Tudo Sobre o Funk Ostentação

Você já ouviu falar em funk ostentação? Sabe o que é, a sua origem e outros detalhes? Se não, conheça agora tudo sobre esse gênero musical e suas particularidades.

O Funk Ostentação nasceu em São Paulo e por isso também é chamado Funk Paulista. O estilo musical foi criado entre os anos de 2009 e 2010 com inspiração no funk carioca da cidade do Rio de Janeiro.

A maior diferença entre o funk carioca e o funk ostentação é o tipo de tema abordado nas músicas. Enquanto o funk carioca surgiu falando da vida na favela, na periferia, da desigualdade social e da criminalidade, o funk ostentação, como o próprio nome sugere tem como tema central “ a ostentação”, normalmente, de bebidas, carros e roupas de luxo, mulheres e bebidas.

Tudo Sobre o Funk Ostentação

Tudo Sobre o Funk Ostentação

Vários cantores adotaram estilo musical funk ostentação e entre eles, o mais conhecido em todo o Brasil é o MC Guimê, graças a sua canção “Plaquê de 100”. Outro nome importante em relação a esse estilo musical é o MC Boy Charmes, que foi um dos pioneiros em São Paulo. E o terceiro nome mais conhecido, nacionalmente e internacionalmente, é o MC Daleste, que perdeu a vida em julho de 2013. O cantor autor dos hits “Mina de Vermelho” e “Ostentação Fora do Normal” foi assassinado em cima do palco enquanto fazia uma apresentação.

O funk ostentação também tem as suas representantes femininas e a mais famosas dela é a cantora Anitta, que ficou conhecida pela sua canção “Show das Poderosas”. Anitta foi destaque no cenário da música nacional em 2013.

Além de Anitta, a MC Ludmilla também é muito conhecida no Brasil e é outra representante do funk ostentação. A cantora usava o nome de MC Beyoncé logo no início da carreira.

O funk ostentação não faz sucesso somente porque os hits dos cantores agradaram o público brasileiro, um outro fator responsável pelo crescimento é a produção dos clipes, os chamados videoclipesKondzilla.

As Várias Faces Do Funk: Do Melody Ao Ostentação

Quem gosta de funk e acompanha o estilo musical há muito tempo com certeza percebeu que ele foi mudando de cara com o tempo. O que não quer dizer que o ritmo mudou ou ficou perdido, mas um estilo novo ganhou mais destaque do que aquele anterior.

Se no início as pessoas curtiam o chamado funk melody ou do consciente, depois alguns passaram a gostar dos funks pornográficos e dos chamados proibidão. Todos eles fazem parte da cultura carioca e os seus representantes, na sua maioria, saíram da cidade do Rio de Janeiro. O funk ostentação é o primeiro que não nasceu na cidade.

Os paulistas então decidiram chamar o estilo do funk e suas diversas caras de funk carioca e adotar o nome de funk ostentação, aquele de São Paulo.

No início, assim como no Rio as músicas foram produzidas somente na cidade carioca, em São Paulo, os primeiros representantes saíram da Baixada Santista. O que aconteceu até 2011.

Diante das diversas facetas do funk carioca, o funk proibidão foi o ponto de partida que inspirou os paulistas, principalmente os MC Frank e Menor do Chapa do Rio de Janeiro, que faziam apologia ao crime e ao uso de armas.

A História Do Funk Ostentação Do Início Aos Dias De Hoje

Os vídeos na internet mais uma vez tiveram papel fundamental para lançar um novo estilo, um novo cantor. Tudo começou em 2011, quando o MC Paulistano Boy do Charmes colocou a canção “Mégane” no YouTube. A música que fazia referência a uma marca de carro recebeu mais de 3 milhões de acessos em pouquíssimo tempo. O sucesso obtido pelo MC acabou fazendo com que outros funkeiros de São Paulo se interessassem pelo estilo e adotam-se de uma vez por todas o funk ostentação, sendo a marca do ritmo em São Paulo.

Algumas palavras fazem parte do “dicionário” das letras do funk ostentação quase como regras. Para se referir aos carros de luxo, os MCs os chamam de “naves” e para falar da ostentação de roupas e acessórios, eles usam o termo “kit”, que seria composto de óculos escuros, anéis e colares, bermuda, camisa, tênis ou boné.

A História Do Funk Ostentação Do Início Aos Dias De Hoje

A História Do Funk Ostentação Do Início Aos Dias De Hoje

Se o ritmo foi inspirado no funk carioca o mesmo não aconteceu com as roupas. O visual dos funkeiros representantes do funk ostentação é inspirado nos cantores de rap americanos. Porém, os cantores não servem como inspiração para as letras das músicas.

Não sendo funk, mas sendo rap que segue a mesma linha do funk ostentação, um dos maiores representantes é o cantor 50 Cent. No seu hip-hop americano ele fala de dinheiro como na música “Power of the Dollar” ou “Get Rich or Die Tryin”.

Por trás do funk ostentação está o artista instrumentista que é o DJ, além dos produtores e dos diretores dos clipes que fazem uma grande diferença para divulgar o estilo por todo o Brasil. A produtora Kondzilla assinou vários sucessos, só em 2012 foram mais de 70 clipes produzidos e a marca de 20 milhões de visualizações.

Acompanhando o sucesso do estilo musical, em 2012, a Kondzilla em parceria com o produtor Bruno Bertolazzi e o diretor Renato Barreiros, se juntaram para fazer um documentário sobre os primeiros passos e a história do funk ostentação.

Conheça o Nome Dos Principais Cantores De Funk Ostentação Ou Funk Paulista

  • Mc Guimê
  • Mc Daleste (morto com 20 anos durante uma apresentação no dia 6 de julho de 2013)
  • Pikeno & Menor
  • MC Ludmilla
  • Anitta
  • Mc Bouy dos Charmes
  • Mc Lon
  • Mc Rodolfinho
  • Mc Bola

Não existe uma competição entre o funk carioca e o funk ostentação, apesar da batida praticamente igual, o que difere um do outro é exatamente o conteúdo das músicas, um mais voltado para realidade carioca e outro para um mundo de ostentação. Mesmo nascendo da inspiração do funk carioca, o funk ostentação ou funk paulista ganhou personalidade própria e se diferencia bem do estilo carioca. Assim como os cantores que se apresentam com um estilo particular nos palcos durante as suas apresentações, este mais parecido com os famosos cantores de rap americano do que dos funkeiros do Rio de Janeiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Funk

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • quero ser cantora de funk ostetacao

    daynara campos 17 de outubro de 2013 14:39 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *