Hoobastank: Tudo Sobre a Banda De Rock Dos Estados Unidos

Em 1994, em Agoura Hill, na Califórnia, Estados Unidos, nascia mais uma banda de rock, a Hoobastank. A banda formada por Chris Hesse na bateria, Douglas Robb vocalista, Dan Estrin na guitarra e Jesse Charland no baixo passou a entrar na lista de bandas famosas graças ao sucesso que fez a canção “The Reason”, do álbum cujo o nome é o mesmo da música.

Hoobastank: Tudo Sobre a Banda De Rock Dos Estados Unidos

Hoobastank: Tudo Sobre a Banda De Rock Dos Estados Unidos

Trajetória Da Banda De Rock Do Início Até 2000

Da cidade do subúrbio da grande e conhecida Los Angeles, Agoura Hills, saiu o grupo Hoobastank. Era 1994, quando Doug Robb, queria viria a ser o vocalista do grupo e Dan Estrin, que viria a ser o guitarrista, estavam fazendo uma competição de bandas no colégio onde ambos estudavam. Porém, a disputa fez com que eles conhecessem e admirassem o trabalho de um dos seus adversários, Markku Lappainem. Robb e Estrin gostaram tanto da outra banda, que abandonaram o grupo que faziam parte e foram se juntar a Markku. E além dos dois e do baixista, o baterista Chris Hesse foi convidado para completar o grupo e foi então, que nasceu o Hoobustank, que depois virou Hoobastank.

Depois do sucesso e entre tantas entrevistas, os rapazes da banda de rock foram questionados pela escolha do nome  e do seu significado, mas Doug Robb, garantiu que  não existia nada de especial e afirmou “é uma daquelas velhas brincadeiras típicas do ensino médio”. Aliás, falando em colégio, os componentes do grupo Hoobastank frequentaram a mesma escola que Brad Delson e Mike Shimoda do grupo Linkin Park.

Trajetória Da Banda De Rock Do Início Até 2000

Trajetória Da Banda De Rock Do Início Até 2000

As primeiras apresentações aconteceram bem próximo da área onde moravam. Cobalt Café foi o palco da primeira vez do grupo junto. Eles dividiram o espaço com outras bandas, entre elas, a Incubus. Não demorou muito para que eles passassem a fazer parte do Circuito West Coast, um evento de música realizado nos Estados Unidos.

E quatro anos depois de formar a banda, era 1998, o Hoobastank lançou o primeiro álbum, sem gravadora, o título do trabalho era “They Sure Don’t Make Basketball Shorts Like They Used To”. Eles não tiveram o que reclamar, o disco teve boa receptividade e vendeu muitas cópias.

A banda ganhou mais fãs ainda, quando suas canções começaram a rodar na rede, conseguindo até admiradores em outros páises. Foi então, que uma gravadora se interessou pelo trabalho do Hoobastank, a Island Records. Em 2000, a banda assinou contrato com a gravadora.

O Primeiro Ano Com o Primeiro Disco Lançado Através De Uma Gravadora

No ano seguinte a assinatura do contrato, em 2001, o Hoobastank lançava o seu primeiro álbum. A canção de trabalho foi “Crawling in the Dark” e ficou na posição 68 do Billboard Hot 100, já a segunda música de trabalho, “Running Away” ficou mais bem colocada ainda, posição 44. O que não foi suficiente para ter um bom retorno na estreia, o disco recebeu muitas críticas negativas. Porém, rendeu ao grupo compromissos internacionais. O Hoobastank fez shows na Europa e na Ásia.

A terceira música de trabalho foi “Remember Me”, que faturou a colocação 23 no Modern Rock e a posição 9 no Mainstream Rock. E finalmente, no final do ano de 2001, o reconhecimento da banda, eles foram convidados para participar do Salão da Fama do Rock and Roll.

O Segundo Álbum Da Banda Hoobastank

Em 2003, a banda entrou mais uma vez em estúdio, dessa vez com o produtor Howard Benson, mas o disco não terminou de ser gravado sem interrupções, na verdade, as gravações ficaram paradas durante um mês. O motivo foi o acidente sofrido pelo músico Dan Estrin com miniaturas de moto, mas depois de recuperado, a banda terminou de gravar o disco e saiu em turnê.

O segundo disco cujo o nome escolhido foi “The Reason” acabou sendo lançado somente em dezembro de 2003 e uma das canções “Same Direction” podia ser baixada no site oficial do grupo.

A primeira música de trabalho do segundo disco foi “Out of Control” e tinha uma pegada mais agressiva em relação aos últimos trabalhos. A canção que foi escolhida para trabalhar o segundo álbum foi a última que tinha sido gravada e chegou na posição 9 do Modern Rock.

Depois de um ano do lançamento do segundo disco, o grupo lançou uma coleção de DVDs “Let It Out”.

A canção que deu nome ao segundo trabalho com a gravadora da banda Hoobastank, “The Reason”, foi lançada em 2004, no primeiro semestre e foi um grande sucesso, chegando a posição 2 do Billboard Hot 100. A música fez tanto sucesso que entrou na trilha sonora do episódio final da série Friendes e no Brasil, fez parte da trilha sonora da novela “Começar de Novo”.

Hoobastank: Na Turnê Com Velvet Revolver

No ano de 2005, a banda Hoobastank organizou uma turnê com Velvet Revolver, mas o público não recebeu muito bem e o se destacou da experiência foi as mensagens que rolavam na internet, com críticas e dizendo que existia um mal estar entre os integrantes das duas bandas, Robb e Scott.

Em 2006, passado o mal momento da turnê, o Hoobastank entrou mais uma vez em estúdio e gravou o terceiro disco “Every Man for Himself”. O novo álbum estreou bem na classificação do Billboard 200, ocupando a posição 12.

Desse disco, três músicas foram lançadas quase que contemporaneamente: If I Were You, Inside of You e Born to Lead e todas as três alcançaram boas colocações nos “termômetros” de popularidade de músicas do mundo todo.

Em 2008, a banda preparou mais um álbum e o primeira música de trabalho foi “My Turn”, que foi lançado só em janeiro de 2009. No mesmo ano, em agosto, foi lançada uma coletânea: The Greatest Hits: Don’t Touch My Moustache e dessa vez pela gravadora Universal Records do Japão.

A Formação Atual e Os Músicos Que Passaram Pela Banda

Fazem Parte Da Banda Atualmente:

  • Vocalista e guitarra rítmica: Douglas Robb entrou em 1995.

  • Vocal de apoio e guitarra solo: Dan Estrin entrou em 1995.

  • Percussão e bateria: Chris Hesse entrou em 1995.

  • Baixo: Jesse Charland entrou em 2009.

Já Fizeram Parte Da Banda Os Músicos:

  • Saxofone: Jeremy Wasser de 1995 a 2000.

  • Baixo: Markku Lappalainen de 1995 a 2005.

  • Saxofone: Derek Kwan de 1997 a 1999.

  • Baixo: Josh Moreau de 2006 a 2008.

  • Baixo: David Amezcua somente no ano de 2008.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Rock

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *