ano de 1987 partiu para São Paulo para tentar a carreira solo, nesse período gravou dois discos pelo já extinto selo Três M (propriedade da Warner). A carreira de compositor ia muito bem com canções de Zezé gravadas por duplas que já estavam fazendo sucesso como Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo.

A Dupla Com Luciano

Embora tivesse alcançado sucesso como compositor, Zezé, queria ser reconhecido como cantor. A situação financeira na casa do cantor era difícil sendo que quase todo mês era Zilú, esposa de Zezé, quem pagava as contas. Sem saber das dificuldades, Welson David, foi morar com o irmão dez anos mais velho em São Paulo e os dois acabaram se acertando como uma dupla. Uma curiosidade é que Zezé quase despachou o irmão para Goiânia depois que ele se envolveu numa briga, foi Zilú quem interveio pelo cunhado.

Tendo resolvido as diferenças finalmente os irmãos decidiram se dedicar a encontrar um nome para a dupla. Zezé sugeriu Lucian e foi Welson quem cravou em Luciano. Com nome definido assinaram com a gravadora Copacabana. Um dia antes de gravar o primeiro LP com o irmão Zezé compôs o grande hit “É o Amor” que após muita insistência foi incluído na lista de canções do disco.

É o Amor na Rádio

Antes do disco da dupla ser lançado Zezé deixou uma fita com a música “É o Amor” na rádio Terra FM de Goiânia. O pai dos irmãos Camargo não perdendo seu instinto de incentivo comprava 500 fichas de telefone por semana e distribuía entre os vizinhos para que eles ligassem para a rádio pedindo essa música. Em apenas 15 dias essa era a música mais pedida de Goiânia.

Zezé di Camargo e Luciano Para o Brasil Todo

O primeiro LP da dupla chegou às lojas em 19 de abril de 1991 e com apenas dois meses de lançamento se tornaram uma das duplas mais conhecidas do país devido à música “É o Amor”. Após seis meses da estreia o LP dos irmãos já recebia o disco de platina por ter vendido 750 mil cópias. Em um ano chegaram a marca de um milhão de cópias.

Amigos

Em 1995 a dupla Zezé di Camargo e Luciano se juntou a Chitãozinho e Xororó e Leandro e Leonardo no especial “Amigos” da Rede Globo. O projeto foi repetido anualmente até 1998, ano em que Leandro faleceu. Em 1999 foi criada a versão Amigos e Amigos que era uma homenagem ao irmão de Leonardo.

Dez Anos de Carreira

Em 2000 a dupla comemorou os seus dez primeiros anos juntos com a turnê intitulada “Zezé di Camargo e Luciano 2000”. Nesse ano gravaram o seu primeiro álbum ao vivo que tinha o mesmo nome da turnê. O CD contava com sucessos da carreira e duas músicas inéditas intituladas “Mexe Que é Bom” e “Da Boca Pra Fora”.

Ainda em 2000 a dupla lançou o seu décimo álbum da carreira em que estavam canções de sucesso como “Antes de Voltar Pra Casa”, “O Que é Que Eu Faço” e “Dou a Vida Por Um Beijo”. Em 2001 gravaram o seu primeiro DVD ao vivo do show em que apresentavam seus grandes sucessos e ainda regravaram as canções “Bella Senz’Anima”, “How Can I Go On” (com participação de Sylvinha Araújo), “Planeta Água” e “La Cautiva”. No ano de 2001 a dupla lançou o seu décimo primeiro álbum e o seu segundo álbum em espanhol.

Prêmios

Um dos Prêmios ao Longo da Carreira da Dupla

Um dos Prêmios ao Longo da Carreira da Dupla

Com uma carreira consolidada diante do público a dupla foi agraciada com importantes prêmios no de 2003. Recebeu o reconhecimento de melhor dupla pela Academia Brasileira de Letras e o Grammy Latino de melhor álbum de música sertaneja. Em 2004 como um presente aos fãs lançaram a caixa especial “Dois Corações e Uma História” (título de uma música da dupla) contendo 7 CDs, 1 DVD exclusivo e 100 músicas no total.

2 Filhos de Francisco

O ano de 2005 foi muito especial para os fãs da dupla que puderam conhecer mais da história da dupla assistindo ao longa “2 Filhos de Francisco”. Marcio Kieling interpretou Zezé, Thiago Mendonça foi Luciano e Ângelo Antônio fez o papel do incansável Francisco. O filme quebrou recordes de expectadores tendo sido assistido por mais de 5,3 milhões de pessoas. Esse longa foi agraciado com vários prêmios do consagrado Prêmio Contigo de Cinema.

Com 15 anos de dupla os irmãos atingiram a marca de 22 milhões de CDs vendidos, algo equivalente a venda de 3 CDs por minuto sem parar desde o começo da carreira. Esse momento ficou marcado também por terem recebido alguns prêmios importantes como o de Melhor Dupla de Canção Popular do Brasil pelo prêmio TIM de Música.

Crise de 2012

Em 2012 a dupla se apresentava em Curitiba quando Luciano entrou abruptamente no palco e disse que iria se separar de Zezé porque não aguentava mais as brigas. Passado algum tempo a assessoria dos cantores desmentiu a declaração e eles deram uma entrevista para o “Programa do Jô” em que falavam sobre terem brigado, mas que tinham superado as diferenças.

Lançamentos Seguintes

No ano de 2012, quando brigaram em público, os irmãos tinham lançado um CD e DVD comemorativo de 20 anos de sucessos com destaque para a canção “Sonho de Amor”. Em 2013 gravaram um CD e DVD acústico e ainda nesse ano lançaram uma caixa especial com músicas raras. O ano seguinte, 2014, foi marcado pelo lançamento do CD “Teorias de Raul” que teve como grande sucesso a canção “Flores em Vida”. Na celebração de 25 anos de carreira, em 2015, a dupla lançou o box “25 anos de Sucesso”. Em 2016 lançaram “Dois Tempos” e em 2017 lançaram “Dois Tempos Parte 2”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Duplas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *