Flauta de Bambu

Um dos instrumentos que mais desperta a curiosidade dos interessados em música é a flauta que pode oferecer uma sonoridade bem interessante e considera-se relativamente fácil de ser tocada. Se você não aprendeu a tocar flauta até hoje porque acha que é um instrumento caro saiba que existe uma variedade de flauta de bambu que pode ser feita em casa com suas próprias mãos.

Dentre as opções de flautas disponíveis pelo mundo se destacam o pife brasileiro, o bansuri da Índia, a quena dos Andes dentre vários outros. No Nordeste brasileiro esse instrumento de bambu se tornou bastante popular em especial pelo trabalho do compositor Giovane de Lopes Biscaia que ainda adolescente já havia composto mais de 12 sonetos para flauta de bambu. Que tal se inspirar em Giovane e fazer a sua flauta de bambu?

Como Fazer Flauta de Bambu

Materiais Necessários

  • Furadeira
  • Lixadeira
  • Martelo ou cinzel
  • Bambu*

* Dicas para escolher o bambu:

Você pode encontrar a planta bambu crescendo a margem de estradas ou então pedir um pouco de bambu em lojas do ramo de tapeçaria. Na hora de escolher o bambu fique atento para que a planta tenha diâmetro que fique entre 1,9 e 2,2 centímetros. Caules cujas paredes sejam mais finas oferecem mais qualidade de som.

Como Fazer

Comece removendo os galhos do bambu, para que a superfície fique mais lisa a dica é lixar os entalhes. O passo seguinte é cortar o bambu levando em consideração o comprimento do caule em relação a nota desejada. Por exemplo, quem desejam uma flauta de bambu que toque na nota sol deve deixar o caule com 35,5 centímetros enquanto que aqueles que desejam uma flauta que toque em ré devem cortar com 53,3 centímetros. Já quem deseja que sua flauta toque em fá a dica é cortar com 45,7 centímetros. Observe que os nós do bambu deve ficar mais ou menos na metade do comprimento que você deseja para a sua flauta de bambu.

Continue a confecção da sua flauta de bambu escolhendo o nó que será usado como rolha. Você deverá escolher a parte do bambu que possui o nó mais próximo da ponta para ser a ponta. Marque então 2 centímetros a partir do nó com um lápis, esse será o ponto da rolha. Observe que a embocadura (buraco por onde se sopra a flauta) não ficará muito distante. Fique atento para verificar se tem algum buraco no local que você marcou.

A parte em que estão os nós é sólida e não oca então use um martelo ou cinzel para derrubar os nós, não remova o nó da rolha. Quem preferir pode remover os nós usando um atiçador. Enrole uma lixa e passe-a por dentro do caule do bambu deixando a parte interna tão lisa quanto for possível. Abra o caule do bambu para medir a sua espessura. A embocadura deverá ser fixada um diâmetro acima da posição da rolha. Para obter o diâmetro da embocadura você deverá usar a Flutomat.

Com a calculadora de flauta você também poderá obter as medidas entre os furos tonais da sua flauta. Usando grampos de madeira você poderá prender a flauta, vire a embocadura para cima e usando a broca da furadeira faça os furos. Lixe então os furos da flauta e sopre dentro dos buracos. Lembre-se de limpar bem os furos da sua flauta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Instrumentos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu sempre quis saber o nome dessa primeira flauta; agora sei ; flauta de bambu.

    É bem legal o som dela !!!

    Rodrigo 10 de dezembro de 2010 4:57 Responder
    • Your story was really infoarimtve, thanks!

      Emma 21 de outubro de 2011 11:16 Responder
  • Essa flauta de bambau-1 ; que tem vários tamanhos de bambu , todos lado a lado

    Rodrigo 10 de dezembro de 2010 4:58 Responder
  • nome é flauta-de-pã ; Panflute Shekinah – Bambú

    Rodrigo 10 de dezembro de 2010 5:04 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *