Bossa Nova: Voz e Violão

Um dos tipos de música mais conhecidos do Brasil é com certeza a Bossa Nova. Uma parte da história do nosso país se desenrolou em paralelo com o surgimento dessa música. Saiba mais sobre a Bossa Nova, como tudo começou e com esse estilo musical se tornou tão importante em nosso país.

Bossa Nova: Voz e Violão

Bossa Nova: Voz e Violão

O Começo Da Bossa Nova

Podemos dizer que oficialmente a Bossa Nova começou num dia do mês de agosto do ano de 1958 com a chegada as lojas do disco de João Gilberto. Esse álbum continha músicas como Bim Bom (João Gilberto) e Chega de Saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes).

João Gilberto é tido como um precursor do estilo Bossa Nova de tocar, antes do seu disco ele já havia acompanhado ao violão a cantora Elizeth Cardoso em duas faixas do seu também inaugural Canção do Amor Demais (um LP somente com músicas da iniciante dupla Tom & Vinicius).

As principais características desse trabalho eram as batidas sincopadas no tempo fraco pelos bateristas. Podemos dizer que era uma música praticamente apenas de voz e violão.

O Começo Da Bossa Nova

O Começo Da Bossa Nova

As Influências Da Bossa Nova

Uma das influências mais perceptíveis na Bossa Nova é a da cultura americana Pós-Guerra que foi combinada com a influência do impressionismo erudito. Essas influências se somaram a um inconformismo de alguns músicos em relação a forma dominante de se fazer música na época.

As Origens Da Bossa Nova

A palavra bossa apareceu pela primeira vez na década de 1930 numa música de Noel Rosa chamada de “Coisas Novas”. Confira abaixo um trechinho dessa música:

“O samba, a prontidão/e outras bossas,/são nossas coisas(…)”.

Essa expressão Bossa Nova começou a ser utilizada na década de 40 para designar os sambas em breque, aqueles em que era comum improvisar paradas súbitas durante as músicas para encaixar falas. Para alguns críticos musicais a bossa nova tem uma boa influência do impressionismo erudito de Debussy e Ravel.

Além da música clássica a Bossa Nova também foi influenciado pelo cool jazz e o bebop. Podemos dizer inclusive que a bossa nova tem alguns toques de jazz como os elementos de samba sincopado embora não tenha tido uma influência tão forte da música estrangeira.

Um Som Menos Potente

O inconformismo, como já ressaltamos, com a música estabelecida na década de 50 com grande potência levou artistas como os cantores Dick Farney e Lúcio Alves a interpretar as suas músicas de forma muito mais suave e minimalista. Essa forma mais suave de cantar influenciou bastante os garotos da Bossa Nova.

As Famosas Reuniões

Dentre os descontentes que buscavam uma nova forma de expressão estavam os violonistas Luís Bonfá, Garoto, Laurindo de Almeida, Valzinho, o então acordeonista João Donato e principalmente o compositor e pianista Johnny Alf. Alguns nomes do começo da Bossa Nova se reuniam para cultura os seus ídolos e também para ensaiar as mudanças na forma de tocar as suas músicas. Para muitos o movimento musical da Bossa Nova jamais teria existido se não fossem as famosas reuniões casuais de grupos de músicos de classe média.

Os encontros aconteciam em apartamentos da zona sul do Rio de Janeiro e estavam presentes artistas como Nara Leão (que “emprestou” o seu apartamento para vários desses encontros) além de Carlos Lyra, Roberto Menescal, João Gilberto, Luiz Carlos Vinhas, Ronaldo Bôscoli, Billy Blanco entre outros.

O grupo de músicos foi aumentando e assim formou o primeiro movimento brasileiro egresso de faculdades. Os primeiros concertos da chamada bossa nova foram realizados no âmbito universitário e aos poucos foi ocupando bares do circuito de Copacabana, no chamado Beco das Garrafas.

O Nome Bossa Nova

Alguns artistas da chamada bossa nova contam que a ideia de chamar esse novo estilo dessa forma surgiu no final de uma apresentação no Colégio Israelita-Brasileiro no ano de 1957. Até então o ritmo era chamado apenas de samba sessions, uma alusão à fusão feita entre o samba e o jazz.

Porém, nesse dia os artistas viram um recado escrito por uma secretária do colégio chamando as pessoas para conferir concertos de samba-sessions com uma turma “bossa-nova”. Nesse evento estavam presentes Ronaldo Bôscoli, Roberto Menescal, Luiz Eça, Carlos Lyra e Sylvia Telles.

O grupo de músicos foi apresentado como um grupo bossa nova que iria apresentar sambas modernos.

Algumas Músicas Da Bossa Nova

Confira abaixo uma lista das principais músicas da chamada bossa nova. Além do título das canções você pode conferir a autoria das músicas bem como quem as interpretou e as tornou famosas para sempre na memória do povo brasileiro.

  • Chega de Saudade (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes) – João Gilberto
  • Desafinado (Tom Jobim/ Newton Mendonça) – João Gilberto
  • O Barquinho (Roberto Menescal/ Ronaldo Bôscoli) – Maysa
  • Samba de uma Nota Só (Tom Jobim/ Newton Mendonça) – Nara Leão
  • Garota de Ipanema (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes/ Norman Gimbel) – João e Astrud Gilberto, Stan Getz & Tom Jobim
  • Manhã de Carnaval (Luis Bonfá/ Antonio Maria) – Agostinho dos Santos, Luis Bonfá e Quarteto de Oscar Castro Neves no Carnegie Hall
  • Influência do Jazz (Carlos Lyra) – Carlos Lyra
  • Batida Diferente (Durval Ferreira/ Mauricio Einhorn) – Tamba Trio
  • Berimbau (Baden Powell/ Vinicius de Moraes) – Baden Powell
  • Lobo Bobo (Carlos Lyra/ Ronaldo Bôscoli) – Wilson Simonal
  • Minha Namorada (Carlos Lyra/ Vinicius de Moraes) – Os Cariocas
  • Zelão (Sérgio Ricardo) –Sérgio Ricardo
  • Insensatez (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes) – Tom Jobim
  • Ela É Carioca (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes) – Sérgio Mendes e Sexteto Bossa Rio
  • Nanã (Moacyr Santos) – Moacyr Santos
  • Mas Que Nada (Jorge Ben) – Jorge Ben
  • Balanço Zona Sul ( Tito Madi) – Zimbo Trio
  • Sonho de Maria (Marcos e Paulo Sérgio Valle) – Tamba Trio
  • Dindi (Tom Jobim/ Aloysio de Oliveira) – Sylvia Telles
  • Samba do Avião (Tom Jobim) – Eumir Deodato
  • Corcovado (Quiet Nights of Quiet Stars) (Tom Jobim/ Gene Lees) – Tom Jobim e Frank Sinatra
  • Amazonas (João Donato e Lysias Ênio) – João Donato

Da Bossa Nova a MBP

O movimento musical da Bossa Nova durou alguns anos, porém, chegou um momento em que foi posto um ponto final. No ano de 1965 Vinícius de Moraes (um dos maiores expoentes do movimento) compôs com Edu Lobo a música “Arrastão” que é tida como uma das últimas canções de Bossa Nova e um dos pontos finais no movimento.

Essa música foi interpretada pela cantora Elis Regina no I Festival de Música Popular Brasileira (da extinta TV Excelsior). O fim da bossa nova e o começo do que seria rotulado de MPB, um gênero que abarcaria muitas das tendências da música do Brasil até o começo da década de 1980.

A partir da década de 80 os críticos musicais consideram que surgiu o pop rock nacional renovado. A MPB nasceu com artistas novos como Chico Buarque de Holanda, Geraldo Vandré e Edu Lobo.

http://youtu.be/VBeGhk_Tg30

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bossa Nova

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *