O que é Música?

História da Música

A história do termo ‘música’ é muito antiga e remota ao começo do mundo. Já na pré história com os primeiros homo sapiens se tem conhecimento de ritos com manifestações musicais registradas em pinturas rupestres. Esta forma de manifestação cultural foi evoluindo e recebeu uma denominação do povo grego, ‘mousikós’, que significa musical e denominava qualquer manifestação do povo contendo sons vindos de boca humana ou instrumentos.

O que é Música?

O que é Música?

Segundo o professor Fernando Iazetta do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, denominamos ‘música’ qualquer manifestação cultural do homem com relação direta com o som, mas de uma forma produzida, intencional. Seria como trabalhar com a sonoridade dos objetos de forma diretamente ligada ao espírito, emitir sonoridade com a funcionalidade de manifestar sentimentos e ser ouvido e compreendido não apenas pelos ouvidos e cérebro

O parágrafo acima fala do significado literal e científico da palavra, mas para muitos é muito mais que isso. Se perguntarmos na rua ‘o que é música?’ para 100 pessoas, talvez obtenha-se 100 respostas diferentes, porque na verdade hoje em dia música vai muito além de uma manifestação cultural, mas interior e sentimental.

Significado

Clássicas

Clássicas

Para os estudiosos desta arte, o termo música significa a arte de combinar sons para uma finalidade maior: expressar algo. Através da combinação de notas (os sons) proporcionalmente, o músico irá criar uma manifestação de arte cuja base é a sonoridade. Ou seja, seria a combinação de sons. O conceito acadêmico definiu-a assim: “sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo”.

A música para alguns é a mera expressão do sentimento da forma mais pura. Como o pintor usa arte para demonstrar seus sentimentos, o escultor usa sua obra para transparecer suas impressões interiores, o músico irá utilizar suas ferramentas para mostrar seus sentimentos e devaneios, suas opiniões ou mesmo a ausência delas sobre determinado assunto.

Povos Antigos da África

Origem

Origem

Há povos antigos da África que acreditam que a música é a forma de conexão entre o mundo espiritual e o mortal. Seria um instrumento para canalizar energias e fazer a ligação entre os mortos e os vivos. Através de batidas sincronizadas e cantos, os ancestrais seriam chamados para vir até o encontro dos vivos e transmitir mensagens e conhecimento.

E esta definição de música para muitos é a mais acertada, pois profissionais da área como violinistas e pianistas dizem entrar em transe durante uma apresentação ou mesmo a elaboração de uma composição.

Para outros ainda, esta arte é apenas uma forma de estudo das sonoridades, um conhecimento adquirido com o passar dos anos através do treino. É através do estudo contínuo do som e suas nuances que se chegará ao verdadeiro conceito e prática de música.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
História

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *