A Trajetória Da Banda Blur

Blur é uma banda inglesa que faz muito sucesso de rock alternativo, formada no ano de 1989 em Londres, o grupo é algo formado pelo grande vocalista Damon Albarn, o guitarrista Graham Coxon, o baixista Alex James e o baterista Dave Rowntree.

A Trajetória Da Banda Blur

A Trajetória Da Banda Blur

A banda foi uma das mais queridas dos anos 90 sendo considerada a primeira banda a se apresentar no chamado Britpop. Ao começo de sua carreira vem uma grande sonoridade não muito diferente dos grupos que faziam sucesso naquela época, o que misturava o rock psicodélico e dançante de bandas como Stone Roses e afins com as guitarras além das inspirações em bandas como My Bloody Valentine, que fazia o estilo “shoegazer” apesar do andamento da carreira o Blur veio a desenvolver um estilo próprio.

Trazendo para o público o seu próprio estilo, sempre procurando por resgatar elementos de músicas britânicas liderando as novas renovações de rock do Reino Unido, nos chamados Britpop. Se firmando ainda como uma das bandas mais importantes da década abrindo caminho para o grande sucesso de muitas outras bandas, como por exemplo a Elástica Pulp, a Supergrass, até mesmo o Oasis que posteriormente se tornou até mesmo um grande rival.

Como Começou a Carreira Da Banda

A trajetória da banda começou com nome de Seymour, no ano de 1989 após serem realizados alguns shows e a primeira demo tape, com isto a banda assinou contrato com a gravadora Food Records, uma grande subsidiária da EMI. E a única exigência que foi solicitada foi a mudança de nome da banda, foi oferecido uma lista com diversos nomes de banda, e eles escolheram então “Blur”.

Como Comecou a Carreira Da Banda

Como Comecou a Carreira Da Banda

A banda já com este nome foi para uma pequena turnê na Inglaterra, que terminou em julho de 90 em Londres. A partir do momento que a turnê acabou a banda entrou em estúdio para gravar uma série de músicas de onde saíram suas três músicas mais importantes, como o “She’s So High” que foi lançado em outubro de 90 e “She’s So High” que fez bastante sucesso nas paradas. O hit chegou ao número 48 na Inglaterra fazendo com uqe a banda pudesse novamente entrar em turnê.

O segundo momento de gravações da banda aconteceu apenas em dezembro. No começo as gravações passaram por uma série de problemas e músicas como “Close” e “Bad Day” simplesmente não eram boas o suficiente para fazer grande sucesso. Uma grande salvação surgiu quanto o nome de Stephen Street, grande produtor conhecido pelo seu trabalho com a banda The Smiths e depois Blur e o Cranberries. Stephen veio a assistir vídeos de She’s So High e passaram a demonstrar interesse em trabalhar com a banda na TV sendo gravadas mais duas músicas como “Come Together” e “There’s no Other Way” hits que acabaram ficando no topo das paradas lançados em 1991.

A crítica na época caiu de joelhos pela banda, e a música começou a ganhar as rádios e a banda se apresentou na grande febre do momento  Top of the Pops da BBC depois disso pela primeira vez o hit  There’s no Other Way atingiu o número 8 nas paradas. No mês de julho começou então as gravações do primeiro álbum, com o disco que foi chamado de “Leisure” e que contava com as músicas dos dois primeiros singles da banda.

O álbum foi lançado na Inglaterra, tendo um lançamento bastante intenso nos Estados Unidos, algumas semanas depois foi lançado pela gravadora SBK. Com a carona de sucesso do hit “There’s no Other Way”, o disco ficou na sétima posição das paradas inglesas, porém com a reação da crítica já não a mesma que antes, sendo muito comparado com diversas outras bandas da época como por exemplo Soup Dragons, Jesus Jones, Inspiral Carpets, entre uma série de outras bandas alguns críticos inclusive citaram que o som da banda era fabricado.

A Nova Fase Da Banda

Houve entre todos os integrantes da banda o descontentamento com a sonoridade do hit Leisure, sendo maior ainda e o Blur passaria a então se concentrar em uma nova reinvenção de sua música.  A banda passou um mês trancada dentro de um estúdio e durante um show no mês de outubro eles puderam pela primeira vez apresentar a inovadora música “Popscene”, o que foi um grande passo para a banda.

Pouco á pouco houve o interesse da mídia britânica para outras bandas, que já não achavam a banda Blur tão interessante assim. A partir do ano de 1992 só se falou então na banda Suede na Inglaterra. O som vinha inspirado do glam rock de David Bowie dos anos 70 impressionando a todos, enquanto isto Blur ainda era ligado ao rock considerado psicodélico pós Stones e Roses.

Um movimento que pouco a pouco foi morrendo. Em seguida foi então lançado o single “Popscene”, um grande marco na carreira do grupo, e com uma pegada quase punk levada com trompetes, algo bastante interessante e diferente. Em uma retrospectiva os críticos puderam considerar o hit Popscene um cássico realmente inovador porém ninguém deu atenção. O prestígio da banda Blur era quase zero na época devido a shows ruins com alguns integrantes que estavam totalmente embriagados nos palcos.

Piorou um pouco depois quando houve uma turnê com 44 shows nos Estados Unidos, e na época Blur tinha um som bastante distante do Nirvana que estava no auge por este motivo foram vaiados em vários shows.

A banda voltou para a Inglaterra em agosto e quase foi demitida, danod uma parada retornando um pouco melhor em seguida. Passou-se o tempo e a banda gravou o álbum “The Great Escape” que foi recebido com muitos elogios pela crítica musical, com vendagens excelentes. O disco trazia apenas uma sonoridade de Parklife que eram levadas para as últimas consequências em músicas bastante modernas. Este foi o disco mais bem sucedido de Blur vendendo em torno de 120 mil cópias, porém a estratégia de rivalidade com o Oasis foi prejudicial para a banda que logo em seguida mais uma vez ficou atrás de grandes sucessos da Oasis.

http://www.youtube.com/watch?v=jTg7rYWSLHk

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *