História Do Festival De Woodstock

O Festival De Woodstock, que aconteceu em 1969, entre os dias 15 e 18 de agosto entrou para história. Com o nome oficial de Woodstock Music & Art Fair, o evento aconteceu em uma fazenda de Max Yasgur na zona rural de nome Bethel, em New York, nos Estados Unidos. Inicialmente a ideia era que o festival acontecesse em uma pequena cidade de Woodstock, mas os planos tiveram que ser mudado uma vez que os moradores locais não quiseram saber do evento.

O festival entrou para a história como um exemplo da comunidade hippie e da contracultura que marcaram o final da década de 60 e o início dos primeiros anos de 70.

Num fim de semana chuvoso nos Estados Unidos, o Festival de Woodstock apresentou 32 artistas, que eram os mais famosos e populares da época para um público de cerca de meio milhão de pessoas. Nos anos seguintes, foram feitas outras tentativas de repetir o sucesso, mas nenhuma delas teve o valor histórico e popular que o Festival de Woodstock, que também se transformou em um documentário, com uma trilha sonora que dispensa comentários.

História Do Festival De Woodstock

História Do Festival De Woodstock

Como Nasceu o Festival De Woodstock

A ideia nasceu da equipe formada por John P. Roberts, Joel Rosenman, Michael Lang e Artie Kornfeld. Rosenman e Roberts foram os responsáveis pela parte financeira do festival, ou melhor, de captação de recursos para o evento. Eles fizeram isso através de publicidades pagas no Wall Street Journal e New York Times. Foi então que se juntaram a eles, respondendo a publicidade, Kornfeld e Lang. A primeira ideia era criar uma estúdio de gravação na cidade Woodstock, que acabou virando a produção de um evento musical ao ar livre.

O projeto era considerado um grande risco financeiro, mas o grupo tinha certeza que teria um bom retorno e não demoraram muito para vender os ingressos do Festival de Woodstock. Eles eram vendidos no metrô de New York, no correio e em lojas de discos por 18 dólares cada um, um bilhete para um dia de apresentações ou 24 dólares para 3 dias.

A estimativa é que eles tenham vendido 186 mil ingressos antes do festival, o que fez com que os organizadores estivessem preparado para um público de cerca de 200 mil pessoas. Porém, no dia do evento, o número do público mais do que dobrou, porém, acabou se tornando gratuito. Essas pessoas chegaram derrubando cercas e invadindo a área.

Como Nasceu o Festival De Woodstock

Como Nasceu o Festival De Woodstock

Como Foi o Primeiro Dia De Festival

O primeiro dia de festival gerou um grande caos na redondeza da fazenda onde foi realizado, uma via expressa do estado de New York acabou sendo bloqueada pela bagunça causada.

O evento não estava preparando para receber toda aquela multidão, não tinha saneamento e nem mesmo atendimento de primeiros socorros. Quem participou do festival além de enfrentar o mau tempo, ainda encontrou péssimas condições de higiene e falta de comida.

O festival de Woodstock, apesar de toda confusão, da invasão e do número de pessoas que não era o esperado, foi considerado pacífico, mas com duas fatalidades registradas. Uma pessoa do público foi atropelada por um trator e a outra morreu de overdose de heroína. Foram registrados também dois partos, um dentro de um carro que estava preso no trânsito e outro dentro de um helicóptero que transportava a grávida para o hospital.

Apesar do festival de Woodstock ter reunido grandes nomes da música da época, ele ficou mais conhecido pelo tipo de comportamento e a harmonia social entre as pessoas que participaram, levando em consideração o grande público que se reuniu.

http://www.youtube.com/watch?v=gBYzmLvXt9s

Veja Quais Os Cantores e Bandas Que Se Apresentaram Nos 3 Dias Do Festival De Woodstock!

  • No dia 15 de agosto, uma sexta-feira: Sweetwater, Richie Havens, Swami Satchidananda, Melanie, Tim Hardin, Bert Sommer, The Incredible String Band, Arlo Guthrie, Joan Baez e Ravi Shankar.
  • No dia 16 de agosto, sábado: Keef Hartley Band, Quill, John Sebastian, Santana, Country Joe McDonald, Grateful Dead, Canned Heat, Moutain, The Who, Sly & the Family Stone, Credence Clearwater Revival, Janis Joplin e Jefferson Airplane.
  • No dia 17 de agosto, domingo: Joe Cocker, The Band, Country Joe and the Fish, The Grease Band, Sha-Na-Na, Blood,  Ten Years After, Jimi Hendrix, Crosby, Johnny Winter, Paul Butterfiel Blues Band.

Alguns Artistas Recusaram o Convite Para Participar Do Festival De Woodstock. Veja Quais Foram!

  • The Beatles: para o “não” do grupo que era queridinho na época existem duas versões, a primeira é que a organização do festival teria contatado John Lennon, que teria imposto a contratação da banda de Yoko Ono, Plastic Ono Band, como imposição para que eles aceitassem o convite. A segunda, é que a entrada de Lennon não foi permitida pelo presidente Nixon. A verdade é que o grupo estava chegando ao fim e fazia bem 3 anos que eles não faziam mais shows ao vivo.
  • The Doors: depois de confirmar, o grupo cancelou em cima da hora a participação e teria alegado que o festival parecia ser uma repetição de um outro festival chamado Monterey Pop Festival. Porém, parece que mais tarde o grupo se arrependeu de ter ficado de fora. Uma segunda versão fala de um Jim Morrison inseguro para se apresentar diante de um grande público.
  • Led Zeppelin: outro convidado que não participou, a justificativa foi dada pelo empresário, que disse que eles gostaram da ideia, mas não queriam ser “só mais um” em meio a tantos outros famosos cantores e bandas. Porém, naquele fim de semana o grupo começou uma turnê que foi bem recebida por onde passou.
  • Jethro Tull: segundo foi dito na época, ele teria recusado o convite orientado pelo seu empresário que o alertou para o grande consumo de drogas que teria no evento, além de hippies e lama.
  • The Byrds: também recusaram o convite por achar que aquele festival não teria nada de especial que tinham outros eventos que estavam acontecendo no mesmo momento. Outro ponto que teria feito o grupo a não levar em consideração o convite foram os rumores de que a organização do festival não estava tendo como pagar os músicos.
  • Bob Dylan: ele participaria, mas o filho ficou doente e ele teve que abandonar a dieia. Outra coisa que o teria feito desistir eram os hippies que estavam acampados perto da sua casa, na proximidade onde seria o festival quando a ideia nasceu.
  • Joni Mitchell: cancelou a participação para evitar de perder a participação em um programa de televisão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *