Tipos De Rock e Suas Características

Você sabia que existem vários tipos de rock e algumas particularidades faz de cada um deles um ritmo diferente? Mas, antes de falar dessa variedade vamos definir o estilo musical rock. Esse tipo de música surge na década de 1950. As origens estão no rockabilly e rock and roll, ambos que começaram na década de 1940 nos Estados Unidos.  O rock também sofreu influência do rhytm, da música country e do blues. E também do jazz, da música clássica e do folk. Tudo misturado e com base em uma estrutura simples musical, a do blues, fez surgir esse ritmo para dançar e com maior velocidade.

Tipos De Rock e Suas Características

Tipos De Rock e Suas Características

Veja Agora Os Estilos De Rock e Suas Características!

  1. Garage rock: o rock de garagem invadiu o Reino Unido, entre as bandas mais conhecidas do estilo podemos destacar: The Standells, The Sonics e Question Mark & the Mysterians.
  2. Powerr pop: no ínicio dos anos 70 sempre no Reino Unido surgiu o power pop substituindo o garage rock, que havia gerado violência. Ele surge da união do estilo de bandas como Beach Boys e Beatles. Porém, não se tornou popular. Uma das principais bandas foi Big Star.
  3. Folk rock:  nasce através das mãos de artistas que curtiam instrumentos acústicos e com bae as músicas tradicionais e o ritmo do blues com um pouco de mensagens sociais de progresso. Considerado o primeiro do estilo, Woody Guthrie, foi um dos tantos que fizeram sucesso assim como Bob Dylan, que veio logo depois.

    Folk rock

    Folk rock

  4. Rock psicodélico: o rock psicodélico nasce dentro do conceito do estilo folk, se tornando muito popular no ano de 1964, graças a um grupo chamado de The Holy Modal Rounders. O estilo ficou muito associado à oposição à Guerra do Vietnã.Em 1965, na Inglaterra o Pink Floyd estava desenvolvendo o rock psicodélico e depois deles foram surgindo outras bandas. Porém, foi somente em 1967, que o estilo estorou e chegou ao máximo graças ao festival Pop de Monterey.
  5. Rock progressivo: esse tipo de banda surgiu com a experimentação de outros instrumentos e formas de fazer música, ultrapassando tudo aquilo que tinha se experimentado até então. Colocaram, por exemplo, instrumentos de orquestra, de sopro e algumas bandas faziam canções mais longas do que as que normalmente ouvimos. Além disso, elas tinham um pouco do jazz, da música eletrônica, experimental e clássica. Com variação de melodias e muitas vezes com harmonias complexas.
  6. Glam rock: ele saiu de “dentro” do rock psicodélico bem no fim da década de 60 e teve como grandes nomes artistas como Elton John, Steve Harley, Gary, Glitter, entre muitos outros.
  7. Heavy metal e hard rock: o estilo surgiu na década de 1970 e a sua principal característica era o modo como a guitarra passou a ser tocada, com mais intensidade. Alguns dos seguidores do estilo acabaram lançando álbuns que pareciam mais com o rock progressivo, enquanto outros tinham a cara da disco music.
  8. Arena rock: Kiss e Led Zeppelin são ótimos exemplos do estilo de rock, que tinham como “base” apresentações ao vivo em grande estilo. E a partir da década de 1970 ele foi se tornando ainda mais popular, chegando ao topo na década de 1980.
  9. Punk rock: esse tipo de rock é caracterizado pelas letras com temas conflituosos. Em geral, abordam temas políticos e sociais. O início dessa tipologia aconteceu no ano de 1976, e um dos seus principais representantes é a banda The Damned. O objetivo principal dos representantes do punk rock era chocar, com músicas que muitas vezes iam contra os sentimentos. Porém, outras bandas já assumiam um modo mais tradicional do rock e falavam de amor e desilusões amorosas, variando da agressividade a emoção do amor.
  10. Glam metal: uma das principais características desse tipo de rock é o visual exagerado que essas bandas se apresentam, basta lembrar do Twisted Sister. Ele surge como uma mudança do rock popular em 1980, ganhando espaço com bandas como Def Leppard e Iron Maiden.
  11. Rock alternativo: uma das primeiras bandas de rock alternativo que podemos citar é REM, que traz uma mistura do folk music, com punk e com rock mainstream ou comercial. O ponto alto desse estilo de rock aconteceu em 1983, com uma forte influência de músicas da década de 60 com uma pitada de psicodélico e com integração da guitarra do rock folk.

E Mais Rock:

  1. Grunge: não tem a presença do metal mesmo sendo distorcido e pesado, Nirvana pode ser apontada como a principal banda do estilo considerado alternativo. Tem um lado rock alternativo, um toque de rock clássico e por fim hard rock.
  2. Britpop: uma característica de algumas bandas inglesas, podemos destacar o grupo Oasis nessa categoria.
  3. Riot grrrl: é uma versão feminina de punk rockou se preferir de hardcore, com letras que fazem referências a causas feministas.
  4. Neopsicolelismo: com letras que fazem referência a “paz e amor” buscam retomar o estilo dos anos de 1960, uma das principais bandas do gênero é a popular U2.
  5. Metal progressivo: do heavy metal com o rock progressivo e com uma pegada psicodelia, uma das bandas que representam esse tipo de rock é Vanden Plas.
  6. Metal alternativo: é sempre um tipo de rock heavy metal, com uma pequena variação.
  7. Indie rock: nasce das bandas de garagem, porém, tem uma característica que as torna diferente, uma das principais é Coldplay.
  8. Post rock: é um estilo que tem raízes nos anos de 1990, quando as bandas de rock faaziam novas propostas, entre elas, a do rock progressivo.
  9. Nu metal: também chamado de new metal são bandas que misturam a música eletrônica ao rap nesse estilo de rock, o Papa Roach é um exemplo.
  10. Death metal: com origem nos anos de 1980 é um estilo musical que está dentro do heavy metal. Pode ser classificado como um ritmo extremo que aborda temas como guerra, cristianismo, satanismo, carnifinas e suicídios. Tem uma bateria agressiva e os vocais são chamados de guturais. Podemos citar como exemplo, a banda InFlames ou Death.
  11. Black metal: é sempre uma “parte” do heavy metal e considerada extrema, que também surgiu nos anos 80 e a banda Venom é uma das suas principais representadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Rock

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *