Garota Safada: Sucesso De Forró Brasileiro

Antes de falar da banda vamos conhecer o ritmo principal tocado por ela, que é o forró.

O Forró nada mais é do que uma mistura de ritmos e danças que são típicas da Região Nordeste do Brasil, estas músicas são tocadas normalmente em festas juninas e também outros eventos. Devido a falta de um termo específico, não existem consensos de como é a definição musical de forró como estilo musical, sendo assim é algo sempre associado a uma generalização de diversos tipos de ritmos musicais como por exemplo o baião, a quadrilha, o xaxado, além de contar com influências holandesas e o xote que veio diretamente de Portugal. A música foi tocada por trios que eram compostos por um sanfoneiro, e um zabumbeiro bem como um tocador de triângulo. O ritmo também é chamado muitas vezes de arrasta pé, bate chinela e fobó.

Garota Safada: Sucesso De Forró Brasileiro

Garota Safada: Sucesso De Forró Brasileiro

Este ritmo tem grande semelhança com o toré, e ainda o arrastar pés dos índios, junto com ritmos binários portugueses e holandeses, assim como os ritmos europeus e a chula, tudo isso junto é denominado pelos nordestinos como forró, e o xote bem como as variedades de polcas europeias são chamadas de quadrilhas. Esta dança vem de uma influência direta de danças de salão europeias e faz parte do Brasil devido a colonização e a invasão europeias.

Além de existir o forró tradicional também temos o que chamamos de pé de serra e outras variações como por exemplo o forró eletrônico, uma vertente estilizada e também modernizada do forró, que surgiu a partir da década de 90 utilizando diversos elementos eletrônicos em sua execução, surgiram então a utilização no ritmo com instrumentos como a bateria, o teclado, o contrabaixo e a guitarra elétrica; e o forró universitário o que foi uma sobrevida do forró tradicional, onde também eventualmente conta com o contrabaixo e o violão aos instrumentos tradicionais, sendo assim a principal característica os passos básicos de dança, como o dois pra lá e dois pra cá, que vieram da polca.

O ritmo é conhecido praticamente em todo o Brasil, e é muito popular em regiões como por exemploCampina Grande, Caruaru, Mossoró e Juazeiro do Norte, é onde existem as maiores festas de são joão realizadas no Brasil. E nas capitais dos estados como Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, são realizadas as tradicionais festas e também apresentações de bandas de forró em eventos privados que atraem principalmente os jovens.

A História Do Forró

O termo forró, de acordo com diversos filósofos se refere diretamente a uma variação do chamado forbodó, do antigo galego português. De acordo com a etimologia popular ou mesmo a pseudoetimologia é muito comum se associar a origem da palavra forró a de língua inglesa for all, que significa para todos. Essa versão possui uma grande história vinda do século XX onde os engenheiros britânicos, que estavam instalados em Pernambuco para construir uma ferrovia que iria se chamar Great Western, realizavam bailes que eram abertos ao público, chamados de for all, ou seja para todos. Desta forma o termo passaria a ser pronunciado como forró pelos nordestinos.

Existe ainda uma outra versão da mesma história que porém substitui os ingleses pelos americanos e Pernambucanos na região de Natal, durante a Segunda Guerra Mundial, foi nesta época que quando uma base militar dos Estados Unidos teria sido instalada na cidade tudo aconteceu.

Apesar de ser considerada como uma versão bem humorada, não existe uma sustentação científica para este tipo de termo, no ano de 1937 porém cinco anos antes da instalação deste tipo de base, a palavra forró já estava registrada na história da música e na principal gravação fonográfica de Forró na Roça, canção que teria sido composta por Manuel Queirós e Xerém. Esta que foi considerada como o grande e primeiro hit do ritmo.

O ritmo se tornou um grande fenômeno do pop na década de 50. A partir então dos anos 70 surgiram as chamadas casas de forró. Os artistas já faziam sucesso como por exemploLuiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda. Foi no ano de 19980 que houve um desinteresse e o forró teria ganho um novo fôlego com a criação de ritmos diferenciados e sucesso de novos trios e estilos diversificados de forró, como por exemplo o grupo que vem cada vez mais se destacando no mercado da música, que é o “Garota Safada”.

A História Da Banda Garota Safada e a Sua Contribuição Para o Forró

Há alguns anos, uma pequena turma de amigos que moravam em Fortaleza, começaram a se reunir em casa para começar a tocar, de forma descontraída sem que tivessem uma pretensão inicial. Apesar disto aquelas tardes que aconteciam entre os amigos começavam aos poucos a ganhar formas e moldar os sonhos na cabeça destes jovens. E com isso passou-se a vontade de cantar para pequenos grupos e o sonho de se compartilhar a alegria e emoções com um grande público foi praticamente a realização de um sonho. Frutos de muito trabalho e empenho, nasce o novo grande sucesso do forró brasileiro “Garota Safada”.

A banda desde suas primeiras aparições como uma banda profissional vem fazendo sucesso que se espalha cada vez mais rapidamente, conquistando o público por onde passa com seus shows que misturam grandes ritmos quentes e acelerados com aqueles forrozinhos lentos para que se possa dançar agarradinhos, deixando assim seus refrões na boca do povo pelos mais de quatro cantos do Brasil.

A História Da Banda Garota Safada e a Sua Contribuição Para o Forró

A História Da Banda Garota Safada e a Sua Contribuição Para o Forró

Com todo o carisma e com os jeitos inconfundíveis os integrantes Wesley Safadão, Valéria Cavalcante &Elayne Tyne fazem sucesso que lideram toda a família da banda.

Seu primeiro DVD teria sido gravado na primeira etapa do Campeonato Pernambucano de Vaquejada, na cidade de Carpina, o show foi realizado em Pernambuco contando com a presença de mais de 10 mil pessoas.

A banda que atualmente é vinculada a empresa LUAN Promoções e Eventos, detentora de outros nomes como Calypso, Saia Rodada, Geraldinho Lins e Capim Cubano, recentemente oportunizou o lançamento do primeiro dvd da banda pensando sempre nos fãs de cada dia e ainda estourando com seus sucessos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Forró

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *