Renato Teixeira

Nascido em 20 de maio de 1945, em Santos, Renato Teixeira de Oliveira, ou só Renato Teixeira como é mais conhecido. Passou a infância em Ubatuba e a adolescia no interior do Estado. Com a melhoria de vida da família se mudou para Taubaté, onde as condições de estudo eram muito melhores.

Desde os tempos que morava em Taubaté a música já fazia parte da sua vida, muito familiares de Renato tocavam algum instrumento ou levavam a música como profissão, influenciando e encantando logo de primeiro momento, na época, aquele pequeno menino.

Capa CD Renato Teixeira

Capa CD Renato Teixeira

Veio para São Paulo, capital, com a idéia de ser arquiteto. Ideia essa que logo foi substituída novamente por versos e poesia.

Logo na chegada há São Paulo, deixou uma fita com músicas gravadas com um amigo de tio influente, isso fez com que Renato Teixeira tenha a porta de entrada aberta para aquela que seria a profissão de sua vida.

Com aquela fita, Renato participou pela primeira vez de um concurso musical, o Festival da Record de 67, concorrendo com a musica que seria um grande sucesso de sua carreira, Dadá Maria. Gravando e interpretando a música com Gal Costa fez uma participação na história da MPB.

O Grande Renato Teixeira

O Grande Renato Teixeira

Como compositor foi excelente, criando músicas que são lembradas até hoje como Drops Kids Hortelã. Mas a música caipira também despertava grande paixão.

Começou a tocar sem fins lucrativos, tocava por amor a música. Protegendo-a assim a música caipira no Brasil e cultivando aos amantes deste ritmo. Um dia o grupo foi convidado por Elis Regina para gravar uma música com ela. Isso deu uma alavancada ao grupo e fez com que a carreira deslanchasse

Atualmente em parceria com Sérgio Reis, pretende alcançar os grandes palcos da América Latina e promete emocionar muitos. Amigos e vizinhos desde os anos 60, já haviam feitos várias composições musicais juntos. E há uma curiosidade sobre a amizade dos dois, Sérgio Reis gravou quase todas as músicas de composição de Teixeira.

Este projeto chamado Amizade Sincera, conta com participações mais que especais como Vitor e Leo, Paula Fernades, o filho mais velho de Sérgio Reis.

Renato Teixeira

Renato Teixeira

Este projeto foi lançado pela gravadora Som Livre e já está na estrada encantando e emocionado pessoas por onde passa.

Renato Teixeira, então, pode ser definido como um defensor da música de raiz, aquela que pode se chamar de caipira. Lutando bravamente com a música sertaneja que hoje ganha cada vez mais adeptos. Foi dele a grande influência de fazer renascer a música caipira.

Como seus grande sucessos podemos classificar o tema Frete, que foi abertura da mini série Carga Pesada na Globo e Tocando em Frente, música gravada por Marie Betanea.

Com toda essa história é inegável a grande contribuição que Renato Teixeira teve na história da música caipira. Um Muito Obrigado a ele, em nome de todos os amantes desta vertente musical!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Sertanejo

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *