Cantoras Sertanejas: De Ontem e Hoje

Quando pensamos em música sertaneja quase sempre nos lembramos das duplas tradicionais masculinas, porém, as mulheres cada vez mais têm encontrado o seu caminho para o estrelato nesse segmento. Porém, não é de hoje que a música sertaneja conta com excelentes representantes femininas.

A música sertaneja como um todo está buscando se adaptar aos novos tempos e tem feito isso com apoio em novos artistas que falam a mesma linguagem dos jovens. Dessa forma é natural que as rainhas do sertanejo como Roberta Miranda, por exemplo, estejam passando o bastão para novas artistas como Paula Fernandes. Conheça a seguir algumas das mais famosas cantoras sertanejas, do passado e da atualidade.

As Cantoras Sertanejas De Maior Destaque Ontem e Hoje

Inezita Barroso

A cantora e apresentadora Inezita Barroso nasceu em 4 de março de 1925 na cidade de São Paulo e tornou-se importante para a música sertaneja como um todo, porém, em especial para as cantoras que viriam depois dela. Desde muito pequena Inezita escutava músicas conhecidas como moda de viola e se emocionava.

Com apenas 7 anos de idade ela aprendeu a tocar violão e começou a perseguir o sonho de ser uma cantora conhecida em todo o Brasil. Além de cantar, Inezita também chamada por muitos de “Zitinha” se tornou a pioneira no rádio brasileiro quando passou a apresentar um programa dedicado a música sertaneja. Inezita é atriz, instrumentistas, professora e folclorista.

O grande destaque da carreira de Inezita Barroso é o seu programa na TV Cultura que tem como foco a música sertaneja. Dentre os sucessos musicais da carreira podemos destacar “Luar do Sertão” e “A Marvada Pinga”.

Inezita Barroso

Inezita Barroso

Roberta Miranda

Roberta Miranda nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba, porém, com apenas 8 anos de idade a sua família se mudou para São Paulo. Os irmãos de Roberta se tornaram professores, porém, ela sempre soube que queria cantar, por isso matava as aulas do cursinho para aprender a tocar violão.

A travessura para aprender a tocar foi descoberta pelos pais que além de castigarem Roberta, inclusive fisicamente, quase a mandaram para um colégio interno. Porém, mesmo com as dificuldades em casa a cantora não desistiu do seu grande sonho e a partir dos 14 anos começou a cantar em bares de São Paulo até que se tornou conhecida no meio musical.

Após muitos anos lutando contra o machismo que imperava na música sertaneja e vencer preconceitos Roberta Miranda se tornou a cantora desse estilo que mais vendeu em álbuns no país. A artista já vendeu mais de 15 milhões de discos, dentre os principais sucessos estão “Vá Com Deus”, “Sol da Minha Vida” e “A Majestade o Sabiá”.

Roberta Miranda

Roberta Miranda

Paula Fernandes

Na atualidade o nome feminino que mais se destaca no segmento sertanejo é com certeza Paula Fernandes que agradou até mesmo o rei Roberto Carlos. A cantora que nasceu na cidade de Sete Lagoas, interior de Minas Gerais, já bateu vários recordes de vendas e tem uma das agendas de shows mais cheias do país.

Aliás, Paula ultrapassou a fronteira nacional ao gravar uma canção com a estrela do country americano, Taylor Swift, a canção se chama “Long Live”. Além disso, Paula participou do DVD do cantor Juanes gravado em Miami.

A música entrou na vida de Paula Fernandes com apenas 8 anos, aos 12 a família da cantora se mudou para São Paulo e ela foi contratada para cantar junto com uma companhia de rodeios, nesse trabalho a jovem Paula viajou por todo o país. Com 18 anos Paula Fernandes passou a se sentir deprimida porque a carreira não engrenou e voltou para Minas Gerais.

Nessa fase a artista pensou em deixar de lado as pretensões como cantora e começou a estuda Geografia numa faculdade mineira. Cantando em bares por algum tempo a artista conseguiu chamar a atenção e assim começou a construir a sua carreira de fenômeno musical. Atualmente, Paula Fernandes é a inspiração para a nova geração de cantoras sertanejas e uma das artistas que mais vende álbuns em todo o Brasil.

Bruna & Keyla

As cantoras Bruna & Keyla mostraram para o universo sertanejo que as duplas femininas também podem fazer sucesso. Um dos principais destaques da carreira é a música romântica “Vem me Completar” que conta com a participação do sertanejo Eduardo Costa.

Num cenário musical em que as mulheres compõem duplas mistas ou mesmo cantam solo, Bruna & Keyla, vem mostrar que ainda tem força duplas femininas como As Marcianas ou As Irmãs Galvão. O trabalho musical dessa dupla tem influências de sertanejo, pop e até forró.

Thaeme

Considerada uma das mulheres mais bonitas do sertanejo Thaeme começou a sua carreira para o grande público através do programa Ídolos, porém, depois que a carreira pop não engrenou a loira não desanimou. Ao lado de Thiago, Thaeme, migrou para a música sertaneja e contou com o apadrinhamento de Fernando & Sorocaba.

A dupla Thaeme & Thiago tem músicas para se divertir na balada e também lindos sucessos românticos como “Deserto” e “365 Dias”. Chamada de princesinha do sertanejo Thaeme já mostrou que tem um vozeirão e a sua dupla é uma das campeãs de vendas e de shows.

Maria Cecília

Assim como Thaeme, Maria Cecília, também faz parte de uma dupla mista, Maria Cecília & Rodolfo. A cantora se destaca por ter sido a primeira a formar uma dupla mista no estilo conhecido como sertanejo universitário.

Quando Maria Cecília começou tinha carinho e jeito de menina, porém, com o sucesso turbinou seu guarda-roupa e se tornou uma das mais fashion cantoras sertanejas. Reparem que ela está sempre com maquiagem impecável. Casada com Rodolfo, Maria Cecília, já emplacou sucessos como “Quem Ama Cuida”, “Você de Volta” e “Tchau Tchau”.

Suellen Santos

A cantora Suellen Santos é uma das apostas para a nova fase da música sertaneja, pois incorpora em suas canções batidas eletrônicas. Muitos tem comparado Suellen com Paula Fernandes devido a voz e a semelhança física, porém, a cantora não vê problemas nessas comparações uma vez que tem Paula como uma referência.

As músicas de Suellen Santos têm uma pegada mais de balada e tem conquistado as rádios de todo o país. Certamente assim como ela muitas outras cantoras sertanejas vão surgir para tornar esse segmento ainda mais rico musicalmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sertanejo

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • paula fernandes te amo

    lucimar 29 de março de 2014 18:32 Responder
  • Ole1 Cleber, td bem com vc? Bom o motivo pelo qual estou lhe edvrecenso e9 para carinhosamente pedir que vc possa ajudar um grande amigo aqui de Sorocaba a divulgar o cd que ele gravou. ( ORLANDO SIQUEIRA ). Gostaria de saber se ele pode lhe enviar um cd pra que vc oue7a e quem sabe convide1-lo para ir ao seu programa. Fica aqui uma dica, seu programa e9 bem divertido adoro os personagens e e9 claro quando vc canta. Aguardo com mta expectativa a sua resposta. bjs. Desde de je1 agradee7o sua atene7e3o! Rose2ngela.

    Jordan 29 de abril de 2014 8:41 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *