Marimba

A Marimba é um instrumento cuja origem ainda um mistério, não se sabe ao certo onde surgiu tal objeto. Porém, desconfia-se que os primeiros instrumentos desse tipo surgiram de montagens de barras de madeira alocadas sobre buracos na própria terra e golpeado por paus para gerar o som.

Há mitos do povo Zulu (povo vindo da África do Sul) que cita uma suposta deusa chamada “Marimba” que, no conta, foi a criadora, inventora, de um instrumento feito com barras de madeiras e cabaças penduradas, assim o nome da tal deusa é referido como o que deu origem ao nome do próprio instrumento em questão.

Esse instrumento que nasceu na África do Sul, foi trazido para a América do Sul na época em que os africanos eram usados como escravos para a colonização de terras nesse continente. Existe um Guatemalteco, conhecido como Sebastian Hurtado, que fez uma marimba com tubos ressonadores ao invés de utilizar as cabaças como na África.

Foi essa invenção que deu origem a marimba moderna, mais conhecida na atualidade. A marimba após ser “reinventada” na América do Sul foi levada para os Estados Unidos da América e assim eles começaram a produzir marimbas a partir de 1910. Em Chicago a marimba recebeu uma outra inovação, os tubos antes de madeira passaram a ser feitos com metal. Outras inúmeras inovações fora surgindo com o passar do tempo, incluindo a reorganização das “keytops” para se assemelharem a do piano, facilitando dessa maneira o manuseio do instrumento musical, já que a maioria dos músicos era acostumada com o piano.

A marimba moderna, ou a conhecida atualmente, agora, não apenas se trata de um instrumento das orquestras, mas também, um instrumento de solo graças a altura atingida pelo som que tal é capaz de produzir pelos seus tubos. Esse instrumento utilizado nos dias de hoje possui seu “keyboard” feito em madeira rosa (“rose Wood”) e seus ressonadores tubulares são confeccionados em bronze. Esses instrumentos se diferem por faixas de tamanho, mas os mais populares são o de quatro e meio ao de cinco oitavos. A marimba é um instrumento de percussão.

Há registros de inventos como a marimba de vidro, que foi criada por Marco Antônio Guimarães. Esse músico a criou e ela tem sido largamente usada por um grupo conhecido como “Uakti”. As teclas desse tipo de marimba são fabricadas em vidro plano com espessura de quatro milímetros. Outro fato relevante sobre esse instrumento com vidro é poder utilizar um arco feito de crina, assim como nos instrumentos de corda, possibilitando a extração de som das notas musicais.

Entre os principais fabricantes da marimba podemos destacar marcas como “Musser”, “Yamaha”, “Marimba One”, “Malletech”, “Saito” e “Korogi”. No “youtube” você pode encontrar vídeos que mostram esse instrumento sendo tocado por profissionais, o som é simplesmente encantador.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Instrumentos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *